Famalicão: Novo ano letivo com investimento de 54 milhões de euros e mais de 18 mil alunos

Mais de 18 mil alunos regressaram às escolas de Vila nova de Famalicão, distribuídos por 795 turmas em 140 estabelecimentos de ensino. A oferta foi alargada com mais 8 turmas no 1.º Ciclo. Neste arranque do ano letivo no concelho, a Câmara Municipal dá conta de um orçamento que ultrapassa os 54 milhões de euros, «num aumento na ordem dos 15% face ao ano anterior».

Os números foram comunicados em Ribeirão, pelo presidente da Câmara Municipal, no decurso da sessão de homenagem aos professores e educadores de infância que se aposentaram nos dois últimos anos letivos. Na passada quinta-feira, o autarca deu conta que o maior volume do investimento vai para a renovação do parque escolar e que no próximo ano estão previstos cerca de 26 milhões para melhorar as condições das escolas do concelho. Este valor será aplicado em novas construções, requalificações, projetos de arquitetura de futuras intervenções, melhoria das condições de eficiência energética dos edifícios, pequenas conservações ou reparações. A construção do novo jardim de infância de Delães, cujo arranque da obra foi consumado no dia anterior, «é um exemplo desses investimentos», reforçou o autarca.

Neste orçamento, para 2026, há uma importante fatia para os Recursos Humanos – 14,5 milhões de euros – para reforço dos Assistentes Operacionais (mais 40 que no ano letivo anterior) e uma centena de Técnicos Superiores que vão assegurar o desenvolvimento de Atividades de Enriquecimento Curricular no 1.º Ciclo do Ensino Básico.

O investimento «que temos feito no parque escolar prepara-nos para a tendência de subida do número de alunos, permitindo-nos garantir a qualidade de ensino que desejamos», acrescenta o autarca.

Nas refeições escolares, o investimento municipal ronda os 4,6 milhões de euros, com a Câmara Municipal a garantir o apoio no pagamento das refeições aos alunos dos escalões de apoio social e ao diferencial entre o valor pago pelos alunos e o valor efetivo das refeições. Mantém-se, também, a comparticipação na distribuição da fruta e leite para os alunos do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo e os lanches escolares, fornecidos em articulação com as Juntas de Freguesia.

Para os transportes, o orçamento é de 1 milhão de euros, com destaque para serviços sem qualquer encargo para as famílias, para todos os alunos com necessidades de saúde especiais e, ainda, para os circuitos especiais operacionalizados pela autarquia para assegurar, por exemplo, o transporte gratuito para os alunos do ensino articulado no âmbito da formação da música, da dança e do teatro.

Entre os vários apoios às famílias, destaque para a oferta dos vouchers, de 24 e 12 euros, aos alunos dos escalões da Ação Social Escolar para a aquisição de material escolar e para a oferta dos cadernos de atividades de Português, Matemática, Estudo do Meio e Inglês aos alunos do 1.º Ciclo das escolas que requerem este material.

No Ensino Secundário, Vila Nova de Famalicão é o município do Ave com mais alunos matriculados no Ensino Profissional. Nota, também, para os 8 novos Centros Tecnológicos Especializados a instalar no concelho – de um total de 16 aprovados para a sub-região do Ave – num investimento de cerca 9,7 milhões de euros.

1 Comment

Deixe um comentário

Famalicão: Colheita de sangue em S. Miguel-o-Anjo

No próximo domingo, dia 12, a Associação de Dadores de Sangue de V. N. de Famalicão promove uma colheita no Centro Social de S. Miguel-o-Anjo. A iniciativa tem o apoio da Associação Moradores da Lage, Barreiros e S. Miguel e o Grupo de Jovens de S. Miguel e é aberta à população em geral.

A colheita será realizada entre as 9h00 e as 12h30 pelo Instituto Português do Sangue e do Transplantação.

 

Famalicão: Francisco Rodrigues vence “meia” de Ovar

O atleta famalicense, que representa o SC Braga, venceu a Meia Maratona de Ovar. Na prova disputada este domingo, Francisco Rodrigues completou a distância em 1:05:03, seguido de Bernardo Rocha, em 1:06:11. Em terceiro lugar ficou Said Ameqrane, com 1:06:38.
Com esta vitória, Francisco Rodrigues mostra que está num bom momento de forma, depois de ter vencido, no fim de semana passado, mais uma edição da Corrida REN, entre Pedome e Oliveira Santa Maria, no concelho de VN Famalicão.

Famalicão esmaga (18-0) na Taça de Portugal

O FC Famalicão goleou, 18-0, o Castêlo da Maia na primeira eliminatória da Taça de Portugal. Na tarde deste domingo, no campo n.º 2 do Estádio Municipal, o conjunto famalicense chegou ao intervalo a vencer por 10-0.

Para esta goleada contribuíram Andreia Freitas, Sara Teixeira, Rita Dias (2), Catarina Pinto (3), Diana Meriva (4), Lexy Smith (2), Filipa Manso-Predo (2) e Matilde Silva.

A diferença entre equipas – Famalicão compete na 2.ª divisão e o Castêlo na 4.ª – ficou bem patente pelo resultado expressivo que se verificou.

Famalicão empata em Arouca com golo aos 86 minutos

O Famalicão arrancou um ponto em Arouca, este domingo à tarde, ao empatar 1-1 na 8.ª jornada da I Liga.

A equipa da casa adiantou-se no marcador aos 58 minutos, com Alfonso Trezza a aproveitar uma sobra na área para bater Lazar Carević. Quando tudo indicava que os três pontos ficariam em Arouca, Justin de Haas marcou de livre direto aos 86 minutos e salvou o empate para os famalicenses.

O jogo foi equilibrado, com oportunidades para ambos os lados, Gil Dias e Mamageishvili estiveram perto do golo para o Famalicão, enquanto Barbero e Gozálbez criaram perigo para o Arouca.

Bombeiros Voluntários de Famalicão de luto pela morte de colega do Quadro de Honra

Os Bombeiros Voluntários de Famalicão estão de luto pelo falecimento de Jorge Manuel Marques Araújo, bombeiro do Quadro de Honra da corporação.

Em nota publicada nas redes sociais, a instituição expressou “profundo pesar” pela morte de quem ingressou no corpo de bombeiros a 7 de março de 1981 e que “se distinguiu pelo exemplo de dedicação, coragem e espírito de serviço à comunidade”.

Na mesma mensagem, a Direção, o Comando e todo o Corpo Ativo apresentaram “as mais sentidas condolências à família e amigos”, e destacam o “compromisso inabalável com a causa dos bombeiros” e o legado deixado às novas gerações.

O funeral realiza-se esta segunda-feira, às 9h00, na igreja matriz velha de Vila Nova de Famalicão.

Famalicão: Ana Marinho vence prova de 10km em Espanha e bate recorde pessoal

A atleta famalicense bateu, este domingo, o seu recorde pessoal nos 10km. Tinha 34:12 e agora cifra-se nos 33:41.

O feito foi conseguido na 19.º Corrida Popular da Corunha, com Ana Marinho a ser quarta da geral e vencedora em sub-23. Na prova participaram 3500 atletas.