Famalicão: CDU reitera defesa pelo regresso das Instâncias Cíveis e Criminais ao Tribunal

Sandra Cardoso, primeira candidata da CDU pelo Círculo de Braga, reiterou que o Tribunal de Famalicão tem todas as condições para reaver as Instâncias Centrais Cíveis e Criminais, perdidas em 2013. Para a candidata da CDU «é inaceitável que o Governo do PS mantenha uma decisão errada do Governo PSD/CDS, perante todas as evidências dos prejuízos que daí têm resultado». Esta posição foi assumida, sexta-feira, durante um encontro com a Delegação da Ordem dos Advogados.
À margem desta reunião, Sandra Cardoso, que esteve acompanhada por Ana Paula Martins, defendeu que «é necessária uma reforma democrática da Justiça, concretizando um maior investimento, com a admissão e valorização dos profissionais e a melhoria do parque judiciário».
Ainda segundo consta do comunicado enviado à redação, a CDU sublinha que «é necessária uma política que garanta uma justiça igual para todos, acessível e célere, cuja concretização depende do reforço da CDU nas próximas eleições para a Assembleia da República».

Deixe um comentário

Famalicão: Coligação PSD/CDS acusa candidato do PS de incutir medo na população

A coligação ‘Mais Ação. Mais Famalicão’ (PSD/CDS-PP) acusa o candidato do Partido Socialista, Eduardo Oliveira, de irresponsabilidade alarmista a propósito das declarações acerca do futuro do Hospital de Famalicão. «Um candidato a presidente da Câmara Municipal não pode ser tão leviano nas suas declarações e criar um sentimento de medo na comunidade como estratégia para ganhar votos», acusa a coligação Mais Ação, Mais Famalicão, que garante não haver qualquer fundamento para qualquer fecho.

E a propósito do movimento cívico que Eduardo Oliveira vem falando, desde há quatro anos, que dê origem a uma onda de reivindicação por um novo hospital, a Coligação Mais Ação, Mais Famalicão pergunta porque é que o candidato do PS à Câmara de Famalicão não liderou esse movimento, quando «dependia apenas de si», e que podia usar o estatuto de deputado (que exerceu no tempo de António Costa) para o colocar em prática.

«O alegado encerramento do Hospital de Famalicão, que conheceu importantes investimentos custeados pela Câmara Municipal e pelos empresários famalicenses, nunca foi tema, não é tema e não o será no futuro certamente», acusa Jorge Paulo Oliveira (foto).

O porta-voz da candidatura ‘Mais Ação. Mais Famalicão’ acusa o candidato socialista de proferir outras declarações «desligadas da realidade», dando como exemplo projetos que promete fazer com recurso ao PRR, «desconhecendo que o PRR termina em meados de 2026, não existindo já margem para encaixar projetos que não estejam lançados e com processo em desenvolvimento». Dá o exemplo do financiamento de um Centro Intergeracional, «que ninguém sabe exatamente em que consiste», critica.

«Os compromissos eleitorais não bastam ser sonantes. Têm que ter substância e ser exequíveis. Não parece ser essa, contudo, a preocupação do candidato à Câmara de Famalicão do Partido Socialista, preocupado que está em ir atrás do populismo e de títulos para as redes», acusa.

Quanto ao plano do PS para o centro urbano, a coligação diz que Eduardo critica a «aposta em eventos-âncora que trazem milhares de pessoas à cidade e dinamizam a economia e o comércio».

No comunicado, a coligação diz que a candidatura de Mário Passos é a única «feita de experiência, de arrojo, de ambição, de realismo e seriedade».

Famalicão: Multiusos «é uma das mais estruturantes obras construídas em Nine nos últimos anos»

No passado domingo, a freguesia de Nine recebeu «uma das mais estruturantes obras construídas nos últimos anos, que afirma o compromisso na busca de mais e melhores condições para as pessoas. Este equipamento será palco de uma grande vivência comunitária, tenho a certeza disso», garantiu o presidente da Junta, Paulo Oliveira.

A inauguração do multiusos contou a presença do presidente da Câmara Municipal, Mário Passos. Trata-se de um equipamento versátil, com mais de 600 metros quadrados, preparado para receber iniciativas de âmbito cultural, recreativo e comunitário. Situado na Avenida dos Correios, representou um investimento municipal de cerca de 656 mil euros e está equipado com palco para espetáculos e outras atividades das cerca de duas dezenas de associações locais.

«É um palco das pessoas e para as pessoas; um equipamento ao serviço da comunidade, que vai ganhar vida com a ação que os ninenses e as suas associações lhe vão trazer», considerou Mário Passos que recordou investimentos anteriores do mesmo género em Requião e Avidos, a que se juntam outros em construção, em Arnoso Santa Maria e Fradelos. «São espaços que convocam para estarmos juntos, para realizar diversas iniciativas e trazer para aqui os planos de ação dos vários movimentos, grupos informais e associações, para que as comunidades saiam mais enriquecidas», disse Mário Passos.

Famalicão: Eduardo Oliveira tem a Educação «na base de uma sociedade mais justa e solidária»

Eduardo Oliveira tem a Educação como «a base de uma sociedade mais justa e solidária», pelo que assume o compromisso de a colocar no centro da ação municipal, ouvindo todos os agentes educativos – professores, pais, estudantes, instituições locais e personalidades de renome –, «para que cada decisão responda às necessidades reais do território educativo». Das várias propostas, realce para a reivindicação de um novo estabelecimento de ensino dos 2º e 3º ciclos e ensino secundário na vila de Riba de Ave.

