Jovem morre atropelado por comboio em Ermesinde

Um jovem foi mortalmente colhido por um comboio, na manhã deste domingo, em Ermesinde.

De acordo com testemunhas, no momento do atropelamento, a vítima atravessava a linha 3, no interior da estação.

Para o local foram acionados os bombeiros e a PSP.

Jogos Santa Casa: Saiu mais um M1lhão… e foi aqui na região

Há quem diga que a sorte não bate duas vezes à mesma porta… mas no distrito de Braga parece que não é bem assim. Em menos de duas semanas, o prémio do M1lhão voltou a sair por cá!

O código premiado RWW 34396 foi sorteado esta sexta-feira, 23 de maio, e está associado a uma aposta registada em território bracarense. A confirmação veio diretamente da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Com este, já são 44 os prémios do M1lhão entregues nesta zona do país. O anterior tinha sido a 9 de maio. Coincidência ou destino, o certo é que Braga continua no mapa da fortuna.

Bombeiros de Riba d’Ave socorrem menino de 3 anos que se afogou em creche

Os Bombeiros Voluntários de Riba d’Ave, em conjunto com a VMER de Guimarães, socorreram, na manhã desta sexta-feira, uma criança de três anos, que entrou em paragem cardiorrespiratória depois de se afogar.

O incidente aconteceu cerca das 10h45 numa creche, na freguesia de Guardizela, em Guimarães.

A vítima, em estado grave, foi transportada para o Hospital da Senhora da Oliveira, em Guimarães.

Trofa: Projetos do orçamento participativo vão a votos este sábado

camara trofa municipio

O Auditório do Fórum Trofa XXI recebe este sábado, a 15ª Assembleia Municipal Jovem da Trofa, uma sessão que determina os vencedores da edição do Orçamento Participativo da Trofa deste ano.

Após o último Conselho Municipal da Juventude, no passado dia 10 de maio, o Gabinete de Apoio Técnico ao Orçamento Participativo Jovem da Trofa analisou as candidaturas e escolheu três projetos que serão votados na próxima Assembleia: Biblioteca para Todos: Leitura, Inovação e Inclusão de Lara Moreira; Escola do Futuro de Beatriz Gonçalves Ferreira e Mafalda Silva Azevedo e Piso Divertido, Escola Viva de Elisete Sofia Oliveira.

As votações decorrem entre as 15h00 e as 18h00. No final serão contados os votos, divulgados os resultados e entregues os cheques ao projeto vencedor. A cerimónia será transmitida em direto pelos canais de comunicação do Município da Trofa.

Fique a conhecer melhor os três projetos.

Biblioteca para todos: leitura, inovação e inclusão

Remodelar a biblioteca da Escola EB da Esprela é o objetivo do projeto, sendo que possuem crianças com necessidades especiais que necessitam de maior apoio de material de estudo.

Pretende oferecer um espaço de leitura e aprendizagem atrativo para todas as crianças com ênfase em atividades lúdicas que integrem recursos de acessibilidade e atendam a necessidades específicas sem segregar as crianças.

Esta proposta destina-se a crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 10 anos, com autismo, cegas, surdas ou mudas e crianças com dificuldades motoras.

Escola do futuro

O projeto consiste em reforçar a sala LED e os espaços comuns da Escola Secundária da Trofa com equipamentos multimédia. Estes equipamentos irão permitir a promoção da Criatividade e da Expressão Artística, estimulando a criatividade dos jovens através da fotografia, permitindo a produção de conteúdos visuais de qualidade e incentivando o desenvolvimento de novas competências artísticas. Permite documentar eventos culturais, educativos e desportivos locais, criar um arquivo fotográfico para memória futura da comunidade e apoiar os alunos na divulgação dos seus projetos.

Piso divertido, Escola Viva

Este projeto consiste na renovação do piso do polivalente da Escola Básica do 1.º Ciclo e JI de Bairros, através da aplicação de um novo piso epóxi com jogos e sinalização. Este pavimento não só dará uma nova vida ao ambiente escolar, tornando-o mais atrativo e dinâmico, como também incentivará a brincadeira e a aprendizagem ativa e inclusiva. O objetivo é criar uma escola mais divertida, funcional e segura, onde as crianças possam aprender e brincar num espaço mais moderno e acolhedor.

