Covid-19: Portugal regista zero mortes em lares na última semana

O país não registou na última semana mortes provocadas pela covid-19 em lares, pela primeira vez desde que começou a pandemia, anunciou hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

“Esta é a primeira semana desde que começou a pandemia que não temos registos, do ponto de vista da nossa monitorização semanal de óbitos covid em lares”, afirmou a ministra, em declarações à agência Lusa à margem de uma visita à Associação Mais Proximidade, que apoia idosos isolados no centro de Lisboa.

Ana Mendes Godinho precisou que desde o dia 29 de março que não se registaram mortes associadas à covid-19 nos lares do país.

A governante notou que esta “semana zero” deve-se, essencialmente, à testagem preventiva que é feita aos trabalhadores dos lares, ao processo de vacinação em curso, assim como aos cuidados de quem trabalha nestes espaços e implementa “todas as medidas de prevenção”.

A ministra salientou, também, que estão neste momento ativos “18 surtos em todo o país, em lares”, o menor número registado desde o final de março, quando foi montado o sistema de monitorização que permite contabilizar estes dados.

“O objetivo é continuarmos com este cuidado permanente. Aliás vamos continuar com os testes preventivos aos trabalhadores até ao final de junho precisamente como uma medida de precaução”, concluiu.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.890.054 mortos no mundo, resultantes de mais de 133 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.899 pessoas dos 825.633 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Famalicão: Um ferido em colisão entre carros na Ponte da Minhoteira

Uma pessoa ficou ferida, na tarde deste domingo, na sequência de uma colisão entre duas viaturas, na Ponte da Minhoteira, na freguesia de Arnoso Sta Eulália, em Famalicão.

O acidente aconteceu cerca das 12h50, sendo que para o local foram acionados os B.V.Famalicenses.

A vítima foi encaminhada para o hospital de Famalicão com ferimentos considerados ligeiros.

A GNR foi acionada para o local.

Famalicão: Bombeiros acionados para incêndio em cozinha de apartamento

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses foram, na tarde deste domingo, acionados para uma situação de incêndio, numa cozinha de um edifício localizado na Rua Ana Plácido, em Vila Nova de Famalicão.

O alerta foi dado às 12h15 e, chegados ao local, os soldados da paz verificaram que a situação já estava ultrapassada, tendo apenas que proceder aos trabalhos de ventilação do espaço.

Não há registo de feridos.

Famalicão: Aparatosa colisão entre veículos na N204/5 em Landim

A tarde deste sábado fica marcada por uma aparatosa colisão entre viaturas, na freguesia de Landim, em Famalicão.

O sinistro aconteceu cerca das 14h00, na estrada nacional 204/5, sendo que para o socorro foram acionados os Bombeiros Voluntários de Famalicão.

Há registo de, pelo menos, um ferido ligeiro.

Famalicão: Mulher atropelada em Outiz

Uma mulher, na faixa etária dos 40 aos 50 anos, foi atropelada na tarde desta sexta-feira, na Avenida Jorge Reis, nas curvas de Outiz.

O acidente aconteceu por volta das 16h10, hora em que foi dado o alerta para os BV Famalicenses, que enviaram para o local uma ambulância. Esteve também presente a GNR.

Desconhece-se, até ao momento, a gravidade dos ferimentos da vítima.

Famalicão: Atropelamento seguido de colisão faz três feridos

A tarde desta quinta-feira fica marcada por um atropelamento, seguido de uma colisão, entre dois veículos na Avenida Tomás Pereira, em Vale S. Martinho.

Ao que a Cidade Hoje conseguiu apurar, dos incidentes resultaram três feridos, cuja gravidade ainda não é conhecida.

O alerta foi dado por volta das 17h25 e para o socorro foram acionados os Bombeiros Voluntários Famalicenses.

Famalicão: Sequestra ex-mulher e três filhos menores e põe-se em fuga

A PJ de Braga está a investigar o sequestro de uma mulher e dos três filhos menores, em Vilarinho das Cambas, Famalicão. O suspeito é ex-companheiro da mulher e terá ainda ameaçado familiares das vítimas e destruído carros estacionados à porta da casa onde residem.

Segundo avança a CM, tudo isto terá acontecido no último sábado, dia em que foi feita uma denuncia à PSP por parte da mãe das crianças após ter sido agredida e sequestrada durante 5 horas numa zona florestal do concelho. Alegadamente em disputa pelos três filhos, o suspeito terá levado as crianças para um motel em Vila Nova de Gaia, tendo sido localizadas, horas depois, pelas autoridades.

Mais tarde, foi a casa dos pais da ex-mulher, com uma arma de fogo, fez ameaças e provocou danos em alguns carros, tendo-se depois colocado em fuga.