Famalicão: Eduardo Oliveira anuncia propostas para valorizar e apoiar os cuidadores informais

O candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão anuncia como prioridade do seu programa a valorização e o apoio aos cuidadores informais, porque «são eles que, todos os dias, cuidam de quem mais precisa, muitas vezes sem apoio, sem descanso e sem reconhecimento».

Entre as principais medidas, destaca o programa municipal de apoio a cuidadores informais, com a missão de reconhecer, valorizar e apoiar, promovendo o seu bem-estar e qualidade de vida. O programa será desenvolvido em articulação com entidades locais, como a Casa da Memória Viva e a Cuidar Maior, reforçado por medidas complementares nacionais.

O gabinete municipal de apoio ao cuidador informal, que funcionará como atendimento e acompanhamento, é outra proposta para fornecer informação, aconselhamento jurídico e social, apoio psicológico e orientação sobre recursos disponíveis.

O candidato, que é também profissional de saúde, reconhece que «os cuidadores informais são o alicerce invisível do cuidado a familiares e pessoas dependentes. São homens e mulheres que, muitas vezes em silêncio, dedicam a sua vida a cuidar, enfrentando desafios físicos, emocionais e financeiros», refere.

O socialista também promete avançar, caso seja eleito, com a rede de “Respiro Familiar”, em parceria com as IPSS locais, de estruturas temporárias que permitam aos cuidadores ter momentos de descanso, sem comprometer o cuidado prestado aos seus familiares. Também consta do programa o cartão do cuidador municipal, em colaboração com a Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF), que garantirá benefícios no acesso a bens e serviços no comércio local.

No comunicado enviado à redação, Eduardo Oliveira garante que as propostas não são meras promessas. São «um compromisso de vida. Enquanto profissional de saúde, conheço as dores, os sacrifícios e as dificuldades dos cuidadores informais e sei o que é estar na linha da frente no cuidado às pessoas. No futuro de Vila Nova de Famalicão, ninguém ficará esquecido».

Deixe um comentário

Famalicão: Francisco Rodrigues vence “meia” de Ovar

O atleta famalicense, que representa o SC Braga, venceu a Meia Maratona de Ovar. Na prova disputada este domingo, Francisco Rodrigues completou a distância em 1:05:03, seguido de Bernardo Rocha, em 1:06:11. Em terceiro lugar ficou Said Ameqrane, com 1:06:38.
Com esta vitória, Francisco Rodrigues mostra que está num bom momento de forma, depois de ter vencido, no fim de semana passado, mais uma edição da Corrida REN, entre Pedome e Oliveira Santa Maria, no concelho de VN Famalicão.

Famalicão esmaga (18-0) na Taça de Portugal

O FC Famalicão goleou, 18-0, o Castêlo da Maia na primeira eliminatória da Taça de Portugal. Na tarde deste domingo, no campo n.º 2 do Estádio Municipal, o conjunto famalicense chegou ao intervalo a vencer por 10-0.

Para esta goleada contribuíram Andreia Freitas, Sara Teixeira, Rita Dias (2), Catarina Pinto (3), Diana Meriva (4), Lexy Smith (2), Filipa Manso-Predo (2) e Matilde Silva.

A diferença entre equipas – Famalicão compete na 2.ª divisão e o Castêlo na 4.ª – ficou bem patente pelo resultado expressivo que se verificou.

Famalicão empata em Arouca com golo aos 86 minutos

O Famalicão arrancou um ponto em Arouca, este domingo à tarde, ao empatar 1-1 na 8.ª jornada da I Liga.

A equipa da casa adiantou-se no marcador aos 58 minutos, com Alfonso Trezza a aproveitar uma sobra na área para bater Lazar Carević. Quando tudo indicava que os três pontos ficariam em Arouca, Justin de Haas marcou de livre direto aos 86 minutos e salvou o empate para os famalicenses.

O jogo foi equilibrado, com oportunidades para ambos os lados, Gil Dias e Mamageishvili estiveram perto do golo para o Famalicão, enquanto Barbero e Gozálbez criaram perigo para o Arouca.

Bombeiros Voluntários de Famalicão de luto pela morte de colega do Quadro de Honra

Os Bombeiros Voluntários de Famalicão estão de luto pelo falecimento de Jorge Manuel Marques Araújo, bombeiro do Quadro de Honra da corporação.

Em nota publicada nas redes sociais, a instituição expressou “profundo pesar” pela morte de quem ingressou no corpo de bombeiros a 7 de março de 1981 e que “se distinguiu pelo exemplo de dedicação, coragem e espírito de serviço à comunidade”.

Na mesma mensagem, a Direção, o Comando e todo o Corpo Ativo apresentaram “as mais sentidas condolências à família e amigos”, e destacam o “compromisso inabalável com a causa dos bombeiros” e o legado deixado às novas gerações.

O funeral realiza-se esta segunda-feira, às 9h00, na igreja matriz velha de Vila Nova de Famalicão.

Famalicão: Ana Marinho vence prova de 10km em Espanha e bate recorde pessoal

A atleta famalicense bateu, este domingo, o seu recorde pessoal nos 10km. Tinha 34:12 e agora cifra-se nos 33:41.

O feito foi conseguido na 19.º Corrida Popular da Corunha, com Ana Marinho a ser quarta da geral e vencedora em sub-23. Na prova participaram 3500 atletas.

Famalicão: Um ferido em colisão entre carros na Ponte da Minhoteira

Uma pessoa ficou ferida, na tarde deste domingo, na sequência de uma colisão entre duas viaturas, na Ponte da Minhoteira, na freguesia de Arnoso Sta Eulália, em Famalicão.

O acidente aconteceu cerca das 12h50, sendo que para o local foram acionados os B.V.Famalicenses.

A vítima foi encaminhada para o hospital de Famalicão com ferimentos considerados ligeiros.

A GNR foi acionada para o local.