Cometa poderá ser visto a olho nu em Portugal (este domingo às 19h35)

O cometa C/2023 A3 Tsuchinshan–ATLAS, que já foi avistado em países como Espanha e os Estados Unidos, poderá ser observado em Portugal este domingo, a partir das 19h35.

Segundo os investigadores, a janela de observação será curta, mas o cometa poderá ser visto a olho nu em locais com baixa poluição luminosa. Este evento raro ocorre depois de o corpo celeste ter passado pelo ponto mais próximo da sua órbita em relação ao Sol no dia 27 de setembro.

O cometa só deverá voltar a ser visível daqui a 80 mil anos, tornando esta oportunidade única para os entusiastas da astronomia.

20 Comments

Deixe um comentário

Famalicão: Grupo de assaltantes infiltrou-se em prédio, levou três carros e furtou objetos de outros dois (Joane)

Na madrugada da última sexta-feira, 4 de abril, a garagem do edifício Joannem Villas, na Rua de São Bento, no centro da vila de Joane, em Famalicão, foi alvo de um furto que resultou no roubo de três viaturas e em danos noutros veículos ali estacionados.

O alerta foi dado por moradores por volta das 06h00, quando se preparavam para sair. Os carros furtados são das marcas Nissan, Citroën e Mercedes.

Além dos veículos levados, outras duas viaturas foram forçadas, com sinais visíveis de arrombamento nas portas, tendo sido roubados pertences pessoais do interior, incluindo documentos e relatórios médicos de um doente, considerados de grande importância mas sem utilidade para terceiros.

A GNR de Joane esteve no local e tomou conta da ocorrência. Ainda não se sabe como os assaltantes conseguiram aceder ao interior do edifício, embora se suspeite que possam ter aproveitado a entrada de algum morador.

Se avistou alguma movimentação suspeita e que possa estar relacionada com este crime, entre em contacto com as autoridades.

Mota em contramão e alta velocidade assusta condutores na A7 (Famalicão – Vila do Conde)

Um motociclista foi filmado a circular em contramão na autoestrada A7, nas imediações da saída para Rio Mau, em Vila do Conde.

As imagens, divulgadas este domingo nas redes sociais, mostram a mota a deslocar-se na direção Famalicão–Vila do Conde, mas pela faixa destinada ao sentido oposto.

O condutor seguia junto ao separador central, numa faixa reservada a ultrapassagens, nas proximidades do hospital do Bonfim.

Fonte: O Minho

Vem aí uma semana com temperaturas que podem ir até aos 30 graus

Grande parte da próxima semana contará com tempo quente e seco, de acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

O dia mais quente será o de quinta-feira, dia 9, com temperaturas podem chegar aos 30 graus, sendo que, logo depois, na sexta-feira, espera-se o regresso da chuva

Pode acompanhar a previsão ao detalhe aqui

Famalicão: Três viaturas arderam esta madrugada em Ribeirão

A madrugada deste domingo ficou marcada por um incêndio que destruiu três viaturas, na vila de Ribeirão, em Famalicão.

O alerta para a situação, na Rua Portas do Minho, foi dado aos soldados da paz cerca das 03h00.

No combate às chamas estiveram os Bombeiros Voluntários de Famalicão e Famalicenses.

A GNR tomou conta da ocorrência.

Imagem: B.V.Famalicão

 

Continental confirma: Não haverá despedimentos em Lousado

A Continental Mabor anunciou o fim da produção de pneus agrícolas na fábrica de Lousado, em Famalicão, mas garantiu que esta decisão não implicará qualquer despedimento.

Segundo a empresa, todos os trabalhadores afetados serão integrados noutros setores dentro da mesma unidade industrial.

A medida está relacionada com a queda contínua da procura no segmento agrícola, que levou à decisão de concentrar a produção noutros tipos de pneus.

Apesar desta mudança, a fábrica continuará ativa e com um papel relevante no grupo, mantendo a produção de pneus especiais e de elevada procura para outras áreas de atividade.

Alarme na A7 em Famalicão: Condutores avistam homem enforcado que, afinal, era um boneco

Na madrugada deste sábado, cerca das 02h00, vários condutores que circulavam na A7, no sentido Famalicão–Guimarães, alertaram as autoridades para a presença de um corpo pendurado por uma corda, junto à ponte em Seide S. Paio, concelho de Vila Nova de Famalicão.

A situação gerou alarme e levou à mobilização de vários meios de socorro e segurança, incluindo os Bombeiros Voluntários de Famalicão, a VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação), elementos da Ascendi – concessionária da autoestrada – e patrulhas da GNR.

Tudo indicava tratar-se de um homem enforcado, com o rosto coberto por uma máscara, o que levou as autoridades a prepararem-se para um cenário trágico. No entanto, já no local, os operacionais acabaram por verificar que o suposto corpo era, afinal, um boneco.

Todo o cenário criado para esta situação foi entretanto removido, embora tenha causado grande preocupação entre os automobilistas que passavam naquela altura e também entre os meios mobilizados.

As autoridades estão agora a tentar identificar os responsáveis por esta brincadeira de muito mau gosto, que poderá configurar um crime.