Joane sem descanso: Novos focos de incêndio em zona florestal

A vila de Joane está novamente em alerta, pelo surgimento de pelo menos dois novos focos de incêndio.

O novo alerta surgiu na noite desta quinta-feira, por volta das 21h40, e foi dado por populares que começaram a avistar o fogo em dois pontos distintos mas bastante próximos um do outro.

Para o local foram acionados os Bombeiros Voluntários Famalicenses que já pediram o reforço de meios.

Recorde-se que a vila de Joane tem sido, este verão, fustigada por vários incêndios em zona florestal e que até já colocaram casas em risco.

100 Comments

  1. Proibição total de alguém andar pelos montes… sendo que m o faz considerado suspeito de incendiário …os donos de bouças para trabalhos de limpeza e abate de árvores só acompanhados pela autoridade …. ( claro pagos pelo interessado). Seria possível esta medida???
    Também o fazem nas estradas…

  2. Proibição total de alguém andar pelos montes… sendo que m o faz considerado suspeito de incendiário …os donos de bouças para trabalhos de limpeza e abate de árvores só acompanhados pela autoridade …. ( claro pagos pelo interessado). Seria possível esta medida???
    Também o fazem nas estradas…

  3. Proibição total de alguém andar pelos montes… sendo que m o faz considerado suspeito de incendiário …os donos de bouças para trabalhos de limpeza e abate de árvores só acompanhados pela autoridade …. ( claro pagos pelo interessado). Seria possível esta medida???
    Também o fazem nas estradas…

  4. Proibição total de alguém andar pelos montes… sendo que m o faz considerado suspeito de incendiário …os donos de bouças para trabalhos de limpeza e abate de árvores só acompanhados pela autoridade …. ( claro pagos pelo interessado). Seria possível esta medida???
    Também o fazem nas estradas…

  5. Proibição total de alguém andar pelos montes… sendo que m o faz considerado suspeito de incendiário …os donos de bouças para trabalhos de limpeza e abate de árvores só acompanhados pela autoridade …. ( claro pagos pelo interessado). Seria possível esta medida???
    Também o fazem nas estradas…

  6. Proibição total de alguém andar pelos montes… sendo que m o faz considerado suspeito de incendiário …os donos de bouças para trabalhos de limpeza e abate de árvores só acompanhados pela autoridade …. ( claro pagos pelo interessado). Seria possível esta medida???
    Também o fazem nas estradas…

  7. O indivíduo que fez e continua a fazer deve estar orgulhoso da obra…
    As penas deveriam ser mais pesadas para estes assassinos…da natureza ..

  8. O indivíduo que fez e continua a fazer deve estar orgulhoso da obra…
    As penas deveriam ser mais pesadas para estes assassinos…da natureza ..

  9. O indivíduo que fez e continua a fazer deve estar orgulhoso da obra…
    As penas deveriam ser mais pesadas para estes assassinos…da natureza ..

  10. O indivíduo que fez e continua a fazer deve estar orgulhoso da obra…
    As penas deveriam ser mais pesadas para estes assassinos…da natureza ..

  11. O indivíduo que fez e continua a fazer deve estar orgulhoso da obra…
    As penas deveriam ser mais pesadas para estes assassinos…da natureza ..

