Tahini da Mercadona é saudável e ideal para várias receitas

A Mercadona apresenta aos seus clientes (a que chama “chefes”) o Tahini da sua marca própria, Hacendado.

Um produto ideal para barrar nas torradas, para acompanhar com frutas, saladas ou até mesmo como ingrediente para fazer Húmus ou Baba Ganoush.

Há muitos clientes fãs deste produto, a prova são as mais de 3.250 unidades vendidas por dia em toda a cadeia Mercadona.

O Hacendado é composto única e exclusivamente por sementes de sésamo. Apresenta-se como solução versátil e fundamental para elaborar diferentes tipos de receitas. Por não ter gorduras saturadas, e ser rico em ácidos gordos essenciais, como o ácido oleico, além de ser um alimento benéfico para o coração é também muito importante para regular o trânsito intestinal por conter grandes quantidades de fibra.

 

 

Mercadona participa na campanha do Banco Alimentar Contra a Fome

A Mercadona, empresa de supermercados, junta-se uma vez mais, à campanha solidária organizada pelo Banco Alimentar Contra a Fome, que se realiza entre os dias 30 de maio e 8 de junho.

A empresa coloca os seus 63 pontos de venda à disposição da campanha, com o compromisso de facilitar e motivar os clientes a participarem nesta campanha solidária, que consiste numa doação monetária, em múltiplos de 1€, que pode ser efetuada nas caixas de pagamento no momento da compra. Os valores doados serão integralmente convertidos em alimentos pela Mercadona e entregues aos respetivos bancos alimentares, que podem selecionar a variedade e quantidade de produtos que pretendem de acordo com as suas necessidades específicas, contribuindo assim para apoiar quem mais precisa.

Isabel Jonet, Presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, sublinha que esta é “uma campanha para mobilizar toda a sociedade num apelo à solidariedade, à partilha e ao voluntariado. Uma proposta que se renova duas vezes por ano e que graças ao apoio de muitas pessoas, empresas e entidades permite levar alimento a quem mais precisa. A Mercadona é um parceiro fundamental e destacaria os colaboradores que durante 10 dias se transformam em voluntários de uma causa e convidam os clientes a participar na luta contra a fome na sua região, aproximando quem dá de quem precisa de receber ajuda”.

Doações da Mercadona em 2024

Com o objetivo de partilhar com a Sociedade parte do que dela recebe, a empresa colabora com mais de 80 entidades de cariz social, entre as quais Bancos Alimentares, IPSS e ONG, a partir de cada uma das suas 63 lojas e dos seus Blocos Logísticos da Póvoa de Varzim e Almeirim. No total, ao longo do ano de 2024, a empresa doou 1 300 toneladas de alimentos o equivalente a 22 760 carrinhos de compras de bens de primeira necessidade.

Mercadona em Portugal

Após os primeiros 5 anos no país, a Mercadona conta com 7 000 empregos criados, através de contratos sem termo desde o primeiro dia e salários atrativos.

Em 2024, a Mercadona realizou um investimento total de 219 milhões de euros em Portugal, atingiu um volume de vendas de 1 778 milhões de euros, e contribuiu com 237 milhões de euros em impostos através da empresa portuguesa Irmãdona Supermercados, com sede em Vila Nova de Gaia.

O projeto de internacionalização em Portugal continuou também a permitir à Mercadona realizar um trabalho muito próximo com a sua rede de fornecedores nacionais aos quais comprou, no decorrer desse ano, mais de 1 400 milhões de euros.

Para 2025, a empresa tem previsto um investimento de mais 157 milhões de euros e a abertura de 10 novas lojas.

Mercadona assinala Dia Internacional do Celíaco com mais de 750 produtos em glúten

A Mercadona reforça ano após ano o seu compromisso com a qualidade de vida de todos os seus “clientes que têm doença celíaca ou intolerância ao glúten. Para isto, a empresa trabalha diariamente para oferecer produtos com a máxima segurança alimentar e a melhor qualidade a preços imbatíveis, seja com ou sem glúten e, atualmente, possui um sortido de mais 750 produtos livres desta proteína.

A Mercadona está comprometida com a comunidade celíaca há 25 anos e trabalha com mais de 200 fornecedores especialistas que se esforçam para melhorar e aumentar o sortido sem glúten, garantindo a sua qualidade, não só desde o ponto de vista organolético e de segurança alimentar, como também uma composição nutricional o mais equilibrada possível. Neste âmbito, a empresa colabora com a Associação Portuguesa de Celíacos (APC) na promoção de iniciativas com o objetivo de informar e consciencializar para esta doença.

