Famalicão: Inscrições abertas para o XIII Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado

Estão abertas as inscrições para a 13ª edição do Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado, uma prova organizada pelo Município de Vila Nova de Famalicão em colaboração com a Associação de Atletismo de Braga.

A prova que integra o programa desportivo das Festas Antoninas está agendada para o dia 9 de junho, às 10h00, com partida e chegada no Parque da Juventude de Famalicão. Inclui uma corrida de 10 kms e uma caminhada de 6 km.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até ao dia 6 de junho, presencialmente nos Complexos de Piscinas Municipais, no Famalicão em Forma e na Casa da Cultura ou online através do site www.famalicaodesportivo.pt e www.aabraga.pt .

O regulamento da prova encontra-se disponível para consulta nos locais de inscrição.

2 Comments

Deixe um comentário

Mau tempo: Chuva e trovoada para a tarde desta sexta-feira (aviso amarelo)

O tempo cinzento está de regresso esta sexta-feira, com especial destaque para o período da tarde onde, segundo o IPMA, irá vigorar um aviso amarelo.

De acordo com os dados disponíveis, todo o continente estará com esse alerta meteorológico. Para a região do Minho, a previsão aponta para períodos de chuva, que podem ser fortes e acompanhados de trovoadas frequentes.

O aviso estará em vigor entre as 12h00 e as 21h00.

Famalicão: PSP controla trânsito com radar dias 21 e 23 de maio

psp agente transito policia radar operacao velocidade estrada

A PSP já divulgou as operações de controle de velocidade nas estradas de norte a sul do pais.

De acordo com a planificação, Vila Nova de Famalicão terá duas opções, marcadas para os dias 21 e 23, em plena estrada nacional 14. A primeira vai acontecer entre as 09h00 e as 11h00, sendo que a segunda está marcada para o período entre as 16h00 e as 18h00.

 

Portugal: Quem manda sabe menos mas quem faz tem mais estudos – é esta a realidade do mercado de trabalho

Em Portugal, os trabalhadores são, em média, mais qualificados do que os patrões. Cerca de 34% têm ensino superior, contra 28% dos empregadores. No entanto, um quarto dos trabalhadores recebe apenas o salário mínimo.

O salário médio anual é dos mais baixos da União Europeia (22.293€), ficando 30% abaixo do espanhol. Além disso, 42% dos empregadores portugueses têm apenas o ensino básico ou nenhum, o valor mais alto entre os países da UE com dados disponíveis.

Nos últimos 10 anos, o número de trabalhadores com ensino superior cresceu 62%. Há também mais trabalhadores estrangeiros – quase 300 mil, maioritariamente de fora da UE.

O estudo da Pordata mostra ainda que os salários subiram 24% entre 2019 e 2023, mas os preços das casas subiram 45% no mesmo período.

Famalicão: Maias voltam a colorir o Agrupamento de Escolas D. Sancho I

O Agrupamento de Escolas D. Sancho I mantém a tradição de celebrar as Maias, prática enraizada na cultura minhota e que voltou a encher de cor as janelas e portas das escolas do agrupamento, na madrugada de 1 de maio. Os arranjos florais foram elaborados por alunos, professores, funcionários e encarregados de educação.

A comunidade escolar envolveu-se, assim e com entusiasmo, na elaboração dos arranjos florais, transformando esta atividade «numa verdadeira manifestação artística e cultural». Para além da criação das maias, a diretora Helena Pereira refere que as turmas exploraram, em sala de aula, as origens desta tradição, analisando lendas, símbolos e significados associados a esta expressão do património imaterial.

Todas as escolas do Agrupamento estiveram envolvidas nesta celebração — desde o pré-escolar até ao ensino secundário, incluindo o ensino de adultos — «tornando esta iniciativa verdadeiramente inclusiva e representativa da diversidade educativa do agrupamento», nota a diretora.

Num gesto simbólico, foi oferecida uma maia ao município, propondo que esta seja colocada numa das janelas da Câmara Municipal, como sinal «de uma possível parceria que poderá tornar Vila Nova de Famalicão uma referência no renascimento desta tradição», deseja Helena Pereira.

A tradição das Maias, que remonta a tempos pagãos e que mais tarde foi reinterpretada com significados religiosos e simbólicos, consiste na decoração com flores — geralmente amarelas e muitas vezes dispostas em coroas — como forma de afastar os maus espíritos, proteger os lares e celebrar o triunfo da primavera e da natureza. Entre lendas e crenças, diz-se que esta prática visava impedir a entrada de bruxas, o ataque de “burros” ao gado ou o acesso do diabo às casas, já que se acreditava que nesta noite “o mal andava à solta”.

Famalicão: Visita ao último «é um jogo importante, porque ainda temos os nossos objetivos»

Otar Mamageishvili fez esta quinta-feira a antevisão ao jogo entre SC Farense e o FC Famalicão, da 32.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Para o encontro marcado para o próximo sábado, às 15h30, no Estádio São Luís, casa do último classificado, o médio fala de «um jogo importante para nós, porque temos os nossos objetivos e continuamos a trabalhar no duro».

O jovem georgiano, que chegou ao Famalicão em janeiro deste ano, reconhece que «a equipa está bem. Marcamos muitos golos nas últimas dez partidas», mas os jogos no campeonato português «não são fáceis. O campeonato é muito bom, tem bons jogadores e boas equipas», referiu aos canais do clube.

Sobre a sua experiência em Portugal, diz sentir-se «muito feliz» e agradece aos companheiros e a todo o staff a «boa adaptação» ao clube, cujas condições da Academia são elogiadas. «Permitem-nos melhorarmos as nossas capacidades individuais e coletivas».

A três jornadas do final do campeonato, o Farense é último, com 21 pontos, enquanto que os famalicenses ocupam um tranquilo sétimo lugar, com 44 pontos.

Famalicão: Homem foge com carrinha de uma obra enquanto descarregavam material

Na manhã da última terça feira, cerca das 11h40, a carrinha da imagem foi furtada por um homem, nas proximidades da estação da comboios da freguesia de Nine, em Vila Nova de Famalicão.

Ao que a Cidade Hoje apurou, o ladrão aproveitou-se do facto de estarem a descarregar material do veículo para, de uma forma muito rápida, aceder ao local do condutor e arrancar a alta velocidade.

Uma testemunha diz que não consegue descrever o indivíduo, apenas afirmar que lhe pareceu ser alto e estar bem vestido, uma vez que a sua passagem por aquele local foi bastante discreta.

O caso foi reportado às autoridades que agora investigam.