  12. Isto está a acontecer à 42 dias. É inadmissível. Ninguém faz nada. Já não há paciência😔

  13. Isto está a acontecer à 42 dias. É inadmissível. Ninguém faz nada. Já não há paciência😔

  14. Isto está a acontecer à 42 dias. É inadmissível. Ninguém faz nada. Já não há paciência😔

  15. Isto está a acontecer à 42 dias. É inadmissível. Ninguém faz nada. Já não há paciência😔

  16. Isto está a acontecer à 42 dias. É inadmissível. Ninguém faz nada. Já não há paciência😔

  17. Que fazem as nossas tropas? PJ ,GNR estão de férias!!! porque a proteção civil não funciona.

  18. Que fazem as nossas tropas? PJ ,GNR estão de férias!!! porque a proteção civil não funciona.

  19. Que fazem as nossas tropas? PJ ,GNR estão de férias!!! porque a proteção civil não funciona.

  20. Que fazem as nossas tropas? PJ ,GNR estão de férias!!! porque a proteção civil não funciona.

  21. Que fazem as nossas tropas? PJ ,GNR estão de férias!!! porque a proteção civil não funciona.

  22. Ontem andou uma avioneta branca durante a tarde às voltas no monte de vermoim joane airao. Deve ser coincidência e o vidro com o sol pegou fogo no monte. Ainda anteontem choveu.

  23. Ontem andou uma avioneta branca durante a tarde às voltas no monte de vermoim joane airao. Deve ser coincidência e o vidro com o sol pegou fogo no monte. Ainda anteontem choveu.

  24. Ontem andou uma avioneta branca durante a tarde às voltas no monte de vermoim joane airao. Deve ser coincidência e o vidro com o sol pegou fogo no monte. Ainda anteontem choveu.

  25. Ontem andou uma avioneta branca durante a tarde às voltas no monte de vermoim joane airao. Deve ser coincidência e o vidro com o sol pegou fogo no monte. Ainda anteontem choveu.

  26. Ontem andou uma avioneta branca durante a tarde às voltas no monte de vermoim joane airao. Deve ser coincidência e o vidro com o sol pegou fogo no monte. Ainda anteontem choveu.

  27. E verdade à justiça tem que ser mais dura com os incendiários, obriga-los a pagar o que destruíram, casas ,quintas, animais , fábricas….

  28. E verdade à justiça tem que ser mais dura com os incendiários, obriga-los a pagar o que destruíram, casas ,quintas, animais , fábricas….

  29. E verdade à justiça tem que ser mais dura com os incendiários, obriga-los a pagar o que destruíram, casas ,quintas, animais , fábricas….

  30. E verdade à justiça tem que ser mais dura com os incendiários, obriga-los a pagar o que destruíram, casas ,quintas, animais , fábricas….

  31. E verdade à justiça tem que ser mais dura com os incendiários, obriga-los a pagar o que destruíram, casas ,quintas, animais , fábricas….

  32. Existe muita maldade neste mundo… enquanto os incendiários tiverem justiça leve, o flagelo vai continuar, o que é lamentável 😢

  33. Existe muita maldade neste mundo… enquanto os incendiários tiverem justiça leve, o flagelo vai continuar, o que é lamentável 😢

  34. Existe muita maldade neste mundo… enquanto os incendiários tiverem justiça leve, o flagelo vai continuar, o que é lamentável 😢

  35. Existe muita maldade neste mundo… enquanto os incendiários tiverem justiça leve, o flagelo vai continuar, o que é lamentável 😢

  36. Existe muita maldade neste mundo… enquanto os incendiários tiverem justiça leve, o flagelo vai continuar, o que é lamentável 😢

  37. Acho que so vai parar quando as leis os fizerem pagar bem caro ou a justica popular trabalhar …😤😤😤😤

  38. Acho que so vai parar quando as leis os fizerem pagar bem caro ou a justica popular trabalhar …😤😤😤😤

  39. Acho que so vai parar quando as leis os fizerem pagar bem caro ou a justica popular trabalhar …😤😤😤😤

  40. Tá marcado este ano…. Esse monte tem de arder à força toda…. Não foi à primeira…vai à segunda…terceira…vigézima vez…. Até alguém de uma habitação perto que esteve, ou está em risco perder a cabeça e acertar em alguém…. Depois ele é que vai ser o culpado…. 🙄🙄

  41. Tá marcado este ano…. Esse monte tem de arder à força toda…. Não foi à primeira…vai à segunda…terceira…vigézima vez…. Até alguém de uma habitação perto que esteve, ou está em risco perder a cabeça e acertar em alguém…. Depois ele é que vai ser o culpado…. 🙄🙄

