FC Famalicão x FC Porto com lotação esgotada

A partida da décima primeira jornada da I Liga, entre o Famalicão e o Porto terá casa cheia.

O emblema famalicense acaba de anunciar que a lotação do Estádio Municipal está esgotada.

A partida é às 18 horas deste domingo e opõe o quinto classificado, FC Famalicão, com 19 pontos, e o líder do campeonato, o FC Porto, com 28 pontos.

Na antevisão ao jogo, Hugo Oliveira considerou que o Famalicão encara a partida “como um bom desafio para nós, lutando, como sempre, pelos três pontos. Para isso, continuaremos a ser nós próprios. Jogar contra os melhores tem de nos dar mais gozo, mais prazer ainda. A responsabilidade é a de sermos iguais a nós próprios e respeitarmos os nossos adeptos. E eles sabem que nós lutamos pelos três pontos em todos os jogos e neste não vai ser diferente», avisou.

Deixe um comentário

Famalicão: Jovem de 15 anos atropelada na passadeira em Joane (N206)

Uma jovem com 15 anos foi atropelada, ao final da tarde desta segunda-feira, na Avenida Dr. Mário Soares, em Joane, Vila Nova de Famalicão.

O acidente aconteceu cerca das 18h20, enquanto a vítima fazia o atravessamento da avenida através de uma das passadeiras.

Para o socorro foram acionados os B.V.Famalicenses e B.V.Famalicão.

A vítima, com ferimentos ligeiros, foi encaminhada para o Hospital de Famalicão.

A GNR de Joane tomou conta da ocorrência.

Famalicão: Par da Lituânia vence Campeonato do Mundo sub-21

O par Kristupas Mlinskas & Liepa Rudnickaite, da Lituânia, venceu o Campeonato do Mundo de Sub-21 nas 10 danças, competição oficial atribuída pela World DanceSport Federation (WDSF), que decorreu no sábado, dia 8, no pavilhão municipal, durante a 11.ª edição do Famalicão Dança, evento organizado pela Gindança.

Num ambiente glamoroso, cheio de brilho e criatividade, apresentaram-se em palco mais de 30 campeões nacionais, de 17 nacionalidades. A decisão do júri recaiu no par da Lituânia.

O Famalicão Dança voltou também a dar palco à 6.ª e última prova do Circuito Nacional de Dança Desportiva, em latinas e standard, atribuída pela Federação Portuguesa de Dança Desportiva (FPDD), que contou com a participação de cerca de 150 pares de 30 escolas nacionais.

O evento, que contou com a presença de Mário Passos, presidente da Câmara Municipal, e Pedro Oliveira, vice-presidente e vereador do desporto, foi mais um sucesso para a Gindança. A presidente, Anabela Gomes, manifesta o imenso «orgulho» com esta edição. «Hoje o coração está cheio de gratidão».

A Gindança recebeu um voto de louvor da Associação de Dança Desportiva do Baixo Minho pelo trabalho desenvolvido e pela organização do Famalicão Dança. «Sinto-me muito orgulhosa por fazer parte deste projeto, que é feito de paixão, dedicação e muita entrega. Nada disto seria possível sem todos os que acreditam, colaboram e dançam connosco: professores, alunos, famílias e amigos. patrocinadores e parceiros», acrescentou.

A 11.ª edição do Famalicão Dança destacou-se também pela referência ao bicentenário do nascimento do escritor Camilo Castelo Branco, procurando unir a dança à literatura e ao património cultural do concelho.

Peregrinação Jubilar à Sé de Braga gera comunhão entre paroquianos famalicenses

Mais de 1500 pessoas, das 54 paróquias do arciprestado de Famalicão, participaram na Peregrinação Jubilar à Sé de Braga, no contexto do Ano Santo – Jubileu 2025. Uma cerimónia religiosa, presidida pelo arcebispo, D. José Cordeiro, que aconteceu no domingo, dia 9 de novembro, entre o Largo de São Paulo e a Sé. Participaram diversos sacerdotes, conduzidos pelo arcipreste, pe. Nuno Vilas Boas.

