Famalicão: Projeto da ATC recebe 43 mil euros do BPI e Fundação “La Caixa”

A Associação Teatro Construção, de Joane, foi contemplada pelo BPI e Fundação “la Caixa” com um prémio no valor de 43.160 mil euros. Em causa o projeto de “Desenvolvimento através da Cultura e da Arte”. O objetivo passa por mitigar os problemas comportamentais das crianças, promovendo o desenvolvimento através da arte da cultura, explorando as suas emoções e melhorando as suas ferramentas de comunicação e interação. Procura, ainda, realizar oficinas de teatro e de parentalidade, criando um espaço seguro e de partilha, incluindo espetáculos e atividades na natureza.

Este ano, o BPI Fundação “la Caixa” selecionou 39 projetos sociais a quem vai contemplar com 1,4 milhões de euros. O objetivo geral passa por combater a pobreza na infância e adolescência, sendo que este ano irá contemplar mais de 9 mil beneficiários.

Entre os premiados, encontram-se respostas sociais para a capacitação de competências sociais e emocionais, projetos de requalificação de espaços infantis, programas de desporto inclusivo, ações de cidadania e de combate à discriminação, cursos de educação parental, atividades de educação assistidas por cães e até a gamificação da língua portuguesa.

Na cerimónia de entrega do Prémio Infância 2024, que decorreu esta quinta-feira, dia 12, no Espaço Ágora – BPI All In One, foi salientada a importância de apoiar respostas sociais que permitam enfrentar os desafios da transmissão da pobreza entre gerações.

De acordo com o relatório “Portugal e o Elevador Social: Nascer pobre é uma fatalidade?”, da Nova SBE Economics for Policy Knowledge Center, que teve o apoio do BPI e da Fundação “la Caixa”, uma em cada quatro pessoas que cresceram numa família com baixos recursos financeiros, não consegue sair da situação de pobreza na idade adulta.

Deixe um comentário

Famalicão: PSP coloca radar na EN14 nos dias 15 e 16 de outubro

psp agente transito policia radar operacao velocidade estrada

A PSP já divulgou as operações de controlo de velocidade em Famalicão, neste mês de outubro.

O radar será colocado na Estrada Nacional 14, na Avenida Santiago de Gavião, entre as 09h00 e as 11h00 no dia 15 de outubro e entre as 15h00 e as 17h00 no dia 16.

Famalicão: For3everSpecial promove 3ª mesa redonda “Desafios e vitórias em diferentes realidades”

Esta sexta-feira, pelas 20h00, a Associação For3verSpecial organiza a 3ª mesa redonda do ciclo “Desafios e vitórias em diferentes realidades”, sobre a temática PHDA – Educação, Saúde e Sociedade.

O evento vai decorrer na sede da associação, localizada na rua 15 de julho, nº 93, em Jesufrei e conta com a participação de vários oradores, Otávio Moura, especialista em dislexia e PHDA; o professor Luís Baião, docente de educação especial; e Diana Costa, que partilha a experiência de conciliação entre a vida pessoal e profissional. A moderação da mesa redonda estará a cargo de André Vieira de Castro.

As inscrições já estão encerradas.

Para mais informações contacte eventos@for3verspecial.pt

Famalicão: Também os patudos seniores devem ser amados e adotados

O CROA – Centro de Recolha Animal de Famalicão assinalou, esta quarta-feira, o Dia Internacional do Idoso, juntando sete pessoas e sete animais – o Litos, a Nina, o Charlie, a Tita, a Malu, a Badina e o Nico.

A iniciativa visa lembrar que também os patudos seniores merecem ser celebrados, amados, lembrados… e adotados, porque capazes de um amor incondicional inesgotável.

Esta atividade contou com a participação da Rede de Academias Seniores de Famalicão que ajudou a mostrar que a idade é apenas um número, também para os animais de quatro patas, quando se trata de viver com amor.

«Que este dia nos inspire a dar uma nova oportunidade a quem já deu tanto: os nossos cães seniores», escreve o CROA numa publicação nas redes sociais.

Famalicão: Despiste faz um ferido em Delães

O despiste de um veículo ligeiro, na tarde desta quarta-feira, na Avenida Albino Marques, em Delães, deixou uma pessoa encarcerada.

O alerta foi dado por volta das 13h25 e para o local foi acionada a VMER de Famalicão, a GNR e os Bombeiros Voluntários de Riba de Ave, que transportaram a vítima, com ferimentos ligeiros, para o Hospital de Famalicão.

Famalicão: CHEGA visita Ribeirão FC e elogia a ação das associações

Esta terça-feira, a comissão política do CHEGA visitou o Ribeirão FC, onde conheceu os projetos em curso e as ambições futuras da coletividade.

A comitiva, liderada por Pedro Alves, foi recebida pelo presidente do clube. Pedro Rúben Gomes deu conta da dedicação e do trabalho desenvolvido em prol do desporto, da formação dos jovens e do fortalecimento do espírito comunitário ribeirense.

O partido destaca «o contributo fundamental do Ribeirão FC para a promoção do desporto local, para a integração e formação das novas gerações e para a preservação do associativismo como motor da coesão social». Também dá nota do «orgulho» em ver instituições como o Ribeirão «de manter viva a paixão pelo futebol e pelo associativismo». Promete, por isso, atenção e disponibilidade, «para apoiar quem trabalha pelo bem da nossa terra».

Com esta visita, o partido liderado por Pedro Alves reafirma o seu compromisso de estar próximo das coletividades e instituições «que dão vida ao concelho e que contribuem, diariamente, para o bem-estar da comunidade famalicense».

De sexta a domingo visite a Mostra de Vinhos de Famalicão

De sexta-feira a domingo, dias 3 a 5 de outubro, o Município promove a Mostra de Vinhos de Famalicão, dinamizada pelo Made IN, como forma de promoção dos vinhos verdes produzidos no concelho e aproximação dos produtores locais aos consumidores. A iniciativa vai decorrer no Auchan.

O evento reúne seis produtores de Famalicão vistos como uma referência na vitivinicultura, são eles a Casa Agrícola de Compostela, Castro – Sociedade Agropecuária de Cavalões, Frutivinhos – Cooperativa Agrícola de Famalicão, Morgado de Outiz, Quinta das Pirâmides e VINEVINU. Produtores que vão também marcar presença na 1ª edição do Famalicão Wine Fest agendado para os dias 7, 8 e 9 de novembro, na Praça D. Maria II.

Iniciativas como esta, para além de promover a venda direta ao público, valorizam a identidade agrícola e cultural do concelho, dando visibilidade aos vinhos locais e criando oportunidades de mercado quer a nível regional, quer a nível nacional.