  42. Tá marcado este ano…. Esse monte tem de arder à força toda…. Não foi à primeira…vai à segunda…terceira…vigézima vez…. Até alguém de uma habitação perto que esteve, ou está em risco perder a cabeça e acertar em alguém…. Depois ele é que vai ser o culpado…. 🙄🙄

  43. É o calor que é muito e incendeia o monte!!😤se lhes dessem um bom castigo não haviam tantos incêndios!! é uma tristeza enquanto não arder o que “eles” querem não descansam!!😔

Famalicão: PS quer saneamento e água para todos os famalicenses

Os vereadores socialistas apresentaram uma proposta que visa o acesso de todos os famalicenses a água potável e saneamento. Tendo por base o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 (ODS 6) “Água Potável e Saneamento”, os socialistas propõem que o município assuma «como prioridade atingir uma taxa de cobertura de 100% na rede pública de abastecimento de água, bem como iniciar os trabalhos de requalificação das redes mais antigas (especialmente na área urbana do concelho), visando a sua substituição até 2029».

A proposta assenta na necessidade de assegurar que o concelho «está alinhado com as melhores práticas de sustentabilidade gestão responsável dos recursos hídricos, através de uma abordagem integrada que inclui a gestão de resíduos, a melhoria da qualidade da água, a gestão da água para atividades económicas, o consumo responsável, a redução da poluição e o respeito pelo ambiente e ordenamento do território».

Eduardo Oliveira, presidente da Comissão Política do PS e também vereador, diz que «são inúmeras as situações, de conhecimento de todos famalicenses, de problemas relacionados com saneamento no cento urbano».

Famalicão: Município diz que a Cultura faz parte de um território moderno

Estão a decorrer, durante esta sexta-feira, na biblioteca da Fundação Cupertino de Miranda, os Encontros de Outono, uma organização do Museu Bernardino Machado, que faz parte da rede nacional de museus, com apoio do município de Famalicão.

O tema desta 25.ª edição são “As Relações Luso-Espanholas (1926-1975)”. Todos os anos o tema é diferente, sempre com convidados de relevo. Desta vez, foram convidados Fernando Rosas (Universidade Nova de Lisboa), Ramón Villares (Universidade de Santiago de Compostela); Cristina Clímaco (Universidade de Paris 8); Luís Bigotte Chorão, do Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra, entre vários outros.

Abriu a sessão o presidente da Câmara Municipal de Famalicão. Mário Passos disse que um concelho não basta ser pujante em termos económicos e ter a sua demografia a crescer, como Famalicão, «é preciso apostar na cultura e incentivar o espírito crítico». O autarca diz que é este o caminho que Famalicão quer impulsionar e dá Os Encontros de Outono como um bom exemplo. «Queremos ser, cada vez mais, um território cosmopolita, moderno e promotor de felicidade», frisou o autarca, que foi aos Encontros de Outono acompanhado pela nova vereadora da cultura, Susana Pereira.

Os temas começaram a ser discutidos por Norberto Cunha, coordenador Científico do Museu Bernardino Machado. O professor referiu-se ao tema “As Relações Luso-Espanholas (1926-1975)” como uma oportunidade para abordar as relações de vizinhança, sociais e políticas, e os problemas de fronteira (real ou imaginária) num período em que os dois países atravessavam ditaduras.

Norberto Cunha destacou a importância dos conferencistas e dos temas. Exemplos: “O exílio português em Espanha: entre solidariedades e repressão (1927-1936); “Espanha e Portugal entre a ditadura e a democracia: houve uma transição ibérica?”; “Salazarismo e Franquismo: da Nova Ordem Europeia de 1936-45 à “reserva moral do Ocidente”.