Ana Carreto, Diretora de Relações Externas Distrito de Lisboa e Associações de Consumidores da Mercadona, refere que é “muito importante para nós, disponibilizar aos nossos clientes uma variedade de sortido sem glúten que lhes permita fazer uma alimentação variada, tendo acesso, no âmbito da sua dieta alimentar, ao mesmo tipo de produtos e nas mesmas secções, do que os demais. O compromisso da Mercadona com a comunidade celíaca, realizado através de uma estreita colaboração com a APC, ajuda-nos a desenvolver ações conjuntas com a finalidade essencial de formar e informar o consumidor celíaco, de conhecer melhor as suas necessidades, de perceber os seus gostos, e poder ter uma oferta que faça efetivamente sentido no seu dia a dia. Para isto, realizamos ao longo do ano diversas ações conjuntas, incluindo workshops para conhecer em primeira mão as suas preocupações, para partilhar receitas, dar a conhecer novos produtos e esclarecer dúvidas, que muitas vezes são comuns.”

Mais de 750 produtos Sem Glúten

Hambúrgueres Crunchy Chicken, Delícias de Limão, Nuggets de Peru, Douradinhos de Pescada, Muslitos de Surimi, as batatas pré-fritas, são algumas sugestões de produtos recomendados que combinam com a air fryer e que são rápidos e fáceis de fazer. Para sobremesa, a Tarte de Queijo, que surpreende pela sua cremosidade, o clássico Cheesecake de Mirtilo e o Bolo Três Chocolates, com um contraste de sabores e cores para os que são apaixonados pelo chocolate, são algumas das sugestões do sortido sem glúten da Mercadona, composto ainda por uma ampla variedade de massas, pães, bolachas, bem como outros produtos frescos e congelados. A Mercadona dispõe ainda, no seu website, de uma secção de conselhos sobre alimentação no qual podem ser encontradas algumas sugestões de receitas sem glúten, pizzas ou snacks.

Mercadona abre mais uma loja e colabora com Santa Casa local

A Mercadona vai abrir no dia 21 de maio, pelas 9 horas, uma loja em Fafe, a primeira do município. No âmbito desta abertura, a empresa assinou um protocolo de colaboração com a Santa Casa da Misericórdia de Fafe.

A doação de alimentos é uma das estratégias da Mercadona para a prevenção do desperdício alimentar e faz parte do compromisso que a empresa mantém com a Sociedade: partilhar parte do que dela recebe. Com este objetivo, a empresa desenvolve o seu Plano de Responsabilidade Social, no qual estão inseridas as doações alimentares a partir de cada uma das suas 62 lojas abertas, além de várias outras ações pontuais.

A nova loja doará, diariamente e desde o primeiro dia, bens de primeira necessidade a esta instituição que ajuda mais de 700 pessoas e que se tornou num importante espaço de resposta social na comunidade envolvente, funcionando como creche, centro de dia, estrutura residencial para idosos, serviço de apoio domiciliário e cantina social.

António Soares Peixoto, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Fafe agradece a parceria e destaca “a distribuição pelas várias valências que nos estão afetas, (crianças, jovens e idosos), pessoas em situação débil, de carência e vulnerabilidade, produtos variados e essenciais, que vão ser um grande benefício e um valor acrescido, com ganhos adicionais, muito valorizados e apreciados”.

Sofia Cardoso, Diretora de Relações Externas Zona Norte e Responsabilidade Social Portugal, acrescenta que “este acordo que celebrámos com a Santa Casa da Misericórdia de Fafe, reforça o compromisso da Mercadona contribuindo para o bem-estar da comunidade onde nos inserimos, fazendo a diferença no dia a dia de quem mais precisa.”

Responsabilidade Social Empresarial

Sob a premissa de “Partilhar com a Sociedade parte do que dela recebe”, o trajeto da Mercadona contempla a aplicação de um Plano de Ação Social, no qual se incluem as doações de alimentos e produtos. Neste âmbito, todas as lojas em Portugal têm uma parceria com uma instituição local que, desde o dia de abertura da loja, recebe diariamente alimentos. No total, em 2024, a Mercadona doou 1.300 toneladas de bens a mais de 80 entidades de cariz social, o equivalente a 22.600 carrinhos de compras.