Das medidas prioritárias, o candidato do PS à presidência da Câmara Municipal promete garantir o acesso universal e progressivamente gratuito à educação pré-escolar; e consolidar os Gabinetes de Apoio ao Aluno e à Família, «fundamentais para apoiar as crianças em situações de maior vulnerabilidade social, promovendo uma escola mais inclusiva».

Entre outras medidas também defende, por exemplo, a criação de programa de nutrição infantil e reforçar a ligação das escolas ao município em ações de saúde pública e combate à pobreza infantil; apostar na inclusão educativa, com uma estratégia de integração de alunos estrangeiros; investir em inovação e criatividade, através de Oficinas Municipais de Matemática Aplicada, do programa “Mentoria Matemática Famalicão +” e da criação de Laboratórios de Inteligência Artificial e Criatividade Digital em bibliotecas e centros educativos; valorizar a educação ambiental e energética, com hortas pedagógicas, eco-parques escolares e a requalificação dos edifícios para maior eficiência energética.

Eduardo Oliveira garante que não deixará escapar «as oportunidades de modernização das escolas públicas enquadradas no Programa Recuperar/Reabilitar Escolas até 2030».

Em comunicado, Eduardo Oliveira volta a falar do projeto “Espaço+Inclusivo”, «uma iniciativa pioneira para transformar o concelho num exemplo de inclusão e equidade». Este programa, garante, «visa apoiar crianças e jovens com deficiência e necessidades educativas especiais, garantindo-lhes igualdade de acesso à educação, bem-estar e dignidade», através do reforço de recursos humanos especializados nas escolas, criação de salas e materiais adaptados, oferta de atividades extracurriculares inclusivas. O projeto, anuncia, será implementado em fases (diagnóstico, piloto e expansão), recorrendo a várias fontes de financiamento – desde fundos europeus como o PRR, FSE+ e Erasmus+, até apoios de fundações e parcerias com empresas locais.

Famalicão: Padre Nuno Vilas Boas é o novo Arcipreste

O Pe. Nuno Vilas Boas é o novo arcipreste de Famalicão. O sacerdote já ocupava o cargo de vice-arcipreste durante a vigência do pe. Francisco Carreira como arcipreste, que saiu do cargo no final de agosto, para prosseguir estudos no Vaticano.

O novo arcipreste é o sacerdote das paróquias de Esmeriz, Cabeçudos, Seide S. Paio e Palmeira.

O vice-arcipestre é, agora, o pe. Victor Rodrigo Pinheiro, que tem as paróquias de Riba d`Ave, Oliveira S. Mateus e Pedome.

Estas nomeações são da responsabilidade de Dom José Manuel Garcia Cordeiro, Arcebispo Metropolita de Braga.

Famalicão: CIOR proporciona aos seus alunos palestra motivacional

Os alunos do curso de Técnico de Auxiliar de Farmácia participaram numa palestra motivacional sobre a “importância da farmácia e do farmacêutico na saúde pública e no apoio e bem-estar da população”.

Esta palestra, que se realizou na manhã desta segunda-feira, serviu também como um meio de acolhimento e de integração dos novos alunos, aproximação da escola aos seus parceiros, motivação dos alunos para a conclusão do curso e inserção no mercado de trabalho ou prosseguimento de estudos, referiu o diretor de curso, Arcélio Sampaio.

Participaram representantes de várias farmácias e instituições parceiras-âncora da escola, antigos alunos integrados no mercado de trabalho ou em prosseguimento de estudos. A todos foram dadas orientações, testemunhos, experiências e vivências em torno do perfil de técnico do curso de Auxiliar de Farmácia; falaram também das competências e capacidades que as farmácias acolhedoras valorizam nos alunos estagiários e futuros profissionais.

Famalicão: Vale S. Martinho tem um Parque de Lazer e monumento de homenagem aos ex-combatentes

A freguesia de Vale S. Martinho dispõe de um novo Parque de Lazer. São quase 8 mil m2 de espaço verde, com cerca de uma centena de árvores, plantadas ao longo do último ano, que transformaram o terreno da Rua do Tojão numa área destinada ao convívio, a piqueniques e à prática desportiva. Conta, ainda, com um percurso pedonal, um parque infantil, um palco polivalente para atividades e eventos da freguesia, instalações sanitárias e parque de estacionamento. O investimento municipal foi de quase 260 mil euros.

A inauguração foi no sábado, 27 de setembro, com a presença do presidente da Câmara de Famalicão. Segundo Mário Passos, «é um espaço pensado para as pessoas, para que tenham aqui um ponto de encontro e de convívio, que se juntem em família, para momentos comunitários e para desfrutarem do parque todos os dias, ganhando qualidade de vida», destacou.

O presidente da Junta, Manuel Oliveira, recorda que «quando adquirimos este terreno, começámos a desenhar o parque, a plantar árvores, e estou certo de que, quando estas árvores tiverem maturidade, vamos ser um espaço magnífico para as pessoas usufruírem», afirmou.

Este parque verde vem juntar-se aos de Nine, Mouquim, Brufe, Vilarinho das Cambas, Fradelos, Vale S. Martinho, Mogege, Delães, Novais, Lagoa, Riba de Ave, Sinçães Norte (Gavião) e Pelhe (Calendário). No total, são mais de 20 hectares e o investimento municipal foi superior a 6 milhões de euros.

Na sua passagem por Vale S. Martinho, Mário Passos descerrou ainda o monumento de homenagem aos ex-combatentes no Ultramar, um mural que fica junto à sede da Junta. A peça evoca a resistência dos militares, em especial dos que, de Vale S. Martinho, partiram para a guerra do Ultramar.