Famalicão espera milhares de pessoas nas «maiores Antoninas de sempre»

Têm início, na próxima quarta-feira, as Festas Antoninas. O município antecipa que as festividades deste ano «são as maiores de sempre», com o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, a sublinhar que se trata da «maior celebração da tradição, história e identidade do concelho famalicense. As Antoninas são feitas para as pessoas e pelas pessoas e, por isso, merecem ser vividas intensamente por todos nós».

A Câmara Municipal antecipa a presença de milhares de pessoas, desde logo na noite de 12 de junho quando mais de mil marchantes proporcionaram o desfile das Marchas Antoninas. O momento é um dos pontos altos das festas concelhias. Pelo centro da cidade, em direção aos Paços do Concelho, contam-se 8 marchas. A primeira a desfilar é a marcha da Fraternidade Nun’Alvares, de Vale S. Cosme, uma das estreias do ano. O desfile segue com a Casa do Povo de Ruivães, da LACS – Associação Cultural S. Salvador da Lagoa, da União de Freguesias de Gondifelos, Cavalões e Outiz, da Associação Recreativa e Cultural de Antas, da Associação Cultural e Desportiva de S. Martinho de Brufe, da Associação Recreativa e Cultural Flor do Monte – Carreira e da Associação Cultural e Recreativa S. Pedro de Riba D’Ave.

Recentemente classificadas como Património Cultural Imaterial de Portugal, as Festas Antoninas abrem na noite de quarta-feira, dia, 7 de junho, com o concerto dos Xutos & Pontapés (22 horas, Praça D. Maria II) que regressam treze anos depois desde o último concerto no concelho, em 2010. A banda portuguesa, que tem celebrado ao vivo os 35 anos do álbum “Circo de Feras”, é cabeça de cartaz de um programa para todos os gostos e idades que conta também com Maninho e T-Rex, o famalicense Costinha, entre outros nomes.

São cerca de quarenta atividades distribuídas por sete dias de festa onde não faltará a sardinha assada, as farturas, o manjerico, o algodão doce, os carrosséis, os bailaricos ao som da música popular, a etnografia e o folclore, as marchas infantis, momentos de desporto, como o tradicional Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado, e as celebrações de culto ao padroeiro, como a missa e a procissão em honra de Santo António e a distribuição do chamado Pão de Santo António.

Programa completo em www.famalicao.pt.

 

7 Comments

  1. Emília Castro exatamente , em Famalicão agora está uma tristeza , em questão de estacionamentos mais vale estar em casa , uma pessoa corre tudo e não encontra um sítio para estacionar só é bom para uma pessoa se enervar , está uma 💩

  2. Rita Fonseca não preciso estou dentro da festa mas beijo a preocupação dos condutores

  3. Emília Castro não me ofendeu em nada de forma alguma. Estacionamento temos imenso. Mas as festas têm que ser feitas em algum lado e faz todo o sentido que sejam no centro da cidade como sempre foi. Em volta existe imenso estacionamento, basta apenas que as pessoas estejam dispostas a andar um pouco a pé desde o estacionamento até à festa. Nestes dias vale tudo, até estacionar em cima dos passeios entre outros, só não vale levar o carro para dentro da festa! Sempre foi assim minha senhora, só que as pessoas desde há poucos anos atrás e que se lembram de reclamar de tudo. Se há festa criticam tudo, se não há tudo criticam. Não se pode agradar a toda a gente🤷‍♀️

  4. Rita Fonseca eu não preciso levar o carro para dentro da festa mas e a verdade só não vê quem não quer o caus que e com o estacionamento na nossa cidade mas desculpe se ofendi

