Famalicão: “Peregrinação” com texto e notas de Sérgio Guimarães de Sousa

Nos 480 anos da chegada dos portugueses ao Japão, é reeditado o livro “Peregrinação” de Fernão Mendes Pinto, um clássico da literatura de viagens do século XVII.

Estará nas livrarias a partir de 19 de outubro, numa edição da Assírio & Alvim, com introdução, fixação de texto e notas do famalicense Sérgio Guimarães de Sousa, professor de Literatura Portuguesa e Teoria da Literatura na Universidade do Minho.

Para Sérgio Guimarães de Sousa, a “Peregrinação” é, seguramente, um dos grandes clássicos da literatura de viagens. «Uma obra de tal modo importante que cristalizou no panteão dos vultos estelares do cânone universal o nome de Fernão Mendes Pinto, uma das figuras mais extraordinárias de toda a nossa literatura», acrescenta o professor famalicense.

“Peregrinação” foi editada em 1614 e tornou-se logo num sucesso editorial notável, sendo ainda hoje um dos livros portugueses mais traduzidos no mundo. Trata-se «de um relato excecional não apenas pelo seu inegável merecimento literário, mas também por constituir um documento histórico de incalculável valor para se conhecer a vida e os costumes dos povos orientais no século XVI, bem como os meandros da presença portuguesa na Ásia», afirma Sérgio Guimarães de Sousa.

Sérgio Guimarães de Sousa, residente em Santa Maria de Arnoso, V.N. de Famalicão, é, desde 1997, Professor na Universidade do Minho, instituição onde ensina Literatura Portuguesa e Teoria da Literatura. Foi também Professor visitante em diversas universidades estrangeiras, nomeadamente na Universidade Blaise-Pascal (França), na Universidade de São Paulo e na Universidade Federal do Paraná (Brasil), tendo sido ainda FLAD/Michael Teague Visiting Associate Professor na Universidade de Brown (E.U.A.) e titular da Cátedra Hélio and Amélia Pedroso Luso-American Endowed Chair in Portuguese Sutudies na Universidade de Massachusetts – Dartmouth (E.U.A.). Da sua vasta obra, que conta, além de artigos em revistas da especialidade, para cima de sete dezenas de livros, destaca-se a sua investigação sobre Camilo Castelo Branco e sobre outros autores como António Lobo Antunes.

 

Deixe um comentário

Famalicão: Festa da Apanha da Azeitona dia 25 de outubro, em Requião

A tradição volta a ganhar vida em Requião, no dia 25 de outubro, com a Festa da Apanha da Azeitona, uma iniciativa da associação 1º de maio, que conta com a colaboração da EB1 de Requião e dos Escuteiros.

Com entrada gratuita, a iniciativa agendada para as 10h00 ensina a colher e tratar a azeitona, num ambiente de convívio.

Famalicão: Candidata da CDU à Vila de Ribeirão apresenta programa autárquico

Sara Silva, candidata da CDU à Vila de Ribeirão, apresentou o programa autárquico para a vila. Para a operária têxtil e dirigente sindical, a candidatura nasce de um profundo compromisso com os trabalhadores e com a população. Defende que Ribeirão deve ser um lugar onde se possa vive melhor, com mais justiça social, maior participação cívica e desenvolvimento.

A candidata sublinha a necessidade de transformar a Assembleia de Freguesia num espaço mais aberto e plural, onde as pessoas possam apresentar os problemas do seu dia a dia e encontrar respostas.

Para além do apoio às famílias mais vulneráveis, o programa da CDU compromete-se a valorizar o território com intervenções no espaço público, nomeadamente a criação de um parque de lazer nas margens do rio Ave, recuperar a manutenção urbana para promover a criação de condições de habitação digna, melhorar a iluminação, arranjo dos passeios e das áreas de lazer.

A candidata defendeu a importância de devolver estabilidade, transparência e responsabilidade à Junta e Assembleia de Freguesia, colocando os interesses da comunidade em primeiro lugar.

“Quero contar com todos os que acreditam que é possível viver melhor em Ribeirão, com os que escolheram esta terra para construir a sua vida e com os que cá têm as suas raízes e origens”, afirma Sara Silva.

Famalicão: Mário Passos quer criar condições para atrair mais investimento

O candidato da coligação Mais Ação, Mais Famalicão apresentou propostas para a atividade empresarial e atratividade de investimento. Nas propostas para as áreas do Empreendedorismo, da Indústria e Inovação, destaque para a reabilitação física e estrutural do Famalicão IN HUB, em Vale São Cosme, para o transformar «num verdadeiro Parque de Ciência e Tecnologia inserido na respetiva rede nacional e internacional, com valências e serviços de apoio ao investimento, à inovação e ao desenvolvimento tecnológico».

