Famalicão: Condutor atropela idosa em passadeira e foge sem prestar ajuda

Uma idosa, com cerca de 70 anos, foi atropelada, na noite deste sábado, numa das passadeira que dá acesso ao Parque de Sinçães, em Famalicão.

O acidente aconteceu na Alameda Padre Manuel Simões, cerca das 21h30. O condutor responsável pelo atropelamento não parou, tendo ignorado a vítima caída na estrada.

Os primeiros socorros à mulher foram prestados quase de imediato, por dois nadadores salvadores que passavam de carro naquela altura.

A vítima, depois de assistida pelos B.V.Famalicão, foi transportada para o hospital local.

A PSP tomou conta da ocorrência e estará a trabalhar na investigação do caso, com os dados (matrícula e outras informações do carro) que foram registados por uma testemunha no momento do atropelamento.

Deixe um comentário

Famalicense denuncia falhas na Saúde 24: “Chamadas caem depois de 40 minutos de espera”

Um famalicense denunciou à Cidade Hoje a dificuldade que enfrentou para conseguir contacto com o SNS24, na noite deste sábado, em que necessitava de se deslocar às urgências por motivos de doença.

O cidadão contou que, como é obrigatório passar por uma pré-triagem telefónica antes de se dirigir a um hospital, tentou ligar para a linha por três vezes, a partir das 21h. Em todas as tentativas, após cerca de 40 minutos de espera, as chamadas caíram sem que tivesse qualquer contacto com o serviço de saúde.

Só à quarta tentativa, já depois da meia-noite, conseguiu finalmente falar com uma enfermeira, que lhe orientou sobre os passos seguintes.

Este caso não é isolado. Diversas denúncias e relatos de cidadãos têm apontado dificuldades no acesso ao SNS24, especialmente durante horários de maior procura.

Famalicão: Um ferido em colisão entre carros na Ponte da Minhoteira

Uma pessoa ficou ferida, na tarde deste domingo, na sequência de uma colisão entre duas viaturas, na Ponte da Minhoteira, na freguesia de Arnoso Sta Eulália, em Famalicão.

O acidente aconteceu cerca das 12h50, sendo que para o local foram acionados os B.V.Famalicenses.

A vítima foi encaminhada para o hospital de Famalicão com ferimentos considerados ligeiros.

A GNR foi acionada para o local e vai determinar se a passagem de viaturas naquela ponte se vai manter, uma vez que parte do gradeamento foi derrubado na sequência do acidente.

Famalicão: Bombeiros acionados para incêndio em cozinha de apartamento

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses foram, na tarde deste domingo, acionados para uma situação de incêndio, numa cozinha de um edifício localizado na Rua Ana Plácido, em Vila Nova de Famalicão.

O alerta foi dado às 12h15 e, chegados ao local, os soldados da paz verificaram que a situação já estava ultrapassada, tendo apenas que proceder aos trabalhos de ventilação do espaço.

Não há registo de feridos.

Petição defende habitação e segurança para vítimas de violência doméstica

Foi lançada uma petição pública que apela a medidas mais eficazes para proteger mães e crianças vítimas de violência doméstica em Portugal. A iniciativa, apoiada pelo movimento Humanamente e por Carla Sofia Marques Teixeira, sobrevivente de violência, defende a criação de urbanizações seguras com habitação, apoio psicológico e integração laboral.

A petição propõe também uma aplicação móvel de alerta discreto para contacto rápido com as autoridades.

Já disponível online, será entregue à Assembleia da República após reunir o número necessário de assinaturas.

Ranking coloca Famalicão no topo da competitividade regional

Vila Nova de Famalicão volta a destacar-se como um dos concelhos mais dinâmicos do Minho no Ranking de Competitividade Municipal 2025, elaborado pelo Instituto Mais Liberdade. O município ocupa a 33.ª posição a nível nacional, figurando entre os mais competitivos da região, apenas atrás de Braga (12.º) e à frente de Esposende, Viana do Castelo, Guimarães e Barcelos.

O estudo avaliou 186 municípios com mais de dez mil habitantes, tendo em conta indicadores como governação local, economia, educação, inovação, serviços públicos e qualidade de vida. Famalicão mostra particular solidez em áreas como Proteção e Justiça, onde surge em 12.º lugar nacional, e Educação, com uma classificação igualmente positiva (46.º lugar).

Braga, o município melhor classificado do Minho, lidera na região sobretudo graças ao desempenho no Capital Humano (7.º lugar).

Famalicão: FAC começa campeonato com vitória

Ao final da tarde deste sábado, a equipa sénior do FAC venceu, 2-0, em casa do Infante de Sagres. Tratou-se da primeira jornada do nacional da segunda divisão de hóquei em patins, competição que tem o Famalicense como um dos candidatos à subida.

O resultado foi “fechado” ainda na primeira parte, com golos de Carlos Dias e Guilherme Leitão.

A estreia em casa é no próximo sábado, na receção à equipa B da UD Oliveirense.

Foto Facebook do FAC