Criação de Emprego estável e de qualidade

Com esta nova loja, a empresa cria 65 novos postos de trabalho, reforçando o compromisso com a criação de emprego estável e de qualidade. No total, a Mercadona contará com 600 colaboradores no distrito de Braga, todos com contratos sem termo desde o primeiro dia e condições salariais atrativas.

No início do ano, a empresa anunciou um aumento de 8,5 % a todos os colaboradores, aplicado desde janeiro de 2025, fixando o seu salário de entrada em 14.963,90€ brutos anuais, com progressão salarial até 20.465,10€ alcançados num máximo de 4 anos. Acrescem a estes valores o subsídio de alimentação diário e o subsídio de domingos, feriados e horas de trabalho noturno. Com o cumprimento de objetivos individuais e da empresa, soma-se ainda o Prémio Anual, que a partir do primeiro ano de antiguidade é equivalente a um salário extra e, a partir dos 4 anos de antiguidade, é de dois salários extra. Esta nova tabela salarial oferece assim um salário de entrada 23 % acima do salário mínimo nacional. Já os colaboradores com mais de 4 anos de antiguidade, auferem atualmente um salário superior em 68 % ao SMN.

Mercadona aumenta em 19% o volume de compras a fornecedores nacionais em 2024

A Mercadona comprou no último ano, 1.400 milhões de euros a fornecedores nacionais, mais 19% do que no ano anterior. Um volume de compras que acompanha o crescimento da empresa e que garante o abastecimento das mais de 60 lojas em território nacional e também algumas do país vizinho.

Desde então, em 5 anos, a Mercadona já aumentou em 500% o seu volume de compras, tendo passado de um investimento de 217 milhões de euros para os atuais 1.400 milhões de euros.

Em 2024 foram compradas 38.000 toneladas de tomate, 22 milhões de litros de leite, 4.500 toneladas de queijo das várias regiões produtoras do país, e chegaram todos os dias às lojas mais 2.300 toneladas de peixe fresco de lotas nacionais. Números que se têm revelado não só um motor de desenvolvimento económico e social, como também, e sobretudo, uma aposta da empresa na diferenciação.

Pedro Barraco, diretor da Cadeia Agroalimentar da Mercadona, refere que “além do investimento direto, que resulta numa soma de mais de 4.500 milhões de euros em compras em cinco anos, temos também vindo a consolidar a parceria com os diversos Interfornecedores Especialistas de Norte a Sul de Portugal, e inclusive ilhas. Como resultado de um crescimento partilhado, foi também possível observar ao longo dos anos que muitos dos nossos fornecedores têm realizado investimentos estratégicos de modo a aumentarem a sua capacidade produtiva e garantirem a qualidade dos produtos, gerando um contributo positivo na economia nacional e criando também mais empregos. Muitos dos produtos nacionais que compramos como é o caso dos lácteos, fruta, legumes e padaria/pastelaria também chegam diariamente aos nossos clientes espanhóis, e assim, contribuímos também para a promoção dos nossos Interfornecedores Especialistas além-fronteiras.”

No distrito de Braga, por exemplo, a empresa trabalha com alguns fornecedores locais, como é o caso da Campicarn, da Kiwi Greensun, à qual a empresa comprou, no último ano, 5.000 toneladas de kiwi, ou da Confeitaria Alvorada, que coloca diariamente nas prateleiras da Mercadona o pão de ló tradicional.

Em 2025 com a abertura de mais 10 supermercados em Portugal, terminando o ano com 70 supermercados abertos, e com o objetivo de oferecer os produtos mais frescos e com a máxima qualidade aos clientes, a Mercadona continuará focada no seu compromisso de desenvolvimento de uma Cadeia Agroalimentar Sustentável.

Mercadona reforça o seu compromisso com uma alimentação saudável

A Mercadona tem um objetivo claro: adaptar-se continuamente aos novos hábitos de consumo, daí o seu compromisso em oferecer um sortido que dê resposta aos diferentes tipos de alimentação. Neste contexto, surge a estratégia para promover uma alimentação saudável, com a qual a empresa está comprometida desde sempre e que se traduz em continuar a oferecer um sortido variado para dar resposta às distintas necessidades dos seus clientes. Tendo em conta também, a adaptação de produtos para novos formatos, a implementação de informação nutricional mais compreensível nos rótulos, a melhoria da composição de produtos para que sejam mais saudáveis e a sugestão de ideias e receitas com a mensagem “A Sua Cesta Equilibrada”.

