Todo-o-Terreno: Navegador José Janela está na Baja Portalegre

A PRK Sport Rally Team leva seis carros para a 35ª Baja Portalegre 500, que tem início esta quinta-feira. Das várias equipas da PRK consta o famalicense José Janela, que vai navegar Pedro Dias da Silva, numa VW Amarok (nº 208).

Esta competição marca o final dos campeonatos nacionais de carros e é palco de todas as decisões na Taça do Mundo FIA de Bajas Cross-Country e na Taça da Europa FIA de Bajas Cross-Country. O aquecimento tem início na noite desta quinta-feira, com a cerimónia de partida em pleno centro da cidade de Portalegre.

Na sexta-feira, os 399 pilotos inscritos, de 27 nacionalidades, enfrentam pela primeira vez, as pistas de todo-o-terreno do distrito de Portalegre. A prova termina domingo.

Tempo: Chuva até sexta-feira e temperaturas mínimas de 4 graus

Vem aí uma semana de chuva e frio, segundo a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Para Vila Nova de Famalicão espera-se que a chuva se mantenha até, pelo menos, sexta-feira, com exceção de segunda. As mínimas vão rondar os 4 a 8 graus e as máximas os 14 a 18 graus.

Ainda segundo a previsão, o tempo deverá novamente sofrer uma mudança drástica na primeira semana completa de maio, já com o regresso do sol e os termómetros a chegarem aos 30 graus.

Famalicão: População de Calendário preocupada com comportamentos de cidadãos estrangeiros residentes na freguesia

A população residente na Rua Fontes Pereira de Melo, em Calendário, Vila Nova de Famalicão, assume-se preocupada com o comportamento de uma comunidade de cidadãos estrangeiros que, recentemente, se mudou para aquele local.

De acordo com várias denúncias que chegaram à nossa redação, esta comunidade tem por hábito o uso de espaços comuns para a realização de tarefas do dia-a-dia que, por norma, seriam realizadas ‘dentro de portas’ ou noutros espaços apropriados.

Segundo uma das denúncias, é frequente a utilização dos passeios e espaços de circulação de pessoas para a secagem de colchões e roupas, previamente lavadas no mesmo local.

A população local apela a uma maior atenção por parte das entidades que possam estar envolvidas na integração destas comunidades, de forma a que os cidadãos estrangeiros recém-chegados ao nosso país possam ter asseguradas as condições básicas de vida.

Famalicão: Bombeiros assistem mulher ferida em despiste de bicicleta

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses foram acionados para socorrer uma mulher, com cerca de 55 anos, que sofreu ferimentos na sequência de um despiste de bicicleta.

O alerta chegou aos soldados da paz pouco depois das 12h00, para a Rua Amadeu Mesquita, nas proximidades da via ciclo pedonal.

Ainda não é conhecida a gravidade dos ferimentos, no entanto, a mulher foi encaminhada para uma unidade hospitalar.

Famalicense Pedro Almeida no pódio do CPR no Rali Terras D’Aboboreira

O piloto famalicense Pedro Almeida terminou o Rali D’Aboboreira no terceiro lugar entre os pilotos do Campeonato de Portugal de Ralis.Um resultado que deixou o piloto feliz. “Finalmente um pódio, que há muito ambicionávamos!” descreveu o piloto, que acabou por chegar à terceira posição na última classificativa do rali. “Fomos premiados no final, de forma inesperada, até porque neste Terras D’Aboboreira tivemos um mau início na primeira especial na sexta-feira. Mas depois de começar tão mal, só podia melhorar e foi nisso que nos concentramos: melhoramos, subimos lugares na classificação, fizemos a nossa prova e fomos premiados no final com este terceiro lugar”.

No primeiro dia Pedro Almeida e Mário Castro tiveram um mau começo, “não sentimos a confiança necessária no troço inicial e ficamos muito atrás na classificação e no sábado não nos restava outra coisa que não fosse atacar e procurar recuperar tempo para os adversários mais próximos e conseguimos” disse Pedro Almeida.

A próxima prova do calendário é o Rali de Portugal, “onde vamos procurar mostrar que este resultado não é de todo acaso e queremos continuar a melhorar e estar próximo destes degraus do pódio no que ao Campeonato de Portugal de Ralis diz respeito”.

Sete corporações competiram no 1º Firerescue Extreme Challenge dos BV Famalicenses

Sete corporações de bombeiros participaram, este sábado, no 1º Firerescue Extreme Challenge dos Bombeiros Voluntários Famalicenses, numa organização da Seção Desportiva e Cultural da Associação.

Durante grande parte do dia, os soldados da paz foram desafiados a cumprir três provas, onde foi testada a destreza física e o trabalho em equipa.

A ação decorreu entre o Parque de Sinçães e o quartel da corporação organizadora, na presença de elementos dos Bombeiros Famalicenses, Famalicão, Esmoriz, Póvoa de Varzím, Pampilhosa, Vale de Cambra e Oliveira do Hospital.

Ao pódio subiram os Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim, com o primeiro lugar; seguindo-se os Bombeiros Voluntários de Famalicão (2º) e Famalicenses (3º).

Famalicense Vanessa Carvalho é vice líder na Maratona da Europa e bate recorde pessoal

A famalicense Vanessa Carvalho foi a portuguesa mais rápida a completar a Maratona da Europa 2024, este domigo, em Aveiro, assumindo a posição de vice líder da prova.

A atleta de 32 anos, que veste a camisola do Sporting Clube de Braga e bateu mais um recorde pessoal, cortou a meta com o tempo de 02.32.18.