
O Museu Bernardino Machado vai acolher a exposição itinerante da Assembleia da República: “Joshua Benoliel: Repórter Parlamentar (1906-1924)”, um dos mais importantes repórteres fotográficos no início do século XX. Na sua obra estão presentes todos os acontecimentos de grande destaque da época, desde as cerimónias dos últimos anos da Monarquia Constitucional à implantação da República, das diversas revoltas ao longo da I República à Grande Guerra de 1914-1918.
A inauguração acontece esta sexta-feira, 7 de julho, pelas 18h, na sala de exposições temporárias da unidade museológica famalicense. Vai estar patente até dia 13 de agosto, com entrada gratuita, e acessível durante o normal período de funcionamento do Museu Bernardino Machado.
Joshua Benoliel (1873-1932) foi um dos mais importantes repórteres fotográficos no início do século XX. Teve uma vasta produção que ultrapassa os 60.000 clichés, divulgados essencialmente no jornal ‘O Século’ e na revista ‘Illustração Portugueza’.
Refira-se que o Museu Bernardino Machado é uma unidade museológica dedicada à vida e obra do ex-Presidente da República, tendo nascido da estreita colaboração entre a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e os seus descendentes. Está instalado no antigo Palacete Barão da Trovisqueira, localizado na rua Adriano Pinto Basto, em Famalicão, e está aberto de terça a sexta-feira das 10h às 17h30, ao sábado e domingo, das 10h às 12h30 e das 14h30 às 17h30. Encerra às segundas-feiras, no sábado de Páscoa, nos dias 24 e 31 de dezembro, e nos feriados nacionais.