O crédito é um desbloqueador de sonhos e projetos, mas se não o utilizarmos com sensatez e responsabilidade, a probabilidade de podermos perder o controlo da nossa vida financeira é grande.
Para que isso não aconteça, tome nota destas cinco estratégias para utilizar um crédito de forma sensata.
Estratégias inteligentes para utilizar um crédito de forma sensata
Não utilizar o crédito em compras por impulso
O dinheiro que entra na sua conta bancária decorrente de um pedido de crédito, deve ser sempre utilizado em emergências ou para o financiamento de um projeto e nunca para compras compulsivas.
Face a um desejo de compra, pare, pense e tente perceber se o bem ou serviço em causa é mesmo necessário.
Cumprir com esta dica é uma garantia contra o sobre-endividamento.
Optar por um crédito simples
A melhor forma de conseguir melhores condições de crédito e uma maior poupança passa, sem sombra de dúvida, por optar, a priori, pelas opções de financiamento simples, como é o caso do crédito simples.
Para além de lhe oferecer montantes e prazos de reembolso mais em linha com as suas necessidades, este tipo de empréstimo simples e rápido apresenta taxas de juro mais competitivas e não apresenta despesas de abertura de contrato.
Por exemplo, entrando na página de crédito simples do Credibom, poderemos encontrar um simulador que nos permitirá calcular o valor de prestação mensal em função de montantes de financiamento entre 3 mil e 4900 euros, prazos de reembolso que vão dos 12 aos 60 meses, TAN desde 10,75% e TAEG desde 15,57%.
Ao recorrermos a este tipo de crédito, não só evitamos ter de recorrer a um cartão de crédito que vai apresentar taxas de juro mais altas, como podemos aceder a um crédito fácil e simples, já que a contratação é totalmente online e menos burocrática.
Após calcularmos a nossa prestação mensal, se a mesma nos agradar, basta clicar na barra “Fazer Pedido” que acompanha o simulador Credibom e que nos vai encaminhar para o preenchimento de um formulário online ao qual devemos adicionar os seguintes documentos:
– CC ou BI e Cartão de Contribuinte;
– Comprovativo de morada;
– Comprovativo de Rendimento;
– Comprovativo do NIB.
Uma vez submetido o pedido, terá de esperar 24 horas pela resposta do Credibom que, caso seja positiva, lhe dará acesso a um empréstimo simples cujo montante irá entrar na sua conta bancária em 48 horas.
Monitorize constantemente as suas finanças pessoais
De modo a manter sempre controlo sobre as suas finanças, monitoriza constantemente os gastos que faz com o dinheiro do crédito e percebe, mês a mês, de que forma isso se reflete sobre a sua taxa de esforço.
Note que, uma taxa de esforço alta significa que terá menos dinheiro disponível para outros encargos, algo que poderá levar a que cresça em si a necessidade de pedir um outro crédito.
Não acumule créditos
Na continuidade do ponto anterior, aconselhamos a que não acumule créditos, pois não só verá o seu esforço financeiro mensal aumentar, como poderá cair em incumprimento levando-o a ter de renegociar as condições do crédito ou, no pior dos casos, a ver o seu nome figurar na “lista negra” do Banco de Portugal.
Uma vez nesta lista, que também dá pelo nome de Central de Responsabilidades de Crédito (CRC), ficará impedido de contratar novas soluções financeiras.
Crie um fundo de emergência
Para se defender de uma possível quebra nos rendimentos, utilize uma parte do crédito para criar um fundo de emergência.
Por norma, estes fundos de emergência devem assegurar, pelo menos, o pagamento de 3 meses dos seus encargos financeiros globais.