
A freguesia de Esmeriz, em Famalicão, inaugurou este domingo a nova Casa Mortuária com a bênção e entrega à população do novo edifício localizado junto à igreja.
O espaço, construído num terreno cedido pela paróquia, tem dois pisos: um superior preparado para as cerimónias fúnebres e um inferior destinado às atividades da paróquia e do centro social da freguesia.
A empreitada representa um investimento municipal da ordem dos 183 mil euros.
“Queremos apetrechar as nossas comunidades e aqui estamos a responder a uma necessidade da freguesia, com uma obra que vai trazer mais dignidade ao momento em que nos despedimos dos nossos entes queridos”, declarou Mário Passos, o Presidente da Câmara Municipal.
A bênção da nova Casa Mortuária de Esmeriz foi presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Braga, D. Delfim Gomes, e pelo padre da paróquia Nuno Vilas Boas.
“Era um projeto que há muito queríamos concretizar e que foi possível envolvendo a comunidade, a paróquia, junta de freguesia e onde foi fundamental o apoio municipal”, explicou o presidente da Junta de Freguesia, Armindo Mourão.
Na fachada principal está um painel artístico, da autoria da escola de cerâmica da Fundação Castro Alves, que pretende simbolizar todos os que se envolvem e têm contribuído na dinâmica comunitária da freguesia.
Megalomanias…
Olá amigos