Famalicão: Esta terça-feira, duas listas lutam pela liderança da ACIF

Esta terça-feira, 22 de abril, a Associação Comercial e Industrial de Famalicão vai a votos para escolher um novo presidente, que substituirá Xavier Ferreira, no cargo deste 2015. O ato eleitoral, com duas listas, decorre entre as 14h00 e as 18h00, na sede da ACIF, na Rua Adriano Pinto Basto, 94, 1.º andar.

Carlos Correia encabeça a lista A, que incorpora alguns dos elementos da anterior direção, a começar pelo cabeça de lista que era vice-presidente da direção. Entretanto, surgiu outra lista, liderada por Hélder Costa.

A lista de Carlos Correia tem Xavier Ferreira como candidato à Assembleia Geral, e Miguel Freitas como candidato ao Conselho Fiscal.

Hélder Costa (lista B) escolheu Ana Maria Silva, da empresa Egosport, para a Assembleia Geral, e Cristina Correia, da Churrascaria Lafões, para o Conselho Fiscal.

Carlos Correia sustenta que a sua lista tem alguns elementos da anterior direção, «com experiência de organização da ACIF», e 14 pessoas diferentes que «têm novas ideias e outra energia», para «fortalecer o comércio e a indústria local com projetos inovadores e soluções eficazes para os desafios do setor».

O candidato da lista B acredita ser portador de uma proposta mobilizadora para «empreender a mudança» no comércio, na indústria e nos serviços, que diz não vir para dividir, mas para construir.

Quanto a propostas concretas, Carlos Correia afirma que um dos maiores desafios é o projeto dos Bairros Comerciais Digitais. «O comércio mudou rapidamente, fazem-se muitas transações online, e o comércio local terá que se adaptar a essa nova realidade», realça. A estratégia passa por criar uma plataforma de fácil utilização, para as pessoas instalarem nos seus telemóveis. Um dos grandes desafios será mobilizar os comerciantes nesse sentido, sabendo que alguns já têm mais idade e menos vocação para as novas tecnologias. Contudo, o candidato sustenta que a sua equipa tem pessoas com conhecimento técnico suficiente para a concretização deste projeto.

A cooperação institucional é outro dos propósitos de Carlos Correia. «Temos tido projetos com a Câmara, mas queremos aprofundar mais essa relação. Temos a campanha de Natal que já existe há muitos anos e, mais recente, o projeto dos Bairros Comerciais Digitais. É fundamental trabalharmos em conjunto e partilharmos sinergias», responde Carlos Correia.

Hélder Costa, empresário e fundador da FILBOAT, e rosto da Lista B às próximas eleições da Associação Comercial e Industrial de Famalicão, assenta a sua candidatura em três eixos: “Inovar + Digitalizar + Impulsionar” que, segundo Hélder Costa, se traduzem em 10 medidas consideradas «decisivas» para o futuro da Associação. Entre elas, a valorização dos empresários locais, a modernização dos serviços da associação e o impulso ao desenvolvimento económico sustentável de Famalicão. «Queremos dar à ACIF a dimensão que a mesma é merecedora no panorama empresarial do concelho».

«A nossa candidatura nasce da convicção de que a ACIF precisa de um novo impulso e de uma visão mais alinhada com os desafios reais dos empresários de Famalicão. Queremos uma associação mais próxima, moderna e útil, com capacidade para escutar, agir e criar valor. Não é uma candidatura para dividir, mas para construir — com ambição, profissionalismo e espírito de missão», afirma Hélder Costa.

Os dois candidatos pugnam, também, pelo crescimento da base de associados da associação, com particular destaque para a indústria.

Deixe um comentário

Famalicão: Francisco Rodrigues vence “meia” de Ovar

O atleta famalicense, que representa o SC Braga, venceu a Meia Maratona de Ovar. Na prova disputada este domingo, Francisco Rodrigues completou a distância em 1:05:03, seguido de Bernardo Rocha, em 1:06:11. Em terceiro lugar ficou Said Ameqrane, com 1:06:38.
Com esta vitória, Francisco Rodrigues mostra que está num bom momento de forma, depois de ter vencido, no fim de semana passado, mais uma edição da Corrida REN, entre Pedome e Oliveira Santa Maria, no concelho de VN Famalicão.

Famalicão esmaga (18-0) na Taça de Portugal

O FC Famalicão goleou, 18-0, o Castêlo da Maia na primeira eliminatória da Taça de Portugal. Na tarde deste domingo, no campo n.º 2 do Estádio Municipal, o conjunto famalicense chegou ao intervalo a vencer por 10-0.

Para esta goleada contribuíram Andreia Freitas, Sara Teixeira, Rita Dias (2), Catarina Pinto (3), Diana Meriva (4), Lexy Smith (2), Filipa Manso-Predo (2) e Matilde Silva.

A diferença entre equipas – Famalicão compete na 2.ª divisão e o Castêlo na 4.ª – ficou bem patente pelo resultado expressivo que se verificou.

Famalicão empata em Arouca com golo aos 86 minutos

O Famalicão arrancou um ponto em Arouca, este domingo à tarde, ao empatar 1-1 na 8.ª jornada da I Liga.

A equipa da casa adiantou-se no marcador aos 58 minutos, com Alfonso Trezza a aproveitar uma sobra na área para bater Lazar Carević. Quando tudo indicava que os três pontos ficariam em Arouca, Justin de Haas marcou de livre direto aos 86 minutos e salvou o empate para os famalicenses.

O jogo foi equilibrado, com oportunidades para ambos os lados, Gil Dias e Mamageishvili estiveram perto do golo para o Famalicão, enquanto Barbero e Gozálbez criaram perigo para o Arouca.

Bombeiros Voluntários de Famalicão de luto pela morte de colega do Quadro de Honra

Os Bombeiros Voluntários de Famalicão estão de luto pelo falecimento de Jorge Manuel Marques Araújo, bombeiro do Quadro de Honra da corporação.

Em nota publicada nas redes sociais, a instituição expressou “profundo pesar” pela morte de quem ingressou no corpo de bombeiros a 7 de março de 1981 e que “se distinguiu pelo exemplo de dedicação, coragem e espírito de serviço à comunidade”.

Na mesma mensagem, a Direção, o Comando e todo o Corpo Ativo apresentaram “as mais sentidas condolências à família e amigos”, e destacam o “compromisso inabalável com a causa dos bombeiros” e o legado deixado às novas gerações.

O funeral realiza-se esta segunda-feira, às 9h00, na igreja matriz velha de Vila Nova de Famalicão.

Famalicão: Ana Marinho vence prova de 10km em Espanha e bate recorde pessoal

A atleta famalicense bateu, este domingo, o seu recorde pessoal nos 10km. Tinha 34:12 e agora cifra-se nos 33:41.

O feito foi conseguido na 19.º Corrida Popular da Corunha, com Ana Marinho a ser quarta da geral e vencedora em sub-23. Na prova participaram 3500 atletas.

Famalicão: Um ferido em colisão entre carros na Ponte da Minhoteira

Uma pessoa ficou ferida, na tarde deste domingo, na sequência de uma colisão entre duas viaturas, na Ponte da Minhoteira, na freguesia de Arnoso Sta Eulália, em Famalicão.

O acidente aconteceu cerca das 12h50, sendo que para o local foram acionados os B.V.Famalicenses.

A vítima foi encaminhada para o hospital de Famalicão com ferimentos considerados ligeiros.

A GNR foi acionada para o local.