
Na tarde do próximo domingo, no Algarve, o FC Famalicão entra na Taça de Portugal, tendo por adversário do GD Lagoa, formação que milita no Campeonato de Portugal.
Trata-se da 3.ª eliminatória da prova rainha, ronda da qual o conjunto famalicense nunca foi eliminado desde que subiu à 1.ª Liga.
Em 2019/2020, o Famalicão, só superou o Lusitânia de Lourosa nas grandes penalidades (5-6), após o empate (1-1). Nesta época, a equipa então treinada por João Pedro Sousa chegou às meias finais, caindo diante do Benfica, após duas mãos muito disputadas que terminaram, no cômputo geral, favorável ao conjunto adversário, por 4-3.
Na época seguinte, e sempre na 3.ª eliminatória, vitória, 0-3, sobre o Oriental; nesta época, o Famalicão saiu prematuramente da Taça; foi na ronda seguinte, com o Rio Ave (2-1).
Na edição 21/22, goleada em Coimbra (0-4) e a eliminação veio nos oitavos de final, em casa, diante do Portimonense. Após uma igualdade a um golo, nas grandes penalidades os algarvios foram mais certeiros (2-4).
Segue, depois, mais uma excelente campanha. Na época 22-23, sob o comando de Rui Pedro Silva, na terceira eliminatória a viagem foi curta, até à Trofa, para uma vitória difícil, 0-1. Foi o início de uma caminhada que terminou nas meias finais muito disputadas com o FC Porto. No agregado das duas partidas, os portistas venceram 5-3.
Na época passada, a Taça começou na Camacha, com uma goleada (0-5) e acabou logo na eliminatória seguinte, após derrota (2-0) no Estádio da Luz, diante do Benfica.