Viatodos: Ventos fortes destroem plantações de milho

O mau tempo que se fez sentir durante a noite e madrugada causou diversos estragos na região, afetando particularmente os campos de milho na freguesia de Viatodos, concelho de Barcelos.

Como é visível nas imagens, uma parte significativa das plantações foi derrubada pela intensidade do vento.

Ainda não se procedeu à contabilização total dos danos.

7 Comments

  1. Eu nao digo bem nem mal, a força da natureza é mesmo assim, enquanto for so isso nao estamos muito mal, porque hoje perdemos 10 mas amanha podemos ganhar 20, enquanto só for bem material, pior seria se ocurresse alguma fatalidade e levasse vidas humanas…..

  2. Faz parte da natureza ha muito anos.. Umas vezes da colheita a mais mais outras vezes tira.. Será que quando da a mais alguém vem se queixar ?

Deixe um comentário

Famalicão: Nova rede de transportes Mobiave já esta em funcionamento

Entrou em funcionamento esta terça-feira, a Mobiave, a nova rede de transportes públicos de passageiros que liga os concelhos de Famalicão, Trofa e Santo Tirso.

Operada pela Transdev, a Mobiave garante um reforço significativo da oferta, com 90 linhas de circulação, servidas por mais de uma centena de autocarros, entre as 05h00 e as 24h00.

No total há mais de 2 700 paragens que abrangem várias zonas industriais que até ao momento não eram servidas.

Março termina com máximas de 26 c. º e Abril começa com chuva

O mês de março, que agora termina, ficou marcado por períodos de mau tempo severo, que afetou acima de tudo as regiões cento e sul do país. No entanto, os últimos dias serão de muito sol e uma subida generalizada da temperatura.

Segundo o IPMA, o último dia de março, na próxima segunda-feira, será o mais quente do mês, com máxima que devem atingir os 26 graus na região do Minho.

Abril vai começar com uma descida de temperatura e o regresso da chuva. A mesma previsão dá conta que a chuva deve regressar na quarta-feira com as máximas a rondarem os 20 graus.

GNR desmantela rede de tráfico de droga com ligações a Famalicão, Sto Tirso e Guimarães

O Comando Territorial de Braga da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Guimarães, levou a cabo uma operação de combate ao tráfico de droga que resultou na detenção de um homem de 31 anos e de uma mulher de 28. A intervenção ocorreu na passada quarta-feira, dia 26 de março, e incluiu buscas nos concelhos de Guimarães, Santo Tirso e Famalicão.

A investigação, que decorria há cerca de sete meses, culminou com a realização de três mandados de busca domiciliária, três buscas a veículos e uma em armazém. Entre o material apreendido, destacam-se 53 doses de liamba, 14 pastilhas de ecstasy, 19 plantas de liamba, armas de fogo, munições e 4 900 euros em dinheiro. Também foram encontrados objetos utilizados para o cultivo e embalagem das substâncias estupefacientes.

Os detidos foram presentes a Tribunal Judicial de Famalicão para a aplicação das medidas de coação.

Carro de famalicense encontrado na Trofa “mergulhado” num ribeiro

Na manhã deste domingo, pelas 9h30, os Bombeiros Voluntários da Trofa foram alertados para a presença de uma viatura parcialmente submersa num curso de água, nas proximidades da variante à EN 14, entre Covelas e Bougado, no lugar de Cedões, avança a Trofa TV.

O veículo, trancado e sem ocupantes, pertencerá a um residente de Vila Nova de Famalicão.

A GNR iniciou uma investigação para esclarecer as circunstâncias do ocorrido, abrindo a hipótese para um possível acidente ou furto.

Imagem: Bombeiros Voluntários da Trofa

IPCA abre doutoramento em Engenharia da Digitalização

Estão abertas as candidaturas para o doutoramento em Engenharia da Digitalização no IPCA. A 1.ª fase decorre até 30 de abril, através da página: https://estudar.ipca.pt/candidaturas-2025-26/doutoramentos/.

É uma parceria desenvolvida no âmbito da Universidade Europeia RUN-EU, em conjunto pelo IPCA, o Politécnico de Leiria (IPL) e a Technological University of the Shannon (TUS) na Irlanda. Esta colaboração internacional permite aos estudantes beneficiarem das infraestruturas, laboratórios e grupos de investigação das três universidades, promovendo um ambiente de pesquisa diversificado e de alta qualidade.

Concebido pela Escola Superior de Tecnologia do IPCA, o programa doutoral permite o desenvolvimento de projetos de investigação nas novas tecnologias digitais aplicadas à automação de processos e serviços, como os sistemas ciberfísicos, de robótica, de inteligência artificial, de Cloud e IoT, a tecnologia 5G (conectividade), assim como os sistemas energéticos sustentáveis e inteligentes, constituindo-se, no seu conjunto, como alicerces da transição digital na indústria e serviços, em particular nos setores industriais.

Suspeito de homicídio em Famalicão chega extraditado do Brasil

Bruno “Espanhol”, suspeito do homicídio de Hugo Ribeiro à porta da discoteca Noa, em S. Cosme, Famalicão, foi extraditado do Brasil para Famalicão e ficou em prisão preventiva, noticiou o Jornal de Notícias.

O arguido fugiu 18 dias após o crime, em março de 2022, sendo detido a 29 de março de 2024. A extradição atrasou-se devido a processos pendentes no Brasil. O julgamento, adiado várias vezes, vai decorrer em Famalicão a partir de maio.

Segundo o Ministério Público, Bruno “Espanhol” e Diogo “Xió” atacaram a vítima durante uma rixa, golpeando-a com uma faca e um paralelo na cabeça. Hugo Ribeiro, ainda foi levado ao hospital de Braga, mas acabou por falecer.