  5. Emília Castro o povo arranja sempre onde estacionar. Também não quer levar o carro para dentro da festa pois não?!

  6. Vai lá a festa e estacionas o carro em cima da tua cabeça porque não há um lugarzinho um buraco para por o carro

Deixe um comentário

Famalicão: Francisco Rodrigues vence “meia” de Ovar

O atleta famalicense, que representa o SC Braga, venceu a Meia Maratona de Ovar. Na prova disputada este domingo, Francisco Rodrigues completou a distância em 1:05:03, seguido de Bernardo Rocha, em 1:06:11. Em terceiro lugar ficou Said Ameqrane, com 1:06:38.
Com esta vitória, Francisco Rodrigues mostra que está num bom momento de forma, depois de ter vencido, no fim de semana passado, mais uma edição da Corrida REN, entre Pedome e Oliveira Santa Maria, no concelho de VN Famalicão.

Famalicão esmaga (18-0) na Taça de Portugal

O FC Famalicão goleou, 18-0, o Castêlo da Maia na primeira eliminatória da Taça de Portugal. Na tarde deste domingo, no campo n.º 2 do Estádio Municipal, o conjunto famalicense chegou ao intervalo a vencer por 10-0.

Para esta goleada contribuíram Andreia Freitas, Sara Teixeira, Rita Dias (2), Catarina Pinto (3), Diana Meriva (4), Lexy Smith (2), Filipa Manso-Predo (2) e Matilde Silva.

A diferença entre equipas – Famalicão compete na 2.ª divisão e o Castêlo na 4.ª – ficou bem patente pelo resultado expressivo que se verificou.

Famalicão empata em Arouca com golo aos 86 minutos

O Famalicão arrancou um ponto em Arouca, este domingo à tarde, ao empatar 1-1 na 8.ª jornada da I Liga.

A equipa da casa adiantou-se no marcador aos 58 minutos, com Alfonso Trezza a aproveitar uma sobra na área para bater Lazar Carević. Quando tudo indicava que os três pontos ficariam em Arouca, Justin de Haas marcou de livre direto aos 86 minutos e salvou o empate para os famalicenses.

O jogo foi equilibrado, com oportunidades para ambos os lados, Gil Dias e Mamageishvili estiveram perto do golo para o Famalicão, enquanto Barbero e Gozálbez criaram perigo para o Arouca.

Bombeiros Voluntários de Famalicão de luto pela morte de colega do Quadro de Honra

Os Bombeiros Voluntários de Famalicão estão de luto pelo falecimento de Jorge Manuel Marques Araújo, bombeiro do Quadro de Honra da corporação.

Em nota publicada nas redes sociais, a instituição expressou “profundo pesar” pela morte de quem ingressou no corpo de bombeiros a 7 de março de 1981 e que “se distinguiu pelo exemplo de dedicação, coragem e espírito de serviço à comunidade”.

Na mesma mensagem, a Direção, o Comando e todo o Corpo Ativo apresentaram “as mais sentidas condolências à família e amigos”, e destacam o “compromisso inabalável com a causa dos bombeiros” e o legado deixado às novas gerações.

O funeral realiza-se esta segunda-feira, às 9h00, na igreja matriz velha de Vila Nova de Famalicão.

Famalicão: Ana Marinho vence prova de 10km em Espanha e bate recorde pessoal

A atleta famalicense bateu, este domingo, o seu recorde pessoal nos 10km. Tinha 34:12 e agora cifra-se nos 33:41.

O feito foi conseguido na 19.º Corrida Popular da Corunha, com Ana Marinho a ser quarta da geral e vencedora em sub-23. Na prova participaram 3500 atletas.

Famalicão: Um ferido em colisão entre carros na Ponte da Minhoteira

Uma pessoa ficou ferida, na tarde deste domingo, na sequência de uma colisão entre duas viaturas, na Ponte da Minhoteira, na freguesia de Arnoso Sta Eulália, em Famalicão.

O acidente aconteceu cerca das 12h50, sendo que para o local foram acionados os B.V.Famalicenses.

A vítima foi encaminhada para o hospital de Famalicão com ferimentos considerados ligeiros.

A GNR foi acionada para o local.