Famalicão: Câmara notificada pela Polícia Judiciária por causa de contratos efetuados nos últimos anos

A Câmara Municipal de Famalicão confirma que foi notificada pela Polícia Judiciária para o envio de documentação relativa a um conjunto de contratos efetuados ao longo dos últimos anos com determinadas empresas, sem especificar quais. Considera que este tipo de solicitações, «normalmente despoletadas por denúncias anónimas, não intimidam a Câmara Municipal» que «saúda o bom funcionamento» das instituições fiscalizadoras e judiciais. Mais informa que «prestará todos os esclarecimentos devidos e disponibilizará toda a documentação às entidades requerentes».

Esta nota, solicitada pela Cidade Hoje, surge como explicação a suspeitas na contratação de empresas para aluguer de palcos som e luz e alegado favorecimento no agenciamento de artistas.

Face a esta investigação, a CDU emitiu um comunicado, pedindo explicações ao presidente da Câmara. Lamenta que não tenham sido já dadas, em contexto da Assembleia Municipal, às perguntas efetuadas pela deputada Tânia Silva. «No decurso deste mandato temos vindo a intervir no sentido de alertar para os valores exagerados que este município tem vindo a despender em alugueres de palcos, som e luz. É que, tudo somado, só neste mandato se ultrapassam facilmente os vários milhões de euros», refere a CDU, no comunicado.

A CDU realça que é «difícil, se não mesmo impossível, analisar e fiscalizar uma das competências deste órgão: tanto concurso público para este fim…, tantos alugueres, palcos, som e luz…, sem a devida comprovação efetiva da sua finalidade! Por outro lado, é ainda mais difícil compreender, perante tantos alugueres, como é possível que a principal queixa de associações, artistas, entidades e coletividades incidam, principalmente, na dificuldade em conseguir um palco, som e luz para as suas iniciativas, com o apoio do município?», reage.

33 Comments

  1. Num país democrático, tudo e todos devem prestar-se ao escrutínio, nomeadamente os serviços públicos, autarquias, governos etc. Quando se indignam porque são alvo deste, deixam espaço para que os cidadãos desconfiem.
    O dinheiro com que estes lidam e usam não é deles, é dos cidadãos que pagam os seus impostos e por isso tem todo o direito de questionar e desconfiar! Em portugal, os cidadãos que inveredam pelo caminho político tem ao longo dos anos deixado um rasto de corrupção e desonestidade provocando no cidadão comum a sensação permanente de DESCONFIANÇA, VERGONHA ALHEIA, REPULSA E ATÉ NOJO. Antes confiava-se antes de desconfiar, hoje desconfia-se antes de confiar!

  2. Fernanda Mendes coitadinha, estão a dizer mal da câmara, se calhar está lá metia no meio

  3. Isto devia ser feito a Todas as Câmaras do País. Porque as Câmaras gastam dinheiro de qualquer maneira e feitio. Qualquer coisa que se faça é aplicada a palavra de milhares e milhões e depois, vem as Câmaras dizer que as verbas são insuficientes e todos nós viemos a pagar com o aumento do IMI.

  4. Raul Silva é mais do mesmo, eu sou como o Tomé,só falo daquilo que vejo e mesmo assim!

  5. Raul Silva acredito que sim a roda ser ainda maior do que pensa esse deve ser o maior problema, mas nao tenho pena caso se confirme sabendo que é a norma o castigo tem que ser severo custe a quem custar o povo merece transparência

  6. Adolfo Martins Masque desgraça…as fraldas mataram todos os peixes e então, é por isso que a água ia vermelha… MAS QUE ENTENDADE CAMARÁRIA MENTIROSA .. NÃO TÊM ESCRÚPULOS DE MENTIREM À POPULAÇÃO.

  7. Sabia que todos os anos na altura do natal há uma vaga de assaltos ao bolso dos famalicenses. A nova roda gigante de natal ficou 25mil euros mais cara em relação ao ano passado, custando um total de 85 mil euros. A roda gigante é exatamente igual à do ano passado, a diferença é que desta vez foi feito um contrato com um amigo empresário. Prejudicando assim os famalicenses. Os preços praticados na roda gigante e na pista de gelo são mais elevados quando comparados com a mesma actividade em cidades vizinhas (chegam a custar mais do dobro). Os interesses dos famalicenses não foram tidos em conta mais uma vez

