Dois homens detidos por furtos em estabelecimentos comerciais de Famalicão e Barcelos

O Comando Territorial de Braga, através o Núcleo de Investigação Criminal de Barcelos da GNR, deteve, esta quinta-feira, dois homens, de 35 e 39 anos, por furto em estabelecimentos comerciais nos concelhos de Barcelos e Famalicão. Da investigação, desenvolvida há cerca de 3 meses, os homens estavam identificados pela prática de furtos em estabelecimentos comerciais em todo o distrito de Braga; foi, ainda, apurado, que tinham como propósito o furto de tabaco em máquinas de distribuição, para posterior venda. Eram, ainda, furtados outros artigos de valor, pelo método de arrombamento.

Foram realizadas buscas domiciliárias e em veículos, que resultaram na apreensão de quatro maços de tabaco; 694 euros em numerário; oito telemóveis; um veículo; diverso material furtado, nomeadamente equipamentos de som; e equipamento para os assaltos, nomeadamente pés de cabra, luvas e alicates.

Famalicão empata em Arouca com golo aos 86 minutos

O Famalicão arrancou um ponto em Arouca, este domingo à tarde, ao empatar 1-1 na 8.ª jornada da I Liga.

A equipa da casa adiantou-se no marcador aos 58 minutos, com Alfonso Trezza a aproveitar uma sobra na área para bater Lazar Carević. Quando tudo indicava que os três pontos ficariam em Arouca, Justin de Haas marcou de livre direto aos 86 minutos e salvou o empate para os famalicenses.

O jogo foi equilibrado, com oportunidades para ambos os lados, Gil Dias e Mamageishvili estiveram perto do golo para o Famalicão, enquanto Barbero e Gozálbez criaram perigo para o Arouca.

Bombeiros Voluntários de Famalicão de luto pela morte de colega do Quadro de Honra

Os Bombeiros Voluntários de Famalicão estão de luto pelo falecimento de Jorge Manuel Marques Araújo, bombeiro do Quadro de Honra da corporação.

Em nota publicada nas redes sociais, a instituição expressou “profundo pesar” pela morte de quem ingressou no corpo de bombeiros a 7 de março de 1981 e que “se distinguiu pelo exemplo de dedicação, coragem e espírito de serviço à comunidade”.

Na mesma mensagem, a Direção, o Comando e todo o Corpo Ativo apresentaram “as mais sentidas condolências à família e amigos”, e destacam o “compromisso inabalável com a causa dos bombeiros” e o legado deixado às novas gerações.

O funeral realiza-se esta segunda-feira, às 9h00, na igreja matriz velha de Vila Nova de Famalicão.

Famalicão: Ana Marinho vence prova de 10km em Espanha e bate recorde pessoal

A atleta famalicense bateu, este domingo, o seu recorde pessoal nos 10km. Tinha 34:12 e agora cifra-se nos 33:41.

O feito foi conseguido na 19.º Corrida Popular da Corunha, com Ana Marinho a ser quarta da geral e vencedora em sub-23. Na prova participaram 3500 atletas.

Famalicão: Um ferido em colisão entre carros na Ponte da Minhoteira

Uma pessoa ficou ferida, na tarde deste domingo, na sequência de uma colisão entre duas viaturas, na Ponte da Minhoteira, na freguesia de Arnoso Sta Eulália, em Famalicão.

O acidente aconteceu cerca das 12h50, sendo que para o local foram acionados os B.V.Famalicenses.

A vítima foi encaminhada para o hospital de Famalicão com ferimentos considerados ligeiros.

A GNR foi acionada para o local.

Famalicão: Bombeiros acionados para incêndio em cozinha de apartamento

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses foram, na tarde deste domingo, acionados para uma situação de incêndio, numa cozinha de um edifício localizado na Rua Ana Plácido, em Vila Nova de Famalicão.

O alerta foi dado às 12h15 e, chegados ao local, os soldados da paz verificaram que a situação já estava ultrapassada, tendo apenas que proceder aos trabalhos de ventilação do espaço.

Não há registo de feridos.

Ranking coloca Famalicão no topo da competitividade regional

Vila Nova de Famalicão volta a destacar-se como um dos concelhos mais dinâmicos do Minho no Ranking de Competitividade Municipal 2025, elaborado pelo Instituto Mais Liberdade. O município ocupa a 33.ª posição a nível nacional, figurando entre os mais competitivos da região, apenas atrás de Braga (12.º) e à frente de Esposende, Viana do Castelo, Guimarães e Barcelos.

O estudo avaliou 186 municípios com mais de dez mil habitantes, tendo em conta indicadores como governação local, economia, educação, inovação, serviços públicos e qualidade de vida. Famalicão mostra particular solidez em áreas como Proteção e Justiça, onde surge em 12.º lugar nacional, e Educação, com uma classificação igualmente positiva (46.º lugar).

Braga, o município melhor classificado do Minho, lidera na região sobretudo graças ao desempenho no Capital Humano (7.º lugar).