Mercadona participa na campanha do Banco Alimentar contra a Fome

A Mercadona junta-se, uma vez mais, à campanha “Toda a Ajuda Vale” organizada pelo Banco Alimentar Contra a Fome, entre os dias 28 de novembro a 7 de dezembro. A empresa coloca os seus pontos de venda à disposição da campanha, com o objetivo de dar aos seus clientes a possibilidade de participar através de angariação de fundos.

À semelhança de anos anteriores, a colaboração da Mercadona na campanha do Banco Alimentar efetua-se mediante doações monetárias, em múltiplos de 1€, que os clientes poderão realizar no momento da compra, na caixa de pagamento.

A doação em caixa permite responder às necessidades reais dos beneficiários, já que o montante doado será convertido na totalidade em alimentos que os Bancos Alimentares mais precisam e entregues ao longo de todo o ano. Tudo isto com o objetivo de contribuir para melhorar as suas condições de vida.

Na campanha que decorre até 7 de dezembro, a Mercadona irá adicionar ao montante doado pelos clientes uma contribuição extra de 10%. Este valor adicional será totalmente convertido em alimentos e entregue ao Banco Alimentar local.

No total, em 2024, a empresa doou 1 300 toneladas de alimentos, o equivalente a 22 760 carrinhos de compras de bens de primeira necessidade, colaborando com 80 entidades sociais em Portugal.

Famalicão: Vários agentes da PSP agredidos

O aparato registado ao final da manhã desta sexta-feira, junto ao posto da PSP de Famalicão, deveu-se à agressão a vários agentes da PSP.

Ao que a Cidade Hoje apurou, um agente que se encontrava de folga terá sido abordado num estabelecimento comercial por um indivíduo que há algum tempo foi multado por cometer uma contraordenação na estrada. Ao reconhecer o polícia, terá partido para agressão física. Na sequência dos desacatos, foram chamados reforços policiais e o suspeito, que se fazia acompanhar de outras pessoas, acabou por ser detido e levado para o posto da PSP de Famalicão.

Uma vez no posto, o indivíduo ainda conseguiu agredir outros agentes, sendo que um teve de receber tratamento hospital.

O suspeito, a quem lhe foi apreendida uma arma branca, ficou detido e em breve será presente a tribunal para conhecer as medidas de coação.

Famalicão: Detenção gera aparato à porta da PSP

A detenção de um homem, na manhã desta sexta-feira, gerou um forte aparato policial à porta da esquadra da PSP de Famalicão.

Várias pessoas, que contestam a intervenção das autoridades, concentraram-se em protesto à entrada do posto.

Foram pedidos reforços policiais para evitar uma eventual escalada de violência.

No local também se encontram os Bombeiros Voluntários de Famalicão.

A Cidade Hoje solicitou à PSP esclarecimentos adicionais, que foram remetidos para mais tarde.

 

Famalicão: Palestra na D. Sancho I sobre os principais avanços cérebro-máquina

Esta semana, para assinalar o Dia Nacional da Cultura Científica (dia 24 de novembro), a Escola D. Sancho I acolheu a palestra “Interfaces Cérebro–Máquina: até onde devemos ir?”, dinamizada por Ana João Rodrigues. A investigadora da Universidade do Minho, uma referência na área da neurociência e da divulgação científica em Portugal, apresentou os principais avanços no campo das interfaces cérebro–máquina, tecnologias que permitem que sinais elétricos do cérebro controlem computadores, próteses ou outros dispositivos.

Estes sistemas, que têm vindo a revolucionar áreas como a medicina, a reabilitação física e a acessibilidade, abrindo portas a soluções inovadoras para pessoas com limitações motoras, também acarretam desafios éticos, designadamente sobre privacidade, autonomia, manipulação de dados neuronais e até sobre os limites da integração entre humanos e máquinas.

A palestra, que proporcionou a reflexão sobre o futuro da tecnologia e da sociedade, foi indutora do debate crítico sobre até onde é possível ir quando o cérebro humano e as máquinas começam a comunicar diretamente.