Vacina da gripe não chega para todos

A diretora-geral da saúde, Graça Freitas, admitiu que a vacina da gripe não vai chegar para todos dada a elevada procura. Mas, assegura que os grupos de risco foram cobertos.

As autoridades estimam que cerca de 1,3 milhões de vacinas já tenham sido administradas, havendo ainda meio milhão para serem aplicadas. Faltam chegar cerca de 270 mil vacinas que deverão estar disponíveis em finais de novembro, princípio de dezembro.

Contudo, pese embora não chegue para a procura, nunca se vacinou tanto em tão poucas semanas, apesar de todos os constrangimentos causados pela pandemia de covid-19, diz a DGS.

Durante a pandemia, Graça Freitas, que coordenou durante vários anos o Programa Nacional de Vacinação, tem feito vários apelos aos pais para não deixarem de vacinar os filhos, pedidos que estão a surtir efeito.

Relativamente à vacina contra a covid-19, Graça Freitas afirmou que o Infamed tem um papel preponderante, mas que a Direção-Geral da Saúde criou uma Comissão Técnica de Vacinação que define, entre outras situações, os grupos de risco a vacinar.

Segundo a diretora-geral, há duas formas de se ponderar os grupos de risco, sempre na lógica de que deve ser vacinado primeiro quem mais beneficiar da vacina: os doentes e as pessoas mais velhas.

Há outro grupo “muito importante”, que são os profissionais da saúde e os cuidadores que tratam populações vulneráveis.

Famalicão: Rastreios, demonstrações de suporte básico de vida e primeiros socorros no Mercado da Saúde

A próxima edição do Mercado Urbano “Vai à Vila” é sobre a saúde e o bem-estar físico e mental. Realiza-se esta quarta e quinta-feira, dias 15 e 16 de maio, na Praça D. Maria II.

Destaque para a realização de rastreios, demonstrações de suporte básico de vida e primeiros socorros, aulas de pilates e zumba e um showcooking de lanches saudáveis.

A iniciativa contará com a presença de entidades como a CESPU, CIOR, Farmácia Calendário, Farmácia da Devesa, Jorge Oculista, Farpex, Widex, Associação de Dadores de Sangue, U.C.C.- D. Maria II, Bombeiros Voluntários Famalicão, Bombeiros Voluntários Famalicenses, Bombeiros Voluntários de Riba D’Ave, Cruz Vermelha Portuguesa – Núcleo de Ribeirão, Farmácia Central e Farmácia Barbosa.

O mercado vai funcionar das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h00.

Programa completo e horários em www.famalicao.pt

Famalicão: Alunos da CIOR partilham competências no Mercado da Saúde

Alunos do curso Técnico Auxiliar de Farmácia, da Escola Profissional CIOR, participam na organização e dinamização da 3ª edição do Mercado da Saúde, promovido pela Câmara Municipal, através do pelouro da Saúde. O evento decorre esta quarta e quinta-feira, no centro urbano de Famalicão, no âmbito da iniciativa “Vai à Vila”, mercados urbanos.

O horário de funcionamento deste evento será das 10h-12h30 e das 14h-16h durante ambos os dias.

À semelhança das edições anteriores e numa prática de parceria envolvendo várias entidades, os alunos, em particular os finalistas, vão partilhar as suas competências técnicas e, simultaneamente, contribuir, para a promoção da saúde individual e comunitária dos famalicenses, conforme assegurou o diretor de curso Arcélio Sampaio. Este responsável sublinha que o Mercado da Saúde «é um momento e um espaço onde, de forma colaborativa, se juntam iniciativas e atividades de natureza preventiva e de controlo da saúde e bem-estar, através de rastreios e ações de formação, informação e de sensibilização à comunidade em geral».

Um grupo destes alunos aproveitará o evento para a abordagem de diferentes aspetos relacionados com a sua Prova de Aptidão Profissional, desenvolvida numa prática e metodologia de trabalho projeto.

Estarão presentes neste evento farmácias parceiras da CIOR, como a Farmácia do Calendário, Farmácia da Devesa, Farmácia Barbosa e Farmácia Central, bem como a Escola Superior de Saúde do Vale do Ave, parceira estratégica do curso. Estarão, também, as três corporações de bombeiros voluntários do concelho e a Cruz Vermelha de Ribeirão. Assegurada, ainda, a participação da Associação de Dadores de Sangue de Vila Nova de Famalicão, do grupo Jorge Oculista, da Widex, da Farpex-Enfermeiros Unidos e da UCC D. Maria II.

Na nota de imprensa, a CIOR destaca que curso Técnico Auxiliar de Farmácia apresenta uma elevada taxa de empregabilidade e um número significativo de alunos opta pelo prosseguimento de estudos superiores.

Famalicão: Dádiva de Sangue em S. Miguel-o-Anjo

Na manhã do próximo domingo, a Associação de Dadores de Sangue de V. N. de Famalicão promove uma colheita no Centro Social de S. Miguel-o-Anjo, na freguesia de Calendário, com o apoio da Associação Moradores da Lage, Barreiros e S. Miguel e do Grupo de Jovens desta localidade.

A colheita decorre entre as 9h00 e as 12h30 pelo Instituto Português do Sangue e do Transplantação.

Famalicão: Dádiva de Sangue em S. Miguel-o-Anjo

No próximo domingo, a Associação de Dadores de Sangue de V. N. de Famalicão promove uma colheita no Centro Social de S. Miguel-o-Anjo, em Calendário, com o apoio da Associação Moradores da Lage, Barreiros e S. Miguel e o Grupo de Jovens desta localidade.

A colheita decorre entre as 09h00 e as 12h30 pelo Instituto Português do Sangue e do Transplantação.

 

Famalicão: Associação Pediátrica do Minho assinala aniversário com conferência

Para assinalar o 25.º aniversário da Associação Pediátrica do Minho, a direção promoveu a conferência “Brincar – sob prescrição médica”, proferida por Cláudia Melo, Pediatra e Neuropediatra do Hospital Universitário de S. João.

A iniciativa decorreu na noite desta quinta-feira, no auditório da Escola Superior do Vale do Ave (CESPU) de V. N. de Famalicão.

Ao longo de mais de uma hora, a palestrante prendeu a atenção da plateia, composta por médicos, enfermeiros, professores, psicólogos e assistentes sociais, entre outros profissionais.

No final, cantaram-se os parabéns à Associação Pediátrica do Minho pelo seu 25.º aniversário.

Famalicão: USF Alto da Vila assinala quinto aniversário com concurso e sessão de esclarecimento

A Unidade de Saúde Familiar Alto da Vila, a funcionar no Centro de Saúde, na Avenida 25 de Abril, prepara-se para celebrar o quinto aniversário. No dia 13 de maio, entre as 10 e as 12 horas, no auditório, decorre uma ação de informação sobre como prevenir quedas de idosos e como avaliar a pressão arterial em casa.

Está, ainda, a decorrer um concurso de poemas, desenhos/pinturas e trabalhos manuais que devem fazer alusão ao aniversário da unidade de saúde. Os interessados devem entregar na secretaria, até ao dia 10 de maio, os trabalhos a concurso. O vencedor será conhecido no dia 13 de maio.