Morreu Irina Fernandes – Um dos rostos mais conhecidos da luta contra o cancro em Portugal

Depois de dois anos de luta contra o cancro, Irina Fernandes perdeu a batalha nas últimas horas.

Irina Fernandes era a autora da “Cancer I Love You”, na rede social Instagram, onde partilhava o dia a dia de um doente oncológico e motivava todas as pessoas que pudessem estar a passar pelo mesmo.

A artista tornou-se conhecida em todo o país, depois de ser a protagonista de uma série de reportagens sobre a sua luta contra a doença.

O anúncio da morte de Irina foi feito na rede social da própria, pelo seu companheiro.

Mercadona assinala Dia Internacional do Celíaco com mais de 750 produtos em glúten

A Mercadona reforça ano após ano o seu compromisso com a qualidade de vida de todos os seus “clientes que têm doença celíaca ou intolerância ao glúten. Para isto, a empresa trabalha diariamente para oferecer produtos com a máxima segurança alimentar e a melhor qualidade a preços imbatíveis, seja com ou sem glúten e, atualmente, possui um sortido de mais 750 produtos livres desta proteína.

A Mercadona está comprometida com a comunidade celíaca há 25 anos e trabalha com mais de 200 fornecedores especialistas que se esforçam para melhorar e aumentar o sortido sem glúten, garantindo a sua qualidade, não só desde o ponto de vista organolético e de segurança alimentar, como também uma composição nutricional o mais equilibrada possível. Neste âmbito, a empresa colabora com a Associação Portuguesa de Celíacos (APC) na promoção de iniciativas com o objetivo de informar e consciencializar para esta doença.

Ana Carreto, Diretora de Relações Externas Distrito de Lisboa e Associações de Consumidores da Mercadona, refere que é “muito importante para nós, disponibilizar aos nossos clientes uma variedade de sortido sem glúten que lhes permita fazer uma alimentação variada, tendo acesso, no âmbito da sua dieta alimentar, ao mesmo tipo de produtos e nas mesmas secções, do que os demais. O compromisso da Mercadona com a comunidade celíaca, realizado através de uma estreita colaboração com a APC, ajuda-nos a desenvolver ações conjuntas com a finalidade essencial de formar e informar o consumidor celíaco, de conhecer melhor as suas necessidades, de perceber os seus gostos, e poder ter uma oferta que faça efetivamente sentido no seu dia a dia. Para isto, realizamos ao longo do ano diversas ações conjuntas, incluindo workshops para conhecer em primeira mão as suas preocupações, para partilhar receitas, dar a conhecer novos produtos e esclarecer dúvidas, que muitas vezes são comuns.”

Mais de 750 produtos Sem Glúten

Hambúrgueres Crunchy Chicken, Delícias de Limão, Nuggets de Peru, Douradinhos de Pescada, Muslitos de Surimi, as batatas pré-fritas, são algumas sugestões de produtos recomendados que combinam com a air fryer e que são rápidos e fáceis de fazer. Para sobremesa, a Tarte de Queijo, que surpreende pela sua cremosidade, o clássico Cheesecake de Mirtilo e o Bolo Três Chocolates, com um contraste de sabores e cores para os que são apaixonados pelo chocolate, são algumas das sugestões do sortido sem glúten da Mercadona, composto ainda por uma ampla variedade de massas, pães, bolachas, bem como outros produtos frescos e congelados. A Mercadona dispõe ainda, no seu website, de uma secção de conselhos sobre alimentação no qual podem ser encontradas algumas sugestões de receitas sem glúten, pizzas ou snacks.

Combustíveis: Se quer poupar abasteça antes de votar

A próxima semana começa com uma nova atualização no preço dos combustíveis. De acordo com a imprensa especializada, gasolina e gasóleo devem ficar mais caros. No caso da gasolina o aumento pode chegar aos 3,5 cêntimos por litro, já o gasóleo deverá subir 3 cêntimos por litro.
Assim sendo, se quer poupar abasteça antes de votar, ou seja, até ao final de domingo.

Funcionários públicos em greve esta sexta-feira: Saúde, escolas e finanças entre os serviços mais afetados

Esta sexta-feira, 16 de maio, os trabalhadores da Administração Pública vão cruzar os braços numa greve nacional convocada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Serviços e de Entidades com Fins Públicos (STTS).

A paralisação deverá causar constrangimentos significativos em áreas como saúde, educação, finanças e registos. Estão abrangidos profissionais de diversas carreiras, desde médicos, enfermeiros e assistentes operacionais, até professores, técnicos e funcionários da Autoridade Tributária e do Instituto dos Registos e do Notariado.

A greve estará em vigor durante todo o dia, entre a meia-noite e as 24h, envolvendo todos os trabalhadores abrangidos pelo estatuto do sindicato, independentemente do vínculo laboral ou da carreira.

Portugal está na final da Eurovisão

Os Napa asseguraram a presença de Portugal na final da Eurovisão, ao conquistar um dos lugares disponíveis na semifinal do concurso. A canção “Deslocado” foi suficiente para convencer os votantes.

Juntamente com Portugal, seguem em frente outros nove países: Noruega, Albânia, Suécia, Islândia, Países Baixos, Polónia, San Marino, Estónia e Ucrânia.

A final está marcada para sábado, 17 de maio, e vai contar com 25 atuações.

Hoje há Batalha das Flores em Famalicão

Este domingo, 11 de maio, Famalicão recebe um dos momentos mais aguardados da Festa da Flor: a tradicional Batalha das Flores. O desfile começa às 15h30 e vai percorrer várias ruas da cidade, colorindo o centro urbano com flores, música e muita animação.

A iniciativa conta com a participação de dezenas de associações e coletividades do concelho, desde grupos culturais e recreativos a instituições seniores, bandas de música e grupos de teatro e folclore.

Vai votar? Mais de 333 mil portugueses votam hoje

Estão hoje em condições de votar antecipadamente mais de 333 mil eleitores, o número mais elevado de sempre desde que esta possibilidade foi criada. Ao todo, inscreveram-se 333.347 cidadãos para exercer o seu direito de voto antes do dia oficial das legislativas, a 18 de maio.

As urnas estão abertas nos municípios do continente, Açores e Madeira. Cada eleitor deve deslocar-se à mesa escolhida durante a inscrição, apresentar um documento de identificação e indicar a freguesia onde está recenseado.

Se algum eleitor não conseguir votar nesta data, poderá ainda fazê-lo no próximo domingo na secção de voto onde está inscrito. Estas eleições contam com mais de 10,8 milhões de eleitores e a participação de 21 partidos e coligações.