
Mais uma vez, a Câmara Municipal de Famalicão oferece as fichas de trabalho a todas as crianças do concelho que frequentam o 1.º ciclo do ensino básico. Esta oferta representa um investimento municipal de 140 mil euros.
Este ano são 3500 crianças beneficiárias, de todas as escolas de 1.º ciclo do concelho.
Esta sexta-feira, o presidente da Câmara Municipal de Famalicão passou pelo Centro Escolar de Antas, para marcar simbolicamente esta oferta. Paulo Cunha explicou que «o município quer que as crianças tenham, desde o primeiro dia de aulas, as ferramentas que são necessárias para serem bem sucedidas». E acrescentou: «a chegada à escola foi, este ano, diferente dos outros anos, mas nós queremos que, com a oferta destas fichas, dar um sinal às famílias, de que estamos aqui para ajudar e para as libertar deste encargo financeiro».
Recorde-se que, no seguimento do progressivo empréstimo dos manuais escolares realizado pelo Ministério da Educação, o município de Vila Nova de Famalicão – pioneiro na oferta dos livros escolares ao 1º ciclo em 2002 – oferece agora os cadernos de atividades, mais conhecidos como fichas de trabalho, a todos os alunos do 1.º ciclo. Em termos de materiais de trabalho, as crianças comecem o ano letivo em pé de igualdade.
Isto mesmo vincou o presidente da Câmara na visita à Escola de Antas, acompanhado pelo diretor do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, Carlos Teixeira e pelo vereador da Educação Leonel Rocha. Para Carlos Teixeira, «esta medida representa um regresso áquilo que já existe em Famalicão há muitos anos e a que já estamos habituados, primeiro com a oferta dos manuais e agora com as fichas de trabalho. Neste regresso à escola, ao fim de quase seis meses, com esta medida, as crianças e as famílias percebem que, na medida do possível, a escola continua e vai continuar a dar-lhes todas as condições para a sua aprendizagem».