Famalicão acorda para o último dia das Antoninas após noite apoteótica

Depois da memorável noite/madrugada, com o desfile e exibição das 10 marchas, que consagrou a ARCA como a grande vencedora, num espetáculo presenciado por milhares de pessoas, as festas do concelho terminam esta quinta-feira, feriado municipal.

O último dia das Festas Antoninas tem um programa religioso muito forte: às 10h30, na Praça D. Maria II, celebra-se a missa solene em honra de Santo António, que será presidida por D. José Cordeiro, arcebispo de Braga. Após a missa tem lugar a distribuição do pão de Santo António, uma tradição que se repete todo os anos e que está prevista para as 12 horas.

Na parte da tarde, por volta das 14h30, música filarmónica ao despique, na Praça D. Maria II entre a Banda de Música de Famalicão e a Banda de Música de Riba de Ave. Por volta das 17 horas, sai a procissão solene em honra de Santo António, com início junto à Capela de Santo António, na Rua Alves Roçadas, e percurso por várias ruas da cidade. Por volta das 17h45, será descerrada uma placa comemorativa dos 100 anos da Capela de Santo António.

Fora do programa religioso, às 18h30, na Praça D. Maria II, serão entregues os prémios das Marchas Antoninas. As festas terminam no Parque da Devesa: pelas 22 horas atua Buba Espinho; às 24 horas, junto à Praça da Cidadania, será projetada uma sessão de fogo de artifício – sessão piromusical.

52 Comments

  1. Jose Luis Pinto lógico
    O reconhecimento verdadeiro vem das mais altas entidades
    A comunicação social convidada os unidos de ávidos sempre por algum motivo

  2. Ora ora foi unidos de avido que foram convidados a ir a sic ???? Porque sera🎆🎇🎆🎉

  3. Maria João ou melhor, quando o tema eram os jornais e houve quem aparece se lá de tridentes 🔱 essa se calhar ainda consegue ser melhor
    Infelizmente à pessoas muito tapadinhas ou com memória de peixinho que gostam de falar mas não olham para o próprio umbigo

  4. Maria João a melhor não digo, gostei mais quando o tema era o pão de Santo António e apareceram lá de feiticeiros de oz, essa sim foi sem dúvida a melhor ahaha abraços 🥰😜

  5. Alice Silva para o ano prepare- se, vão vestidos de” guerra das galáxias”, vai ser a” estocada final”!!! Vocês ,Até vão ficar com os olhos em bico!💪💪💪❤️❤️🔥🔥🔥🔥💥💥

  6. Isabel Souto enfim, concordo, as pessoas falam sem saber o que dizem, o estádio não deve servir só pra futebol e moscas, era o lugar ideal, inclusive eu participei em tempos nas marchas e era onde reunia melhores condições…

  7. Jose Luis Pinto o Feiticeiro de Oz, para o tema “O Pão de Santo António”, para quem tem memória curta

  8. Ana Monteiro alguem disse o contrario? Só acho que a marcha da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntarios Famalicenses merecia um lugar muito melhor com um trabalho de excelência que apresentou.

  9. Clara Mota Ferreira para o ano se o tema for oceanos eu vou de forcado 🤣🤣🤣🤣🤣

  10. Sara De Castro Bessa Não pode ser muito diferente Sara porque já houve marchas a ganhar onde nem sequer reconhecias o tema! Mas isto era assunto para muitas horas.

  11. Conceição Alves mas a senhora ou não sabe ler ou não sabe interpretar para não dizer pior. Ninguém quer saber à quanto tempo vê ou deixa de ver marchas, no sítio onde é não tem condições nenhumas para a quantidade de gente que as festas Antoninas trazem.
    E já que é tão entendida na Póvoa nem marchas há, chamam se rusgas. E as rusgas, tal como as nossas marchas de Famalicão, tal como as marchas de Lisboa terminam todas num palco.
    Fique bem 😘

  12. Clara Mota Ferreira são opiniões minha querida. Nem toda a gente pensa o mesmo. O teu conceito de coordenação e criatividade pode ser diferente do de muita gente.

  13. Mota José Souto O Sr. acompanha á quase 30 anos e eu acompanho desde sempre . As marchas não têm que ser no estádio e sim na rua . O Sr. vai á Póvoa de Varzim ,por exemplo ,e vê as marchas na rua . É na rua que as marchas são feitas e mais nada ! A cada ano que passa ,vem mais gente assistir ás marchas Antoninas . O Sr. acha que toda a gente cabia no estádio e não ficava ninguém sem poder ver ? Por amor de Deus …Mas é a sua opinião e eu respeito . Tenha um bom dia .

