
A Feira Medieval Ibérica Viking, iniciativa da Escola Profissional CIOR, com o apoio do município de VN Famalicão, decorre de 29 de junho a 2 de julho. A feira será montada na Praça D. Maria II onde os visitantes poderão apreciar um evento de recriação histórica mas, também, uma manifestação cultural e recreativa.
Este certame, que vai na décima quarta edição, mais do que uma viagem a tempos longínquos, transformou-se num reencontro com a história famalicense e da sua gente a quem o Foral de D. Sancho I, o Rei Povoador, deu, entre outros privilégios, o direito de fazer Feira, nas antigas Terras de Vermoim, que séculos atrás foram invadidas pelas hostes dos Vikings.
A aldeia, as lutas, os artífices, as lojas, falcoaria, os usos e costumes, a alimentação, o vestuário, as lutas, as armas de guerra e da tortura, a música, os desfiles, as diferentes classes sociais e suas representações, despertam perceções e sentimentos únicos aos visitantes.
A Feira Medieval e Viking nasceu do trabalho/projeto ou prova de aptidão profissional dos alunos do Curso Profissional de Animação Cultural da CIOR. De imediato, pela sua dimensão, crescimento e envolvência, o evento afirmou-se acabando por envolver toda a comunidade escolar, colocando à prova conhecimentos e competências em termos de organização, programação, planeamento, logística, trabalho de equipa, cooperação e sentido de responsabilidade.
Rui Ramos
Athayla Lemos
Jenifer Flavia sem condições!!!
Muito lindo mas de medieval a cidade não tem nada. Mas pronto, façam lá a luta dos paus de madeira de pau feito
Paulo Ricardo
Erika Araújo eu tô te mostrando que minha cidade tem evento todo mês kkkkkk
Jenifer Flavia já quer fazer eu gastar o dinheiro que não tenho. Kkkk
Dayse Diniz
Tania Marinho Luana Dias Erika Araújo
Ana Ferreira
Esta feira só faz sentido em Vermoim porque foi lá historicamente que aconteceu o ataque Viking ao Castelo de Vermoim. Fazer isto no centro de Famalicão é completamente parvo e descontextualizado. Se fizessem uma feira do Egito Antigo era igual. Não faz sentido algum.
Welice Silva Reis
Famalicão tem la muitos viking, é cada um com capacete e dois buracos!!