Câmara de Famalicão prescinde de receita para não sobrecarregar cidadãos e tornar território competitivo

Em 2018, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão prescindiu de arrecadar 6,5 milhões de euros no IMI – Imposto Municipal sobre Imóveis, para não sobrecarregar a carga fiscal dos cidadãos, encontrando-se o município famalicense entre os que registam uma maior diferença entre o IMI cobrado e o IMI a cobrar se fosse aplicada no território a taxa máxima de 0,5% a que os municípios têm direito por lei. O valor está refletido na edição 2018 do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, recentemente publicada pela Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC).

A taxa de IMI fixada em Famalicão é de 0,35% desde 2013 na sequência da aposta do presidente da autarquia numa política fiscal estável e previsível. Para além desta taxa reduzida, existe ainda a aplicação do IMI familiar, que prevê uma redução do valor do IMI de 40 euros para as famílias com dois dependentes a cargo e de 70 euros quando as famílias têm três ou mais dependentes. Na prática, isto significa que o executivo municipal deixou de arrecadar nos últimos anos algumas dezenas de milhões de euros que viriam diretamente do bolso dos cidadãos, caso o executivo optasse pela taxa máxima permitida por lei.

“Apesar de pouco visível, esta decisão é uma aposta concreta do município na qualidade de vida dos cidadãos, na competitividade do território e nas famílias de Famalicão”, assinala o Presidente da autarquia notando que esta decisão de não sobrecarregar os orçamentos das pessoas só é possível “pelas boas contas que o município tem apresentado anualmente”.

Isso mesmo é evidenciado no mesmo estudo que coloca mais uma vez Vila Nova de Famalicão no top 20 das autarquias portuguesas de maior dimensão com melhor eficiência financeira. De acordo com a investigação desenvolvida, o município famalicense ocupa a 16.ª posição entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, estando no pódio do ranking global dos municípios do distrito de Braga com melhor pontuação global.

Com coordenação da investigadora Maria José Fernandes, do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, o documento é elaborado em colaboração com o Tribunal de Contas, o Centro de Investigação em Ciência Política da Universidade do Minho e a Ordem dos Contabilistas Certificados, sendo atualmente uma referência nacional na monitorização da eficiência do uso dos recursos públicos na administração local.

Para chegar à classificação de um município financeiramente eficiente, os investigadores do estudo mediram um conjunto de resultados que relaciona indicadores como, entre outros, as dívidas a terceiros por habitante, a liquidez, o resultado operacional, o peso dos custos com pessoal, o investimento pago, a diminuição das dívidas, o grau de execução da receita líquida e o prazo médio de pagamentos aos fornecedores.

No rol de indicadores em que Vila Nova de Famalicão sobressai com particular incidência e que lhe vale a designação de município financeiramente eficiente está a diminuição constante da dívida ao longo dos últimos anos, o posicionamento como um dos municípios com maior investimento pago na última década e o volume das receitas cobradas através de uma política fiscal estável.

O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses está disponível para consulta e download em www.occ.pt/pt/noticias/apresentado-anuario-financeiro-dos-municipios-portugueses-2018

Famalicão: Francisco Rodrigues vence “meia” de Ovar

O atleta famalicense, que representa o SC Braga, venceu a Meia Maratona de Ovar. Na prova disputada este domingo, Francisco Rodrigues completou a distância em 1:05:03, seguido de Bernardo Rocha, em 1:06:11. Em terceiro lugar ficou Said Ameqrane, com 1:06:38.
Com esta vitória, Francisco Rodrigues mostra que está num bom momento de forma, depois de ter vencido, no fim de semana passado, mais uma edição da Corrida REN, entre Pedome e Oliveira Santa Maria, no concelho de VN Famalicão.

Famalicão esmaga (18-0) na Taça de Portugal

O FC Famalicão goleou, 18-0, o Castêlo da Maia na primeira eliminatória da Taça de Portugal. Na tarde deste domingo, no campo n.º 2 do Estádio Municipal, o conjunto famalicense chegou ao intervalo a vencer por 10-0.

Para esta goleada contribuíram Andreia Freitas, Sara Teixeira, Rita Dias (2), Catarina Pinto (3), Diana Meriva (4), Lexy Smith (2), Filipa Manso-Predo (2) e Matilde Silva.

A diferença entre equipas – Famalicão compete na 2.ª divisão e o Castêlo na 4.ª – ficou bem patente pelo resultado expressivo que se verificou.

Famalicão empata em Arouca com golo aos 86 minutos

O Famalicão arrancou um ponto em Arouca, este domingo à tarde, ao empatar 1-1 na 8.ª jornada da I Liga.

A equipa da casa adiantou-se no marcador aos 58 minutos, com Alfonso Trezza a aproveitar uma sobra na área para bater Lazar Carević. Quando tudo indicava que os três pontos ficariam em Arouca, Justin de Haas marcou de livre direto aos 86 minutos e salvou o empate para os famalicenses.

O jogo foi equilibrado, com oportunidades para ambos os lados, Gil Dias e Mamageishvili estiveram perto do golo para o Famalicão, enquanto Barbero e Gozálbez criaram perigo para o Arouca.

Bombeiros Voluntários de Famalicão de luto pela morte de colega do Quadro de Honra

Os Bombeiros Voluntários de Famalicão estão de luto pelo falecimento de Jorge Manuel Marques Araújo, bombeiro do Quadro de Honra da corporação.

Em nota publicada nas redes sociais, a instituição expressou “profundo pesar” pela morte de quem ingressou no corpo de bombeiros a 7 de março de 1981 e que “se distinguiu pelo exemplo de dedicação, coragem e espírito de serviço à comunidade”.

Na mesma mensagem, a Direção, o Comando e todo o Corpo Ativo apresentaram “as mais sentidas condolências à família e amigos”, e destacam o “compromisso inabalável com a causa dos bombeiros” e o legado deixado às novas gerações.

O funeral realiza-se esta segunda-feira, às 9h00, na igreja matriz velha de Vila Nova de Famalicão.

Famalicão: Ana Marinho vence prova de 10km em Espanha e bate recorde pessoal

A atleta famalicense bateu, este domingo, o seu recorde pessoal nos 10km. Tinha 34:12 e agora cifra-se nos 33:41.

O feito foi conseguido na 19.º Corrida Popular da Corunha, com Ana Marinho a ser quarta da geral e vencedora em sub-23. Na prova participaram 3500 atletas.

Famalicão: Um ferido em colisão entre carros na Ponte da Minhoteira

Uma pessoa ficou ferida, na tarde deste domingo, na sequência de uma colisão entre duas viaturas, na Ponte da Minhoteira, na freguesia de Arnoso Sta Eulália, em Famalicão.

O acidente aconteceu cerca das 12h50, sendo que para o local foram acionados os B.V.Famalicenses.

A vítima foi encaminhada para o hospital de Famalicão com ferimentos considerados ligeiros.

A GNR foi acionada para o local.