Famalicão: Nova Acrópole organiza caminhada cultural

A Nova Acrópole de Famalicão organiza, no próximo sábado, uma caminhada cultural pelas ruas da cidade. Decorrerá entre as 10 e as 13 horas, com início junto ao Museu Bernardino Machado, que é o ponto de encontro. A participação é livre com inscrição: https://forms.gle/RJ124cTJUmw9xMyt9.

Uma oportunidade de convívio, de conhecimento da história de Famalicão e de projeção do seu futuro. É convidado António Cândido de Oliveira, professor catedrático jubilado da Universidade do Minho.

As caminhadas culturais da Nova Acrópole fazem parte do projeto “Origens e Tradições de Vila Nova de Famalicão”, onde se pretende reavivar a memória da cidade e resgatar a essência de tradições e costumes que fazem a identidade famalicense. Iniciado em 2017, este projeto de voluntariado cultural já organizou mais de dez caminhadas, com destaca para a promoção da cultura castreja do concelho.

Em caso de mau tempo para a saída, mantém-se a apresentação de António Cândido de Oliveira, no Museu Bernardino Machado

Entretanto, a Nova Acrópole vai participar no Mercado do Voluntariado, que vai decorrer na Praça D. Maria II, no próximo fim de semana, das 9h30 às 18 horas. Uma mostra que contará com várias associações de voluntariado, com trabalho desenvolvido em prol da comunidade famalicense.

A Nova Acrópole Famalicão está na cidade há 8 anos, e há 44 anos em Portugal, como parte da Organização Internacional Nova Acrópole.

Desenvolve voluntariado nas áreas da Cultura e da Filosofia, com cursos de Filosofia Prática, Formação de Voluntários, Palestras e Seminários. É parceira da UNESCO, na celebração do Dia Mundial da Filosofia, que este ano será assinalado na quinta-feira, 16 de novembro.

 

Deixe um comentário

Famalicão: Quatro detidos nas últimas horas, entre os 19 e 33 anos

Na madrugada desta terça-feira, no decorrer de uma fiscalização rodoviária, a PSP deteve um cidadão de 30 anos pelo crime de tráfico de estupefacientes, tendo sido apreendida liamba suficiente para cerca de 43 doses.

Horas antes foi detido um homem de 33 anos pelo crime de condução ilegal, tendo a carta de condução caducada definitivamente.

E ainda em Famalicão, a PSP deteve também dois jovens de 19 e 21 anos por posse de armas proibidas. No âmbito de um patrulhamento preventivo, o condutor do veículo tinha no interior da viatura um taco de basebol que foi apreendido e o ocupante no lugar do passageiro tinha em sua posse uma faca e um petardo, que foram igualmente apreendidos pela PSP.

Os quatro detidos por diferentes crimes foram notificados para comparecer no Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão.

Famalicão: Paulinho Roxo é o novo treinador da equipa de futsal

A equipa de futsal do FC Famalicão, que este sábado começa a disputar a fase de subida à Liga Placard, tem um novo treinador.

Trata-se de Paulinho Roxo, que substitui Cláudio Martins que vai abraçar um novo projeto.

O novo treinador está “muito feliz por aqui estar, confiante naquilo que é a capacidade deste plantel e muito motivado para começar a trabalhar. Até porque conheço muitos de quando ainda estava dentro da quadra”.

Jogador com um largo percurso pelo futsal nacional, Paulinho Roxo era, até agora, treinador do ADC Nogueiró e Tenões, mas aceitou o desafio de treinar o FC Famalicão na segunda fase do Campeonato Nacional de futsal, que começa sábado.

“Conheço muito bem toda a equipa e já estava a preparar o campeonato e,
portanto, por aí estamos preparados. Sei bem do desafio e vamos todos focar-nos num objetivo comum, que é o de ganhar jogo a jogo, e estar na luta pelos primeiros lugares”, acrescentou o treinador.
Paulinho Roxo já orientou o primeiro treino da semana e vai estrear-se no banco no próximo sábado, no jogo da 1ª jornada da segunda fase do Campeonato Nacional de futsal da segunda divisão, partida frente ao
Belenenses, a realizar no pavilhão das Lameiras às 18H00.
“Espero contar com os adeptos e que venham ao pavilhão apoiar os jogadores”, pediu Paulinho Roxo na sua apresentação, esta segunda-feira.

Famalicão: Junta de Freguesia de Vermoim entrega mais um vale de natalidade

A Junta de Freguesia de Vermoim atribuiu mais um vale de natalidade no valor de 400 euros. Mais uma família que recebe apoio. No ano de 2024, esta Junta de Freguesia distribuiu pelas famílias dos recém-nascidos 9600 euros em vales.

Desta vez foi o Gonçalo o beneficiário, que recebeu ainda grátis um voucher para a primeira consulta de pediatria na Clínica Himese.

Este incentivo à natalidade, para todas as famílias residentes na freguesia, resulta da aposta do executivo local numa comunidade inclusiva e acolhedora para todos os seus habitantes, desde o primeiro dia de vida.

Famalicão: Câmara lança concurso de mais de 1 milhão para reabilitar Complexo Habitacional de Lousado

Na próxima reunião de Câmara, esta quinta-feira, vai ser discutida e votada a decisão de contratar para reabilitar as 41 habitações sociais do Complexo Habitacional de Lousado, ao abrigo do programa 1.º Direito, associado ao PRR. O preço base é de 1.067. 771,95 e o prazo de execução é de um ano.

Entre as obras previstas para estas habitações sociais, propriedade do município, estão a melhoria das condições térmicas, a reparação da cobertura e de pavimentos, pintura de paredes, substituição de caixilharias e estores, entre outras obras de melhoria.

 

Famalicão: Ballas Júnior abre nacional de enduro com um quinto lugar

No passado domingo, em Góis, Paulo Ballas Júnior começou o Campeonato Nacional de Enduro com um quinto lugar na Classe Open.

O jovem piloto famalicense conseguiu, em duas especiais, um terceiro lugar, numa prova marcada por muita chuva, vento e lama.

O Campeonato Nacional de Enduro prossegue com a primeira jornada dupla da temporada, que terá lugar em Santa Marta de Penaguião no fim de semana de 15 e 16 de fevereiro.

Foto: Reprodução Facebook

Famalicão: Eduardo Oliveira apresenta a equipa da campanha para as autárquicas

A estrutura de campanha de Eduardo Oliveira, candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal de Famalicão, é composta por Nuno Miguel Esteves, como diretor, que é gerente do Banco CTT de Braga e presidente da Mesa da Comissão Política Concelhia de Famalicão. Em declarações, frisou que «a campanha vai passar muito pela proximidade» às pessoas, para «ouvir os seus anseios», disse.

Ivo Sá Machado assume a responsabilidade pelo programa autárquico, que será elaborado por áreas, prometendo um fórum por cada uma, e apresentado em junho. Manifestou, ainda, as suas dúvidas quanto à situação das contas públicas do município, que quer ver esclarecidas.

António Martinho Fernandes, da Secção do Partido Socialista de Riba D’Ave, e Alexandra Moreira, que integra a Assembleia da União de Freguesias de Antas e Abade de Vermoim, serão os coordenadores de comunicação com as freguesias.

Fazem ainda parte Paulo Costa, contabilista certificado, que será o diretor financeiro, e Rodrigo Viana de Freitas, CEO da Central de Informação, o coordenador geral de comunicação.

Eduardo Oliveira resume a equipa como tendo «experiência, compromisso e profundo conhecimento do concelho».