  14. Conceição Alves a Senhora vai me desculpar, mas em algum dos meus comentários eu falei na Trofa ou comparei alguma coisa, eu acompanho as marchas em Famalicão á quase 30 Anos, e volto a dizer, tem sítios melhores onde pode levar muito mais pessoas, antes era no Estádio, mas o local não sou eu que escolho, apenas dei a minha opinião e mais uma vez nunca falei na Trofa nem fiz nenhuma comparação. Obrigado

  15. Mota José Souto Ok …mas as marchas são na rua e não na bancada ! E não me vai dizer que a Trofa tem melhores condições ,porque eu conheço muito bem . Vivi aí 35 anos e saí daí bem á pouco tempo .O que mudou depois de eu sair daí ,em nada muda as condições e amontoamento das pessoas, quando há desfiles ou outra festa qualquer . Se aqui caiem pessoas ,aí também caiem e de que forma ….Passe muito bem .

  16. Conceição Alves Se tem ou não pouco importa, as marchas são em Famalicão , mas para falar assim não deve saber do que fala, porque este Ano havia lugares na bancada que nem dava para ver, e a minha opinião é para melhorar as coisas, porque têm condições para isso.

  17. Clara Mota Ferreira moral da historia … para terminar. 9 marchas erradas e uma correcto… parabens..

  18. Jose Luis Pinto as abelhas não perdem tempo a dizer às moscas que mel é melhor do que merda. Passe bem

  19. Clara Mota Ferreira nao… dhaaaaaa azulejo tem a igreja dhaaaaa os arcos tinham capelas….. dhaaaaa …. nao tesouros nem panos na cabeça…

  20. Jose Luis Pinto então quem estivesse a ver sem saber dizia que o tema das outras marchas era o azulejo 😅

    “Ouvimos historias em alto mar, de santo António que foi pregar, que as virtudes sao um tesouro, quisemos saber com a certeza, onde reluz tamanha riqueza (capela) que vale mais do que prata e ouro (metáfora, a capela de santo antonio vale mais do que prata e ouro!)

  21. Clara Mota Ferreira so a letra falava no s antonio quem estivesse a ver sem saber o tema e sem ouvir a letra dizia….. o tema deve ser os oceanos

  22. Clara Mota Ferreira a pontuacao se nao sabe é: musica arcos roupas letra e coreografia…

  23. Jose Luis Pinto ouça a musica para entender a história! Dê-se a esse trabalho antes de criticar

  24. Manuel Couto Avidos também participou e muito bem. As marchas estavam todas muito lindas e muito bem representadas. Apesar de haver pessoas que não têm mais nada que fazer, a não ser virem para o Facebook fazerem comentários de porcaria. Mas enfim… Deus, também não agradou a todos.

  25. Clara Mota Ferreira nao sei a parte que nao entendeu…. nao era tema livre mas sim 100 ANOS CAPELA S ANTONIO

  26. Jose Luis Pinto o mesmo motivo que em Lisboa os 2 primeiros lugar foram atribuidos às marchas mais criativas e cordenadas em palco!! De facto, a Marcha da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntarios Famalicenses (piratas como senhor se refere) deveria ter ficado era em primeiro mas Famalicão não está preparado para um trabalho de excelência 🫡😉

  27. Em Lisboa ganham as marchas mais criativas! Ganha Alcântara de forma criativa e surpreendente! Só em Famalicão é que a Marcha mais criativa e cordenada em palco fica em oitavo lugar! Convido todos a verem a atuação da Marcha da Associação Humanitária dos Bombeiros Famalicenses! 💙

  28. Conceiçao Azevedo Olá🌹💐😊, tem artigos muito bons e posts interessantes na sua timeline e você sempre escreveu bons textos e postou lindas fotos. Você parece ser uma mulher legal. 🌹🌷 mas não somos amigos, enviei um pedido de amizade mas não funcionou tentei várias vezes mas ainda assim não deu certo. Clique no meu perfil e envie um pedido de amizade e poderemos nos tornar amigos. Obrigado.🤗🌹🥀.

  29. Jose Luis Pinto mais respeito por todos !!! Os meus Parabéns a todas as marchas pela dedicação e trabalho!!! E já agora, a melhor na minha opinião foi a dos bombeiros 👏👏👏👏

  30. E simplesmente uma palhaçada para o ano que vem deveriam ir os palhaços aí!!! Os piratas e companhia

  31. Jose Luis Pinto concordo os júris são sempre os mesmos às marchas estão á emtrar e já estão á dar á pontuação.!!! nem vêm o resto dá atuação

  32. Triste e lamentavel …. mais que motivo para que haja cada vez menos participantes nas marchas… como é possivel o tema ser 100 anos da capela de s antonio e piratas ficarem no lugar que ficaram…. questao de intereses so pode!!!! Uma marcha como avidos/lagoa merecer ficar nos 3 primeiros ficar em 9° !!!! Alguem pode me dar uma explicação!!!!! Ja agora quem eram os [aparvalhados] juris ???

  33. É uma pena terem uma Festa tão bonita, terem o Ex-líbris as Marchas que tanta gente leva a Famalicão e fazerem num sítio sem condições , onde fica a maior parte das pessoas sem ver, pessoas a cair e a magoarem-se por falta de condições.