Na Casa Senador Sousa Fernandes, quer criar um espaço coworking destinado a profissionais independentes, freelancers, empreendedores e até empresas; além da criação da Fábrica de Negócios, estrutura de apoio à criação, atração e desenvolvimento de novos negócios orientados para a indústria nas áreas da inteligência artificial, programação e sustentabilidade.

Mário Passos propõe, ainda, reforçar a atratividade do comércio do centro urbano, através de projetos e ações de valorização e animação do comércio local e do apoio ao plano de atividades para o comércio dinamizado pela Associação Comercial e Industrial de Famalicão, nomeadamente para a consolidação do Marketplace “Comércio da Vila”.

Relativamente à internacionalização, apresenta um programa de Diplomacia Económica e Atração de Investimento, com a ligação de Famalicão às redes globais; na agricultura propõe uma bolsa anual para jovens estudantes da área.

No programa da coligação Mais Ação, Mais Famalicão estão outras medidas, como o reconhecimento de boas-práticas de empreendedorismo e a valorização dos projetos diferenciadores; integrar no Famalicão IN HUB valências de incubação e serviços partilhados; criar um programa de aceleração de ideias em contexto industrial e apoiar o intraempreendedorismo com foco na inovação industrial; intensificar a implementação do programa Created IN através das Missões Inovação, Open Days e Bolsas de Investigação, e a criação do selo CREATE IN para as empresas que integrem a rede de inovação municipal.

«À semelhança do que deve acontecer com outras áreas, também na economia precisamos de uma autarquia ativa e estimuladora, que crie condições favoráveis para o crescimento das empresas, porque só assim seremos capazes de impulsionar o crescimento económico de Famalicão e de melhorar a qualidade de vida dos famalicenses», diz o candidato, acrescentando que «a atitude cooperante da autarquia tem sido determinante no desenrolar de vários projetos», apontando, a título de exemplo, a instalação do Terminal Rodoferroviário de Mercadorias da Medway, em Lousado. «Investimento que conheceu várias dificuldades, mas que agora está pronto a avançar e que queremos continuar a acompanhar de perto nos próximos anos», conclui.

Mário Passos faz um balanço dos últimos quatro anos, ao nível da estratégia económica: captação de 641 milhões de euros de investimento e a criação de mais de 1600 novos postos de trabalho.

Famalicão: Alunos do AE Padre Benjamim Salgado e Instituto Nun’Alvares vão à final mundial do STEM Racing

A equipa S-Energy fez história ao representar Portugal na Final Mundial do concurso STEM Racing, que decorreu em Singapura, entre 27 de setembro e 2 de outubro, alcançando a melhor classificação de sempre de uma equipa portuguesa nesta competição internacional.

Composta por seis alunos do curso de Ciências e Tecnologias, três do Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado – André Fernandes, António Azoia e Simão Silva — e três do Instituto Nun’Alvares — Manuel Cosme, Martim Trigo e Ricardo Costa, a equipa conquistou o título de campeã nacional, assegurando a presença na final mundial, onde competiram 82 equipas oriundas de todo o mundo.

Durante as provas, a equipa portuguesa teve o carro mais rápido em pista, com o tempo de 1,058 segundos entre 664 corridas e obteve a pontuação de 703,1 pontos num total de 1005, o melhor resultado de sempre para Portugal. Desta forma, terminaram a competição em 19º lugar.

As professoras Carla Gomes e Isabel Almeida, do Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado, acompanharam a equipa nesta experiência única.

Famalicão: Dois jogos, duas vitórias para o AVC

A equipa do Atlético Voleibol Clube está a disputar o Torneio do Minho, para formações seniores e sub 21, da Associação de Voleibol de Braga. Com dois jogos realizados, a equipa famalicense está na primeira posição com duas vitórias em outros tantos jogos.

Esta segunda-feira, jogou em Esposende e venceu a formação local por claros 3-0 (25-8, 25-9 , 25-12). Já com o apuramento garantido para as meias finais do respetivo torneio, o AVC recebe sábado, dia 11, pelas 16 horas, no Pavilhão das Lameiras, a equipa do VC Braga.

Famalicão: CHEGA visita associações de Ribeirão e mantém política de proximidade

A Comissão Política Concelhia do CHEGA de Famalicão deu continuidade à política de proximidade e visitou duas associações na freguesia de Ribeirão, a Associação Graxa e a Associação de Pesca Desportiva.

Escutadas as preocupações e entendidos os desafios do momento, o CHEGA procura agora encontrar formas de apoio e colaboração com o movimento associativo. A Comissão Concelhia manifestou disponibilidade para acompanhar as atividades das associações e defender as condições para que o associativismo local continue a crescer em Famalicão.

“As nossas associações são a força viva das freguesias. Estaremos sempre atentos e prontos para apoiar quem trabalha diariamente pelo bem comum”, afirmou a Comissão Política Concelhia do CHEGA Famalicão.