
A Casa da Memória Viva apresenta no dia 1 de setembro, pelas 18h30, o livro “Mais 101 Tascas Imperdíveis de Portugal”, da autoria dos jornalistas António Catarino e Rui Cardoso.
O local escolhido para a apresentação é a Feira de Artesanato e Gastronomia, na Praça Mouzinho de Albuquerque, com entrada livre.
Para a apresentação desta obra, uma edição da Oficina do Livro, foi convidado o chef famalicense Renato Cunha, do restaurante “Ferrugem”.
É a primeira apresentação deste guia, introduzido no mercado livreiro nacional há poucas semanas. Trata-se da segunda parte de um roteiro escolhido pelos autores que conhecem bem a oferta da restauração do continente português.
Recorde-se que a primeira metade dessa incursão pelas melhores «antigas tabernas, tascos populares, restaurantes típicos, familiares, de bairro ou de beira de estrada e pensões de província» resultou no livro “As 100 Melhores Tascas de Portugal”, lançado no final do verão de 2023 e apresentado na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, em Famalicão, a 13 de novembro daquele ano.
Ao invés do primeiro – que faz referência a quatro restaurantes tradicionais de Famalicão, a Casa Pêga, A Quintinha de Pouve, a Casa Sousa e a Adega dos 25 Amigos –, este segundo guia não contempla nenhuma entrada famalicense. Ainda que os critérios prevalecentes continuem a ser a confeção de comida tradicional portuguesa de qualidade a um preço não superior a 25,00 euros por pessoa, são contemplados, desta feita, 101 estabelecimentos de restauração de oito regiões do continente. As áreas metropolitanas do Porto e de Lisboa são, agora, aquelas que mais referências contabilizam. De todo o Minho, constam 10 estabelecimentos.




