A peregrinação incorporou telas com os retratos dos padroeiros das 54 paróquias de Famalicão.

«Trouxestes a imagem dos padroeiros das vossas 54 paróquias e dos dois mosteiros para dizer que não estamos sozinhos, estamos iluminados pelo seu testemunho, pelo seu modelo de vida. Cada padroeiro como que está a dizer a cada um de nós: tu também podes ser santo», salientou D. José Cordeiro. Não significa que são super-heróis, disse, mas «pecadores que se deixaram olhar pelo coração de Deus, que se deixaram amar, que se deixaram perdoar e acolher o caminho das Bem Aventuranças, o caminho da santidade, da felicidade», acrescentou.

Na homilia, D. José Cordeiro lembrou que ninguém consegue fazê-lo sozinho. «Só como povo, uns com os outros, uns para os outros, e nunca uns contra os outros. Também nunca uns sem os outros», disse.

O arcebispo lembrou que este ano, como Arquidiocese, irá simbolicamente a Vila Nova de Famalicão iniciar o Ano Litúrgico Pastoral no próximo dia 29 de novembro, «para que possam ser contagiadas mais pessoas».

Para o padre Nuno Vilas Boas, “comunhão” é a melhor expressão para definir tudo o que aconteceu nesta Peregrinação. «De um momento conseguimos criar esta comunhão. E esta, talvez seja a expressão mais bonita de Igreja. É esta comunhão das 54 paróquias e todo o trabalho que o senhor padre Francisco Carreira [o arcipreste anterior] também fez em Famalicão», disse.

A ideia de levar os santos, em estandarte, partiu dos leigos, em Conselho Pastoral do Arciprestado, com a confiança de que os santos «caminham connosco», referiu o pe. Vilas Boas.

O Arcipreste Padre Nuno Vilas Boas de Famalicão mostrou-se grato ao povo famalicense, afirmando que ainda está a aprender com eles.

Famalicão: Angola volta a chamar Pedro Bondo

Pedro Bondo está convocado pela seleção de Angola para os jogos de preparação com Argentina (14 de novembro) e Guiné Bissau (18 de novembro), com visto ao Campeonato Africano das Nações, que irá decorrer entre dezembro e em janeiro de 2026.

Nesta competição, os Palancas Negras estão integrados no Grupo B, juntamente com Egito, África do Sul e Zimbabué.

Famalicão: Magusto do PS encheu e animou o centro urbano

No passado sábado, o Partido Socialista de Famalicão promoveu o tradicional magusto alusivo ao São Martinho, no centro da cidade. Centenas de pessoas juntaram-se à iniciativa, ao longo da manhã, para saborear castanhas assadas, num ambiente de convívio e proximidade.

A animação na Praça D. Maria II ficou a cargo do grupo Amigos das Concertinas do Rio Este, valorizando uma vez mais, o envolvimento e valorização das associações locais.

Eduardo Oliveira, presidente da Comissão Política do PS de Vila Nova de Famalicão afirma que “o magusto do PS é uma tradição que queremos manter viva, ano após ano. É um momento de encontro, alegria e partilha entre os famalicenses, mas também uma forma de dar vida ao centro urbano e de apoiar o comércio tradicional”.

O deputado socialista destacou ainda a importância de sensibilizar a população para o valor do comércio de proximidade “é essencial para termos uma cidade viva, com emprego, qualidade e segurança nas ruas. O centro urbano deve ser um espaço de encontro, cultura e dinamismo económico”.

Famalicão: Condução ilegal e sob efeito do álcool levou a várias detenções

A PSP deteve no último domingo em Famalicão, três pessoas de 20, 43, e 70 anos, por condução ilegal, por não possuírem carta de condução, estando um deles envolvido num acidente de viação.

Ainda no decorrer do fim de semana, a Polícia de Segurança Pública deteve seis pessoas, em Famalicão, Braga e Guimarães com idades compreendidas entre os 29 e 63 anos, por condução sob efeito do álcool, com uma taxa de alcoolemia superior à permitida por lei.

Os detidos em Famalicão foram notificados para comparecer no Tribunal Judicial da cidade.