No âmbito desta estratégia, a empresa está a desenvolver seis ações. Uma delas é a exaustiva revisão da composição dos produtos, em colaboração com os seus fornecedores especialistas, para melhorar, sempre que possível, o seu valor nutricional. Exemplo deste avanço é a melhoria na receita da bebida de aveia com chocolate, à qual se reduziu 30 % dos edulcorantes, mantendo sempre o sabor e a praticidade que os clientes procuram. É deste modo que a empresa trabalha o sortido segundo o seu critério de qualidade: estar bom e ser bom.

Outra ação é a melhoria da rotulagem para facilitar a leitura dos valores nutricionais e das quantidades de nutrientes. Em 2024, a Mercadona atualizou os rótulos de 500 embalagens e, em 2025, continuará este processo com a melhoria de mais de 2.500 através de três movimentos: estandardizar a composição das tabelas nutricionais, facilitar a sua leitura (aumentar o tamanho da letra, muito além do que a legislação exige, mudar as cores de fundo e reestruturar a informação) e incluir a informação nutricional por porção, o que facilita a informação específica por dose.

Quanto ao resto das ações para promover uma alimentação saudável, estas consistem na apresentação dos produtos em formatos por porções, tendo em conta os gostos e necessidades dos clientes; formatos mais práticos que facilitem o seu consumo dentro e fora de casa, como as nozes sem casca; rótulos com informação útil sobre diferentes formas de cozinhar os alimentos (grelha, forno, vapor, air fryer, etc.).

Além disso, esta estratégia aposta na divulgação de ideias e receitas sob a mensagem “A Sua Cesta Equilibrada” com o intuito de dar conselhos para uma alimentação saudável. Paralelamente, a empresa colabora com associações de consumidores, organizações de celíacos, intolerantes e alérgicos, nutricionistas, médicos e especialistas. Desta forma, com atividades formativas e informativas, assegura que as suas ações e produtos são sempre sustentados por bases científicas.

“Na Mercadona entendemos que uma alimentação saudável é aquela que nos proporciona os nutrientes que necessitamos e que são diferentes consoante cada consumidor. O que comemos, como comemos e a quantidade que ingerimos, juntamente com o exercício físico que fazemos vai determinar se a nossa dieta é adequada, ou não”, afirma Clara Medina, diretora de Consumo da Mercadona.

Mercadona criou mais de 6 mil postos de trabalho em 2024

No último ano, a Mercadona faturou 38.835 milhões de euros, um aumento de 9% face ao ano de 2023, e criou mais de 6 mil novos postos de trabalho.

No total, são 110.000 pessoas que trabalham na empresa de supermercados, entre Portugal e Espanha, com as quais a Mercadona partilhou 700 milhões de euros em prémios.

Em cinco anos após ter iniciado a operação em Portugal, onde investiu mais de 1.000 milhões de euros, a Mercadona registou 7 milhões de euros de resultado positivo da atividade no país.

Em 2024, a Mercadona criou mais de 6.000 novos postos de trabalho estáveis e de qualidade, 1.700 em Portugal e 4.300 em Espanha.

Para reconhecer o esforço, compromisso e exemplo de uma equipa de alto desempenho, a Mercadona aumentou o salário em 8,5 %, mais de 5 pontos percentuais acima do IPC de Portugal e de Espanha, além de partilhar uma remuneração variável por objetivos (prémio), relacionada com lucros da empresa, de 700 milhões de euros. O que faz com que, em Portugal, um colaborador com mais de 4 anos de antiguidade tenha recebido, no dia 1 de março deste ano, cerca de 4.500 €/brutos em remuneração variável, o correspondente a 3 mensalidades.

No presente ano, a empresa prevê investir mais de 1.000 milhões de euros e criar mais de 1.000 postos de trabalho em 2025. Do mesmo modo, as suas previsões incluem um aumento de 3,5 % nas suas vendas, para atingir os 40.100 milhões de euros, e a consolidação de um lucro idêntico ao do último exercício.

Para Portugal, a empresa tem previsto um investimento de mais 157 milhões de euros e a abertura de 10 novas lojas, chegando, no decorrer do ano, à cidade de Lisboa, onde abrirá dois supermercados.