
Desporto, Futebol, Região
“Melissa” é a mascote da AF Braga



Cerca de 90 estudantes da Licenciatura e Mestrado em Engenharia Aeroespacial da Universidade do Minho vão realizar o seu primeiro voo em contexto académico, este sábado, no Aeródromo do Alto Minho. A “janela de voo” vai decorrer das 12h45 às 15h30.
Neste Programa de Adaptação ao Meio Aéreo, os estudantes testam na prática o que aprenderam durante as aulas. Os alunos, na maioria do primeiro ano, vão ainda interagir com os profissionais do aeródromo para projetos desenvolvidos em contexto de aula.

Na licenciatura, uma das disciplinas tem vindo a desafiar os estudantes com projetos de conceção e construção em parceria com o setor. Em 2024, criaram um planador com materiais em fim de vida em parceria com empresas locais, em 2025 estudaram e afinaram um planador de aeromodelismo e em 2026, os alunos vão lançar um balão atmosférico que irá recolher informação atmosférica até aos 36km de altitude.
Já os alunos do 2.º ano construíram este ano letivo minifoguetes com altitude máxima de 400m e tempo de voo até dois minutos com aterragem por paraquedas. Os rockets serão lançados às 16h00, também no Cerval. O momento prevê a presença do presidente do Município de Cerveira, Rui Teixeira, e do Município de Valença, José Manuel Carpinteira.
A agenda dos alunos no aeródromo inclui, na parte da manhã, as boas-vindas pela pró-reitora Sandra Dias Fernandes, o lançamento de um balão atmosférico, uma palestra sobre limitações humanas no ambiente aeronáutico, um workshop sobre desafios da acrobacia aeronáutica e uma aula de mecânica aeronáutica.

O guarda-redes famalicense vai defender a baliza dos romenos do Cluj. André Moreira, de 30 anos, tem um largo percurso no futebol nacional e internacional, destacando-se o Atlético de Madrid, Aston Villa, Braga, Moreirense, a extinta B-SAD, entre outros clubes, sendo que a sua história no futebol começou em Ribeirão.
O clube romeno, cujo treinador é António Folha, anunciou a contratação do guarda-redes famalicense, destacando a sua altura, 1,95m, e sua experiência. André Moreira estava nos gregos do Volos NFC, desde fevereiro deste ano.
Foto: Reprodução Facebook Fotbal Club CFR 1907 CLUJ

Os famalicenses Luís Silva e Vânia Pinheiro foram convocados para participar no Estágio da Seleção Nacional Jovem de Boccia, que terá lugar no próximo dia 4 de julho, na Póvoa de Varzim.
Luís Silva volta a integrar a Seleção Nacional depois de ter deixado de representar Portugal em 2018, por motivos pessoais. “É uma alegria muito grande voltar a ver o meu nome numa convocatória da Seleção Nacional. Sei que este é um estágio, mas representa uma oportunidade para voltar a contribuir com a minha experiência e ajudar os atletas mais jovens que estão agora a dar os primeiros passos a nível internacional”, declara o atleta.
Também Vânia Pinheiro parceira de competição de Luís Silva volta a merecer a confiança da equipa técnica nacional, reconhecendo a sua dedicação à modalidade.

O árbitro que reside em Famalicão vai dirigir o seu segundo jogo no Mundial de futebol que está a decorrer nos EUA, quando arbitrar, este domingo, o confronto entre África do Sul e Canadá, dos 16 avos de final da competição. «Mais uma demonstração da capacidade, determinação e qualidade dos árbitros portugueses», manifestou Luciano Gonçalves, presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, referindo-se a mais uma nomeação do árbitro da Associação de Futebol de Braga.
João Pinheiro terá como assistentes Bruno Jesus e Luciano Maia, enquanto que Omar Alali e Mohamed Alhammadi, dos Emirados Árabes Unidos, serão, respetivamente, o quarto árbitro e o assistente de reserva.
O árbitro, de 38 anos, estreou-se na vitória, 4-1, da Suíça sobre a Bósnia-Herzegovina, da segunda jornada do Grupo B; também foi quarto árbitro no jogo entre Marrocos e Haiti (4-2), da terceira jornada do Grupo C.

O Desportivo São Cosme encerra a época desportiva a 4 de julho, a partir das 15 horas, com uma festa que vai encher o parque desportivo com cor, música e animação. A Festa HoliColor é para atletas, famílias, sócios, amigos e população em geral.
A iniciativa, inspirada no conceito dos festivais das cores, contará com lançamentos de pó colorido, música ao vivo com DJ, insufláveis para os mais novos, festa da espuma, zona de comes e bebes e outras atividades para todas as idades.
Com o lema “Mais cor. Mais alegria. Mais nós!”, o clube de Vale S. Cosme pretende proporcionar um momento de celebração após mais uma época desportiva, reforçando o espírito de união e proximidade.
Os interessados podem adquirir o Kit HoliColor pelo valor promocional de 10 euros para os primeiros 100 kits disponíveis; depois o valor passa para 12 euros. Os kits encontram-se à venda na secretaria do Desportivo São Cosme.
A direção do clube deixa o convite a todos os que desejem participar «nesta grande festa de encerramento de época. Queremos reunir a família do Desportivo São Cosme e toda a comunidade numa celebração cheia de energia, alegria e cor». Promete um dia especial «para criar memórias».

O XIII Torneio Internacional Cidade de Famalicão vai realizar-se de 20 a 26 de julho, no Pavilhão da Didáxis, em Riba d’Ave e conta com novidades.
Na sequência da atualização do regulamento da prova, o torneio terá um aumento do prize-money para 8 mil euros, a prova transita para a Categoria A do Portugal Chess Tour e conta com a integração de várias iniciativas paralelas.
Entre elas, o Estágio de Xadrez com o Mestre Nacional Paulo Costa, a palestra “Viagem pelo Maravilhoso Mundo do Xadrez”, dinamizada pelo Árbitro Internacional Eduardo Viana, o II Blitz Chess Open Peixoto Rodrigues na tarde do dia 25 de julho e o Seminário de Fair Play da FIDE de 24 a 26 de julho.
Vila Nova de Famalicão vai ser palco de uma prova internacional de xadrez clássico de elevado nível competitivo, mas também de uma verdadeira semana dedicada ao xadrez, juntando competição, formação, ética desportiva, cultura, inclusão e promoção da modalidade.