
O Museu de Arte Sacra da Capela da Lapa (Junto à Universidade Lusíada) vai ter patente, a partir do dia 31 de outubro até 30 de junho de 2023, uma exposição sobre os padroeiros das paróquias do Arciprestado de Famalicão, a que chamam “Fé de Barro”.
Esta exposição será inaugurada no dia 31 de outubro, às 16h00, contando com a presença do Arcebispo Primaz, D. José Cordeiro, assim como dos parceiros que a promovem.
Trata-se de uma iniciativa conjunta entre o Arciprestado de Famalicão, a Fundação Castro Alves e a Câmara Municipal de Famalicão.
A Fundação Castro Alves reproduziu em barro todos os padroeiros venerados nos altares das 54 paróquias do Arciprestado de Vila Nova de Famalicão. É, por isso, uma coleção ímpar na história da Fundação e um momento significativo de testemunho de unidade e comunhão por parte do Arciprestado.
A propósito desta exposição, o Arcipreste famalicense, o Pe. Francisco Carreira, diz que «são quatro as palavras que caracterizam esta exposição: Fé; Devoção; Barro; Arte.” Na verdade, esta iniciativa oferecerá, a todos os que a visitarem, a contemplação do resultado da “experiência de transformar o barro em obras de arte” a partir “da fé e devoção do povo famalicense”, na medida em que “as mãos ágeis e firmes das artesãs da Fundação Castro Alves, ao trabalharem com esmerada mestria o barro, reproduzem, em esculturas deste material, do modo mais fiel possível, o padroeiro que em cada uma das comunidades se venera».