  8. Paulo Vilaca Sabia que todos os anos na altura do natal há uma vaga de assaltos ao bolso dos famalicenses. A nova roda gigante de natal ficou 25mil euros mais cara em relação ao ano passado, custando um total de 85 mil euros. A roda gigante é exatamente igual à do ano passado, a diferença é que desta vez foi feito um contrato com um amigo empresário. Prejudicando assim os famalicenses. Os preços praticados na roda gigante e na pista de gelo são mais elevados quando comparados com a mesma actividade em cidades vizinhas (chegam a custar mais do dobro). Os interesses dos famalicenses não foram tidos em conta mais uma vez

  9. José Nogueira Sabia que todos os anos na altura do natal há uma vaga de assaltos ao bolso dos famalicenses. A nova roda gigante de natal ficou 25mil euros mais cara em relação ao ano passado, custando um total de 85 mil euros. A roda gigante é exatamente igual à do ano passado, a diferença é que desta vez foi feito um contrato com um amigo empresário. Prejudicando assim os famalicenses. Os preços praticados na roda gigante e na pista de gelo são mais elevados quando comparados com a mesma actividade em cidades vizinhas (chegam a custar mais do dobro). Os interesses dos famalicenses não foram tidos em conta mais uma vez

  10. Helder Vilaça Sabia que todos os anos na altura do natal há uma vaga de assaltos ao bolso dos famalicenses. A nova roda gigante de natal ficou 25mil euros mais cara em relação ao ano passado, custando um total de 85 mil euros. A roda gigante é exatamente igual à do ano passado, a diferença é que desta vez foi feito um contrato com um amigo empresário. Prejudicando assim os famalicenses. Os preços praticados na roda gigante e na pista de gelo são mais elevados quando comparados com a mesma actividade em cidades vizinhas (chegam a custar mais do dobro). Os interesses dos famalicenses não foram tidos em conta mais uma vez

  11. Curioso o timing !
    Vale tudo para derrubar e ganhar !
    Parabéns a todo o executivo que tem trabalhado muito bem em prol da nossa cidade.

  12. Está a chegar às eleições, há dias tivemos umas quem está na oposição têm de arranjar alguns argumentos, vão mas é todos trabalhar!

  13. Adolfo Martins não sou fã de Mário passos mas a poluição há foi maior e com Costas e não fizeram nada

  14. Mario Passos o principal poluidor de Famalicão e não são só os rios…
    Vergonha, algo habitual, mas a câmera diz que foram fraldas…🤣

  15. Deveriam ser investigados todos os municípios não era só esse são todos iguais

  16. Deveriam investigar a câmara municipal de Santo Tirso nos negócios dos parquímetros.

Deixe um comentário

Famalicão: Treinador Hugo Oliveira foi exemplo e deu sangue

Na véspera, o treinador do FC Famalicão lançou o repto à dádiva de sangue e, no dia, esta segunda-feira, deu o exemplo.

Hugo Oliveira foi um dos elementos da estrutura do plantel do FC Famalicão que durante esta manhã, na Academia, deu sangue no âmbito de mais uma ação da Associação de Dadores de Sangue, em colaboração com o clube. A colheita foi feita pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação. De um total de 64 inscrições, foram recolhidas 57 dádivas. Destes dadores, 15 fizeram-no pela primeira vez, é o maior número desde 2022.

Esta ação solidária foi a que mais dádivas recolheu desde aquele ano. Nessa altura, houve 35 dádivas, no ano seguinte subiu para 50 e, em 2024, baixou para 47.

Famalicão: Pedro Alves garante título regional Norte de navegadores

O cancelamento do Rali de Murça confirmou o título de campeão regional Norte 2025 do navegador famalicense Pedro Alves. Depois de Tiago Silva ter assegurado matematicamente, na prova anterior, o título de piloto, a dupla tinha como objetivo em Murça garantir o título conjunto, o que acabou por concretizar-se de forma antecipada.

A Tiajo Motorsport fechou uma época marcada por desafios competitivos e momentos de celebração, com destaque para a vitória caseira no Rali de Famalicão, culminando nos títulos de piloto e navegador. A equipa deixa um agradecimento a todos os envolvidos nesta conquista, desde patrocinadores, ao apoio técnico da Racing4You, bem como à família e amigos que estiveram sempre presentes.

Famalicão: “Amores de Perdição” no Centro de Estudos Camilianos

Na tarde do próximo domingo, a partir das 17h30, o auditório do Centro de Estudos Camilianos, em Seide, é palco para a exibição de “Amores de Perdição”, do Projeto NEXT – Núcleo Experimental de Teatro, com encenação de Ana Luísa Azevedo.

