
O Grupo Recreativo de Gavião celebrou esta quinta-feira, dia 6 de março, o 50.º aniversário e para assinalar a data inaugurou a sede nova, que é também a primeira em cinco décadas. São dois contentores, que foram reestruturados, modernizados e equipados. Fica situada no Parque Desportivo das Ribeiras.
A festa contou com muitos amigos do clube, alguns dos fundadores, e vários convidados. O padre Domingos Machado benzeu as instalações; o presidente da Junta, António Emídio, e o presidente da Câmara, Mário Passos, representaram duas das entidades que contribuíram para que a sede se tornasse uma realidade.
Os participantes cantaram os parabéns ao clube, brindaram com champanhe e houve fogo de artifício. Uma festa digna de registo porque o sonho de uma sede própria era muito antigo e pôde finalmente ser concretizado. Por isso, António Oliveira, presidente do clube, mostrou-se emocionado e agradecido. Quando chegou o momento de fazer o discurso chamou ao palco toda a sua equipa, a quem agradeceu a colaboração. Tinha também a seu lado o presidente da Câmara, a quem pediu mais apoio para continuar a fazer crescer o clube, em praticantes e em modalidades, em consonância com o crescimento populacional da freguesia. A coletividade sonha também com um espaço multiusos.
Segundo o presidente do Grupo Recreativo de Gavião, o clube segue em frente com mais confiança no futuro. A sede «moderna e acolhedora é a imagem que queremos transmitir», concluiu.
Mário Passos, que teve a seu lado o vereador do Desporto, Pedro Oliveira, disse que a Câmara continuará a ajudar o GR de Gavião, mas preferiu fazer uma retrospetiva ao passado, enaltecendo a coletividade porque «apesar não ter sede própria nunca foi passiva», disse. O autarca valorizou o trabalho de todas as coletividades e associações pelo «trabalho de proximidade à comunidade, em áreas tão importantes como o desporto, a cultura, a solidariedade ou o lazer». Ainda sobre o GR Gavião, «parabéns pela promoção do desporto, da cultura e de comunidade», notando que a nova sede «servirá para continuarem a desenvolver o trabalho meritório que foi manifestado nos últimos 50 anos».
O presidente da Junta, António Emídio, mostrou-se agradecido pelo trabalho e persistência do Grupo Recreativo de Gavião, ajudando «a capacitar esta freguesia e dar melhores condições para quem cá vive».
Este foi o primeiro momento evocativo dos 50 anos. Em abril, no dia 12, a partir das 17h30, a Casa das Artes recebe a Gala comemorativa, momento de tributo e de várias homenagens, bem como a apresentação de uma revista celebrativa da história do clube. Um trabalho que resulta de uma busca intensiva sobre o passado desta popular coletividade e que também contempla vários depoimentos de destacadas figuras do concelho de Famalicão.