Augusto (DJ oficial da Anitta), Breyth e Dreya confirmados no BeLive Trofa

Está de volta o BeLive Trofa, um dos maiores festivais do país para a juventude. Durante três dias, de 24 a 26 de julho, o Mercado/Feira da Trofa vai transformar-se num ponto de encontro para milhares de jovens, com entrada gratuita.

Depois de anunciados alguns dos maiores nomes da música portuguesa como Diogo Piçarra, Plutónio e Nenny, o BeLive reforça a programação com as atuações de Augusto, o DJ oficial da Anitta, Breyth e Dreya.

Augusto é natural do Rio de Janeiro e traz consigo a energia vibrante e a força rítmica das favelas do Brasil. A sua carreira começou no lendário Furacão 2000, no Brasil, onde mergulhou no mundo do funk e construiu a sua base musical. A sua carreira internacional começou em 2017, onde já tocou nos principais clubes e festivais em mais de 10 países.

Breyth é DJ, produtor e fundador da Arrifana Records, uma das principais referências de Afro House em Portugal. Natural de Angola e atualmente a viver em Lisboa, Breyth mistura de os ritmos africanos com batidas eletrónicas que tem conquistado ouvintes em todo o mundo. Já atuou em grandes eventos internacionais nos mais diversos países como os Estados Unidos, Qatar, Azerbaijão, Marrocos, Alemanha, entre outros.

Dreya, filha de pais portugueses, partiu sozinha para Londres, antes mesmo de completar 18 anos. A música surgiu cedo na sua vida, começou como pianista clássica aos 5 anos, mas foi apenas por volta dos 13 que descobriu a sua verdadeira paixão pelo R&B. Tornou-se conhecida em 2021 pela colaboração com o artista Ivandro no single “CARTA”, que atingiu o galardão de ouro em menos de um ano.

Com um cartaz repleto de diversidade e talento, o BeLive Trofa 2025 promete uma edição memorável, reforçando o papel na dinamização cultural e musical junto das novas gerações. Um evento imperdível para quem quer celebrar o verão ao som da melhor música, num ambiente vibrante e com entrada gratuita.

Famalicão: Paulo Cunha espera que a oposição contribua para a estabilidade política

A Comissão Política Distrital do PSD de Braga, liderada pelo famalicense Paulo Cunha, afirma que a AD sai reforçada deste ato eleitoral e espera, agora, que os partidos da oposição «saibam interpretar, com sentido democrático, a vontade expressa pelos portugueses e contribuam para a estabilidade do país, permitindo que o governo da AD execute as suas políticas e cumpra o mandato que recebeu nas urnas».

Em comunicado, a Comissão Política Distrital do PSD diz que os resultados representam um «reforço claro da confiança dos cidadãos na governação da AD ao longo de pouco mais de 11 meses». Para o PSD de Braga, «o país reconheceu o trabalho feito e premiou o nosso percurso com mais votos e mais mandatos». Deixa também críticas à oposição, ao afirmar que «ficou evidente a censura popular à tentativa injustificável da oposição de interromper, por via artificial, a legitimidade de um governo democraticamente eleito, precipitando o país para eleições antecipadas»

A direção do PSD Braga agradece a participação da população nestas eleições, de tal forma que «a expressiva participação eleitoral é sinal de um país atento, exigente e comprometido com o seu futuro». Agradece, também, a todos quantos se envolveram na campanha, desde o cabeça de lista Hugo Soares; ao diretor de campanha, Jorge Costa; à JSD; a todos os elementos da lista, aos autarcas e outros dirigentes políticos.

 

Família de motociclista em estado grave procura condutor em fuga após acidente

No passado sábado, dia 17 de maio, por volta das 23h30, uma motociclista foi abalroada por um carro na Avenida 31 de janeiro, em Braga.

Depois da colisão, o condutor do veículo fugiu sem prestar auxílio, infringindo o código da estrada, em sentido proibido pela rua 25 de abril.

A vítima, uma mulher natural de Brito, concelho de Guimarães, encontra-se hospitalizada em estado grave. A família procura informações que possam ajudar a chegar até ao infrator que terá provocado o acidente.

Caso tenha alguma informação deverá contactar as autoridades.