Doze detidos e 143 acidentes é o balanço do Comando Territorial de Braga da GNR

O Comando Territorial de Braga realizou no distrito, um conjunto de operações na semana de 27 de dezembro a 2 de janeiro, que visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras. Neste período, registaram-se 12 detenções em flagrante, cinco das quais por condução sob o efeito do álcool; uma por condução sem habilitação legal; e outra por tráfico de droga.

No âmbito da fiscalização rodoviária foram contabilizadas 622 infrações: 185 por excesso de velocidade; 51 por condução sob o efeito do álcool; 39 por falta de inspeção periódica obrigatória; 20 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças; 14 por falta de seguro de responsabilidade civil; 11 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução.

Neste período registaram-se 143 acidentes que provocaram cinco feridos graves e 41 feridos leves.

No comunicado, o Comando Territorial de Braga reporta, ainda, 69 autos de contraordenação: 27 no âmbito de legislação policial; 23 no cumprimento da legislação de proteção da natureza e do ambiente; e 19 por consumo de estupefacientes.

Maria José Fernandes toma posse como presidente do CCISP

Maria José Fernandes, presidente do IPCA, toma hoje posse para o segundo mandato como presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP).

A cerimónia realiza-se no auditório Eng.º António Tavares, no Campus do Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), em Barcelos, a partir das 16h00. Na tomada de posse estará o Ministro da Educação, Ciência e Inovação, professor Fernando Alexandre, entre outras personalidades.

Famalicão: Cupertinos dão concertos no Porto e Braga

O grupo Cupertinos realiza, este mês, dois concertos. O primeiro é no dia 17, quarta-feira, às 19 horas, na Igreja de São Lourenço (Grilos), no Porto. O segundo realiza-se no dia 20 de abril, às 21h30, na Basílica do Bom Jesus do Monte, em Braga.

Os bilhetes estão disponíveis em: https://www.cupertinos.pt/pt/bilhetes/

Nascido no seio da Fundação Cupertino de Miranda, Vila Nova de Famalicão, em 2009, o grupo vocal Cupertinos dedica-se quase em exclusivo à música portuguesa dos séculos XVI e XVII, abraçando um núcleo de compositores de renome mundial como Duarte Lobo (c.1565-1646), Manuel Cardoso (1566-1650), Filipe de Magalhães (c.1571-1652) ou Pedro de Cristo (c.1550-1618).

Juiz Presidente da Comarca de Braga sugere mais Juízos no Tribunal de Famalicão

No relatório anual da comarca de Braga, o juiz presidente considera “premente” a criação de um Juízo de Instrução Criminal em Famalicão e sugere a transferência do Juízo Central Criminal, que funciona atualmente em Guimarães, para as “subaproveitadas” instalações do “espaçoso” Tribunal de Famalicão.

Esta posição está vertida no mencionado relatório, onde o magistrado sugere que estas alterações façam parte da próxima revisão do mapa judiciário, tendo em vista a “racionalização de meios”.

O magistrado lembra que os Palácios da Justiça de Braga e Guimarães estão sobrecarregados e não têm as instalações adequadas ao número e dimensão dos processos. Realça, também, que o edifício onde funciona o Tribunal de Guimarães não tem as condições ideais de segurança e que são muitos os julgamentos que lá acontecem relacionados com criminalidade perigosa. Acresce, ainda, diz, que cerca de 27% dos processos que entram no Juízo Central Criminal de Guimarães são provenientes de Famalicão, além de serem também os mais complexos, além de circularem entre o Tribunal de Famalicão e os de Guimarães e Braga.

Famalicão: Figueiredo´s Runners é campeã nacional master nos 5km

A equipa Figueiredo´s Runners & Friends, formação famalicense, correu, este domingo, o Campeonato Nacional da Estrada, 5km, prova inserida na Meia-Maratona de Braga, vencendo coletivamente em masters masculinos. Este resultado resulta dos bons resultados individuais de vários atletas. Davide Figueiredo, Fernando Figueiredo e Joaquim Cruz venceram, respetivamente, os escalões M50, M60 e M45. Delfina Rompante foi a melhor em F60. Agostinho Figueiredo, Luís Gomes, Vítor Figueiredo, Carlos Gomes, João Carvalho e Nuno Silva conseguiram, igualmente, resultados de relevo que ajudaram ao título coletivo masculino em masters.

 

Famalicão: Paulo Cunha orgulha-se do “peso” do distrito de Braga no novo Governo

A distrital de Braga do PSD, liderada pelo famalicense Paulo Cunha, orgulha-se pelo facto de Luís Montenegro ter “recrutado” no distrito de Braga pessoas para as secretarias de Estado, no seguimento do que tinha feito para os lugares de Ministros. «Braga tem excelentes quadros, capazes de executarem com eficiência os diversos cargos que ocupam», referiu Paulo Cunha.

O dirigente recorda «com muita satisfação» que há no Governo pessoas com fortes raízes no distrito de Braga, como Clara Marques Mendes, para a Secretaria de Estado da Ação Social e Inclusão; Rui Armindo Freitas, para Secretário de Estado Adjunto e da Presidência; e Pedro Dias, para Secretário de Estado do Desporto.

Recorde-se que recentemente o Primeiro-ministro, Luís Montenegro, convidou o ex-eurodeputado José Manuel Fernandes para liderar o ministério da Agricultura e Pesca, e Fernando Alexandre, professor na Universidade do Minho, para ministro da Educação, Ciência e Inovação.

Também o deputado Emídio Guerreio ocupa a liderança do Conselho de Administração da Assembleia da República, enquanto que o famalicense Jorge Paulo Oliveira foi eleito para secretário da Mesa da Assembleia da República.

Com a saída do Parlamento de Clara Marques Mendes para o Governo, a vice-presidente da CM de Amares, Cidália Abreu, vai ocupar o seu lugar como deputada.

Ainda sobre a composição do Governo, Paulo Cunha referiu no programa Cara e Coroa, do Porto Canal (é comentador todas as sextas-feiras às 22 horas) que Luís Montenegro foi «muito feliz e muito competente na escolha do seu Governo». O famalicense elogia a preocupação com a diversidade de profissões, de percursos pessoais e cívicos e de diferentes faixas etárias. Faz referência à mistura de conhecimentos técnicos e políticos como algo muito importante.

«É preciso músculo político e este governo tem musculo político», sublinha. Paulo Cunha reconhece que um Governo de minoria precisa de apoio parlamentar para que as suas medidas sejam implementadas. É de opinião que não devem ser estabelecidas preferências, ou seja, nenhum partido deve ser excluído das negociações. Pede também sentido de responsabilidade e sensatez à oposição. «Não quero acreditar que uma boa medida deste Governo deixe de ser aprovada só porque é uma medida da AD», anotou.

Quanto à nomenclatura do Governo, com mais ou menos Ministérios e Secretarias de Estado, ou agregação diferente das áreas governativas, Paulo Cunha não considera relevante. Dá o exemplo da habitação que no Governo anterior teve um Ministério «e nada de positivo aconteceu».

Cinco detidos por condução sob o efeito do álcool

No decurso de operações de fiscalização na sua área de responsabilidade, nomeadamente nas cidades de Braga e Vila Nova de Famalicão, a PSP deteve cinco cidadãos, dois do sexo feminino e três masculino, com idades compreendidas entre os 38 e 55 anos, por condução de veículo automóvel com taxa de alcoolemia superior à permitida por lei.

Submetidos ao teste de alcoolemia, apresentaram uma TAS entre 1,32 e 2,27 g/l no sangue. Um dos detidos foi interveniente em acidente de viação.