Deixe um comentário

Famalicão: Sinos da igreja de Calendário retirados para manutenção

Os sinos da igreja paroquial de Calendário foram retirados para reparação e manutenção do sistema mecânico.

A informação foi prestada pela Paróquia que pede a compreensão de todos.

Os sinos foram retirados no final da passada semana e, se os trabalhos decorrerem conforme o previsto, poderão voltar à torre da igreja nos primeiros dias da próxima semana.

Famalicão: Mário Passos anuncia o envio de mais de 8 mil telhas para Leiria e Santarém

A Câmara Municipal de Famalicão vai enviar cerca de oito mil telhas para apoiar a reconstrução de habitações afetadas pela tempestade Kristin, nos distritos de Leiria e Santarém, regiões mais atingidas pelo mau tempo dos últimos dias.

O anúncio foi feito pelo presidente da autarquia, Mário Passos, que manifestou solidariedade para com as famílias, empresas e instituições afetadas, sublinhando que os próximos tempos serão dedicados à recuperação dos prejuízos materiais e também ao apoio emocional das populações atingidas.

A ajuda parte de Famalicão já amanhã, informa o autarca.

Famalicão: Hugo Oliveira recebe reforço sérvio para o centro da defesa

Vojin Serafimovic, defesa central, de 20 anos, assinou contrato com a SAD do FC Famalicão até ao final da presente temporada. O jovem jogador vem do FK Cukaricki.

O sérvio formou-se no FK Cukaricki, emblema pelo qual cumpriu a estreia na Liga Sérvia aos 17 anos. Apesar da juventude, totaliza quase 40 jogos na principal competição deste país dos Balcãs.

Vojin diz que inicia este novo desafio «com a expectativa de trabalhar para evoluir as minhas capacidades. Pretendo ajudar a equipa a obter bons resultados para ficar numa boa classificação», referiu. Sobre o novo clube, destaca «a forte aposta em jovens jogadores», de ser uma equipa «reconhecida pelo futebol de qualidade que apresenta» e pelas «excelentes condições» que tem.

O jovem jogador diz que o sucesso do compatriota Mirko Topic em Famalicão «foi importante para abraçar este projeto». Sobre si, é um central «com bom jogo aéreo e sentido posicional, bem como uma boa capacidade de passe».

Do currículo do reforço do Famalicão destaca-se a participação na Liga Conferência, bem como o estatuto de internacional pelo seu país, nas seleções jovens, tendo jogado entre os sub-15 e os 21, com participação no Campeonato da Europa de sub-17, em 2022.

Famalicão: Rede de Academias Seniores ganha quatro novos membros

A Associação Saberes com Vida – Academia Sénior de Mouquim, Associação Vale Feliz – Academia Sénior Vale de São Martinho, da Casa do Povo de Lousado e da Sabedoria Partilhada de Ribeirão – Associação Sénior são os mais recentes membros da Rede de Academias Seniores de Famalicão que passa a contar com um total de 20 associações.

A adesão dos quatro novos membros foi formalizada esta segunda-feira. Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, felicitou as novas academias «pelo trabalho que têm realizado. Queremos que as pessoas mais velhas se sintam acompanhadas, úteis e felizes, e as academias têm tido um papel essencial nesse caminho», enalteceu.

A RASF tem por missão a dinamização e promoção da cooperação das Academias Seniores do concelho, com vista a promover a qualidade de vida das pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, reformados, pensionistas e desempregados a partir dos 60 anos, através de atividades promotoras do bem-estar físico, social e mental, pelo combate à solidão e à exclusão, o favorecimento de relações interpessoais e intergeracionais, o incremento da capacitação e da auto confiança, aprofundamento de conhecimentos e competências.

 

Famalicão: 365 Running Project tem uma corrida semanal para todos

A 365 Running Project abriu a prática de atletismo a todos os interessados, independentemente da experiência. A “Run & Chill Famalicão” é uma corrida semanal, cuja primeira edição decorreu no passado sábado e terá lugar todas as terças-feiras, às 19h30, a partir do Parque da Devesa. O objetivo «é criar um momento regular de prática desportiva acessível, informal e inclusiva, promovendo hábitos de vida saudáveis e o convívio entre atletas».

Excecionalmente, o “treino” inaugural decorreu nas instalações da empresa ROQ, em Oliveira de São Mateus, que se associou ao evento e ofereceu uma t-shirt comemorativa a todos os participantes. A primeira “Run & Chill” contou, ainda, com o apoio da Água Monchique e da Pastelaria Don Marco, num evento totalmente gratuito, com pequenos “miminhos” oferecidos aos participantes.

O presidente da equipa e da Associação 365 Running Project, Bruno Esteves, defende que «correr não é apenas competição; é partilha, convívio e promoção do bem-estar físico e emocional».

Com esta iniciativa, a 365 Running Project reforça o seu compromisso com a promoção do desporto, da saúde e da coesão social no concelho de Vila Nova de Famalicão, convidando todos os interessados a juntarem-se a este movimento onde correr e relaxar andam de mãos dadas.