Este espetáculo, de entrada gratuita, integra a iniciativa municipal Teatro N´ Aldeia que, desde setembro e até ao dia 14 de dezembro, tem espetáculos teatrais em várias freguesias do concelho.

 

Famalicão: A família do Riba d´Ave reúne-se na noite de 18 de dezembro para a festa de Natal

A festa de Natal do Riba d´Ave Hóquei Clube realiza-se na noite de 18 de dezembro, a partir das 21 horas, no salão paroquial da freguesia.

O momento, para além do convívio, servirá de apresentação oficial dos atletas e treinadores da formação, com muitas atrações, surpresas e prémios para os vencedores das rifas. O objetivo do encontro é, segundo o clube, «reforçar os laços que nos unem e celebrar a amizade que faz do nosso clube uma verdadeira família».

Quem adquirir rifas fica habilitado a uma camisola autografada pelos jogadores da equipa principal, um stick hóquei em patins e um cachecol e garrafa de água.

Famalicão: A mais recente criação do INAC sobe ao palco da Casa das Artes esta semana

Esta quinta e sexta-feira, às 21h30, a Casa das Artes recebe a mais recente criação do Instituto Nacional de Artes do Circo (INAC). “Eu Quero é Andar de Carrinhos de Choque” segue depois para o Teatro Garcia de Resende, em Évora, no dia 19 de dezembro. O espetáculo tem a direção artística de Bruno Machado e conta com a interpretação e cocriação dos artistas Fabíola Augusta, Maurício Jara, Só Filipe e Tjaša Dobravec. No próximo ano o espetáculo vai passar pelo Teatro Municipal de Bragança, no dia 31 de janeiro; segue para Montemor-o-Novo a 14 de fevereiro; e para O Teatrão, em Coimbra no dia 28 de fevereiro.

Este espetáculo de circo contemporâneo, que estreou em Itália, em junho passado, propõe uma reflexão sobre a identidade onde memórias coletivas e desejos individuais colidem. Os carrinhos de choque não são apenas metáforas de colisão e deslocamento, são um desejo pela existência que convida o público a um transe onde os sentidos se dissolvem, a realidade se fragmenta e o tempo parece suspenso num fluxo hipnótico de imagens, sons e sensações.

Este espetáculo é uma coprodução Instituto Nacional de Artes do Circo, com a Casa das Artes de Famalicão, Festival Sul Fillo del Circo, Centro Cultural de Paredes, Centro de Artes de Águeda, Teatro Municipal da Guarda, Coliseu do Porto.

Famalicão: Em pares, em grupo e a solo, Gindança termina época com vários títulos

Fechada a época competitiva 2025, a Academia Gindança faz um balanço muito positivo. Das participações em várias competições, realce para o título do Circuito Nacional alcançado pelo par Leonardo Pereira e Lara Costa, em Standard e Latinas no escalão de Juvenis 2 Iniciados; e a vitória na Taça de Portugal, em Adultos Intermédios Standard, por Pedro Castro e Júlia Bakhovska. No Circuito Nacional de Solos, Eleonora Savanovich foi a primeira em Juniores 2 Intermédios Standard e Latinas, assim como Varvara Kozina em Juniores 1 Iniciados Standard.

Pedro e Yuliia, entre outros resultados de relevo, também foram terceiros no Circuito Nacional, Adultos Intermédios Standard.

Tomás Gomes e Lara Grigorean sagraram-se vice-campeões da Taça de Portugal, em, Juventude Open Latinas, e conquistaram o último lugar do pódio no Circuito Nacional, em Juventude Open Latinas. O par Lev Sviatokha e Valeriia Bazalkina também foi terceiro no Circuito Nacional, em Juvenis I Standard; igual lugar foi conquistado por Illia Dehtiarov e Anna Rudnytska, em Juniores 1 Iniciados Standard. Ainda em pares, realce para o segundo lugar em Juvenis 1 Standard de Hryhorii Dehtiarov e Kateryna Kashtanova

A solo, Varvara Kozina venceu o Circuito Nacional Juniores 1 Iniciados Standard e foi segunda em Juniores 1 Iniciados Latinas, onde Alice Almeida Festas foi terceira.

Em grupos, as Dream Girls by Gindança foram terceiras no Circuito Nacional júnior, enquanto que em seniores o título ficou com as Ballroom Ladies.