Famalicão: Pedro Almeida no Rally de Portugal apenas para disputar a etapa do CPR

Pedro Almeida, acompanhado de Mário Castro, está no Rally de Portugal, prova do Campeonato do Mundo de ralis, mas que tem no dia de sexta-feira etapa a pontuar para o Campeonato de Portugal de Ralis (CPR).

Depois do pódio conquistado na última prova, o piloto famalicense encara esta jornada com otimismo, «mas ciente das muitas dificuldades que vamos encontrar. Vamos partir muito atrás e vamos encontrar os pisos muito degradados pela passagem dos pilotos prioritários e do mundial de ralis», mas, mesmo assim, «tentaremos somar pontos e terminar esta última prova da fase de terra do CPR de forma positiva».

O Rally de Portugal começa quinta-feira e termina domingo, embora Pedro Almeida vá apenas realizar a prova do CPR, que termina ao final do dia de sexta-feira. «Não vamos fazer todo o Rally de Portugal, como em outras edições, porque o nosso foco é o calendário nacional e este é o último rali em terra, pelo que não há necessidade de somar mais quilómetros ou testar nestes pisos». Por isso, prossegue, «optamos por restringir a nossa participação ao CPR».

O dia dos pilotos do CPR começa e termina em Mortágua, com dupla passagem também em Lousã, Góis e Arganil, num total de 127 quilómetros cronometrados.

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: Ana Marinho vence Corrida da Mulher

A atleta famalicense, que representa o S. Salvador do Campo, venceu, este domingo mais uma edição da Corrida da Mulher.

No Porto, Ana Marinho ficou à frente de
Rafaela Fonseca, do Recreio de Águeda, e de Dulce Félix, do Benfica.

A prova, uma organização da Runporto, contou com a presença de milhares de mulheres.

Famalicão: Vai ser possível pagar o estacionamento com o serviço Via Verde

Dentro em breve será possível pagar o estacionamento na Praça Mouzinho de Albuquerque com recurso ao serviço Via Verde.

O serviço irá funcionar em exclusivo para o clientes Via Verde com a modalidade de pagamento de estacionamentos ativa.

O equipamento que faz a leitura do identificador nos veículos já foi instalado, pelo que é expectável que fique disponível dentro em breve. A utilização deste tipo de serviços nos estacionamentos em Famalicão já tinha sido comunicada pelo autarca local, aquando da reconversão do parque da Praça Mouzinho de Albuquerque de gratuito para pago.

 

Famalicão: Trabalhos de limpeza de vegetação podem condicionar trânsito

A partir desta segunda-feira, a Câmara Municipal de Famalicão irá proceder a trabalhos de limpeza de vegetação nos separadores de várias avenidas, motivo pelo qual o trânsito poderá sofrer algum condicionamento.

Os trabalhos, informa a autarquia, vão decorrer na Avenida Carlos Bacelar, Avenida Marechal Humberto Delgado e Avenida dos Descobrimentos.

A Câmara Municipal pede a compreensão de todos pelos incómodos causados.

Famalicão: AC Vermoim sobe à segunda divisão

A equipa sénior do Andebol AC Vermoim alcançou, este sábado, a subida à II Divisão Nacional, após a vitória sobre o Padroense, por 30-32.
Este projeto desportivo de formação, iniciado em 2011, alcança, assim, um dos grandes objetivos da época na qual tem equipas em todos os escalões de ambos os géneros.

A direção da AC Vermoim felicita o treinador Eduardo Cunha e os jovens atletas da equipa.

Jovem famalicense participa no concurso para a escolha da mordoma da Romaria d’Agonia

Inês Martins, uma famalicense do Grupo Infantil e Juvenil de Gavião, participou, esta semana, no concurso de seleção de mordoma do cartaz da Romaria d’Agonia.

A jovem conseguiu o feito de ter sido selecionada para as 20 finalistas que tiveram a honra de desfilar no palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, para que depois se procedesse à seleção final.

A Inês envergou o traje de mordoma tipicamente vianense, da Areosa, freguesia de Viana do Castelo. Um traje com dezenas anos cujo lenço, usado por várias gerações, tem mais de um século. Com motivos relacionados com o mar, o traje da Areosa remete, sobretudo, para o trabalho do campo. O ouro é um componente fundamental no traje de mordoma e é, também, herança de várias gerações.

O projeto que levou Inês a este concurso teve a colaboração de várias pessoas / entidades, a começar pela Associação Amarcultura que promoveu a inscrição da jovem; do fotógrafo Tiago Carvalho, que realizou a sessão fotográfica que teve um papel decisivo para a seleção de Inês; da Casa São José (Viana do Castelo) que deu um apoio fundamental desde a primeira hora; de Rosa Gil, da freguesia da Areosa, pela cedência do traje, e pelo cuidado extremo com que vestiu e ‘ourou’ a Inês para a sessão fotográfica e para o desfile final.

Apesar de Inês não ter vencido, a sua participação entrará para a história, uma vez que foi a primeira famalicense a concorrer ao cartaz da Romaria.

Famalicão: GD Joane é campeão e regressa aos nacionais de futebol

O GD Joane é o campeão da edição 2023/2024 da Pró Nacional da AF Braga. O histórico emblema famalicense, para além do título, conseguido a uma jornada do final da prova, garante o regresso aos nacionais de futebol na próxima época.

O feito foi conseguido na tarde deste sábado, após a vitória, 1-0, sobre o Selho. A vitória (ou o mesmo resultado do segundo classificado) era o bastante para garantir o título mas, mesmo assim, o seu mais direto opositor, o Maria da Fonte foi derrotado em Prado e foi apanhado no segundo lugar, pelos famalicenses da Oliveirense, ambos com 67 pontos a 7 de distância dos novos campeões distritais.

No Estádio de Barreiros, na vila de Joane, viveram-se intensas emoções. O jogo era encarado como «a hora de fazer história» e ela foi feita pelos comandados de Duarte Nuno. O único golo do encontro foi marcado ainda na primeira parte, momentos depois dos 15 minutos, por intermédio de Pedrinho. Foi este golo que foi levado para a etapa complementar, com todos os jogadores cientes de que a vantagem era para manter e, se possível, alargar o marcador. Não aconteceu, mas a vitória aí está e a festa também.

No final da partida, num dia de chuva, as lágrimas escorriam da cara dos protagonistas, por entre abraços e cânticos efusivos vindos das bancadas cheias.

O título da pró nacional e a subida ao Campeonato de Portugal são conquistas merecidas de todo o grupo de trabalho, liderado pelo treinador Duarte Nuno, dado que os joanenses foram, de forma clara, a equipa mais consistente da prova. O GD Joane foi um conjunto muito equilibrado no seu jogo e, nos momentos menos bons, soube sempre reagir, empurrado pela união que imperou e pelo objetivo que todos perseguiam: o título. Acresce que em 33 jogos (falta ainda uma partida) sofreu apenas uma derrota e é, de forma muito clara, a melhor defesa, com apenas 16 golos sofridos. Ofensivamente, os números são mais modestos, com 47 golos apontados.