Poeiras de África chegam a Portugal esta terça-feira

A partir desta terça-feira, Portugal continental será atingido por poeiras provenientes do norte de África, conforme alertou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com a DGS, é essencial que a população mais vulnerável, como crianças e idosos, adote “cuidados redobrados” durante este período.

“A previsão aponta para uma deterioração na qualidade do ar em todo o território continental, com um aumento nas concentrações de partículas inaláveis de origem natural, impactando as regiões do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve”, indica o comunicado emitido pela DGS.

Esta massa de ar quente, que transporta poeiras suspensas, contém partículas inaláveis que podem afetar a saúde humana, especialmente entre os grupos mais sensíveis da população.

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicense continua desaparecido: Já passaram 11 meses

Adelino Ferreira Lopes, de 64 anos, está desaparecido desde a manhã de 17 de outubro, há 11 meses, e desde então não existem mais informações acerca do seu paradeiro.

O famalicense vivia com uma família de acolhimento, na freguesia de Requião e foi visto pela última vez por volta das 09h00, vestido com roupa escura e a transportar um saco.

Adelino é dependente de medicação e tem dificuldades de locomoção.

O caso foi entregue à Polícia Judiciária.

Brufe: Para além do fogo desta manhã (05h40) também ardeu ontem num outro local (23h20)

Os Bombeiros Voluntários de Famalicão, Famalicenses e Póvoa de Varzim foram alertados, na última noite, para um fogo florestal que deflagrou na freguesia de Brufe, em Vila Nova de Famalicão.

O alerta surgiu pouco depois das 23h20, sendo que a intervenção dos soldados da paz só foi dada por concluída já na madrugada de segunda-feira.

O fogo deflagrou numa zona nas proximidades da Rua Primeiro de Maio (lugar do Castanhal).

Não há registo de feridos ou danos materiais.

Famalicão: Fogo em Requião destruiu casa devoluta

Está dado como dominado o incêndio que, ao longo do último fim de semana, ameaçou as populações das freguesias de Vermoim e Requião, em Vila Nova de Famalicão.

O primeiro alerta surgiu no sábado, no entanto, a situação agravou-se este domingo, com as chamas a ameaçarem habitações e a N206 que faz a ligação entre os concelhos de Famalicão e Guimarães.

Ao que nos foi possível apurar, na sequência deste fogo, uma casa devoluta acabou por ser consumida pelas chamas.

Não há, até ao momento, nenhuma informação sobre a existência de feridos ou de outros danos para além da área florestal ardida.

Contrariando as previsões, combustíveis ficaram mais caros esta segunda-feira

Contrariando as previsões iniciais, o preço dos combustíveis subiu em várias gasolineiras, fruto da atualização da taxa de carbono, implementada esta segunda-feira pelo Governo.

A BP aumentou o preço da gasolina em 0,4 cêntimos e o do GPL em 1,1 cêntimos, embora tenha reduzido o do gasóleo em 0,5 cêntimos. Já a Galp registou um aumento de 0,3 cêntimos na gasolina e de 1,1 cêntimos no GPL, mantendo a mesma descida no gasóleo que a BP. Por sua vez, a Repsol foi a que mais ajustou os preços: a gasolina subiu 1,8 cêntimos, o gasóleo 2 cêntimos, e o GPL 1,2 cêntimos.

Famalicão: Bombeiros combatem incêndio em Brufe que começou às 05h40

Três corporações de bombeiros da região combatem, desde as primeiras horas desta segunda-feira, um incêndio florestal numa área florestal em Brufe, Famalicão.

O alerta para a ocorrência chegou aos soldados da paz cerca das 05h40, para as proximidades da Rua de Lagarinhos.

Não há, até ao momento, informação de casas ou pessoas em risco.

Presidente da Câmara de Famalicão acompanha de perto incêndio em Vermoim, Requião e Vale São Martinho

O Presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos, juntamente com o vereador responsável pelo Pelouro da Proteção Civil, Ricardo Mendes, estiveram no terreno, a acompanhar de perto as operações de combate ao incêndio que deflagrou nas freguesias de Vermoim, Requião e Vale São Martinho.

O fogo, que se iniciou este sábado, mobilizou mais de 80 operacionais, entre bombeiros, forças de segurança e outras equipas de emergência. Mário Passos, através de uma publicação nas redes sociais, expressou a sua gratidão pelo trabalho incansável: Uma palavra de agradecimento e reconhecimento aos mais de 80 operacionais que estiveram no terreno a combater o incêndio que deflagrou este fim-de-semana em Requião, Vale São Martinho e Vermoim! Os próximos dias serão igualmente exigentes e requererão a atenção e o cuidado de todos nós!”

Apesar da gravidade da situação, o trabalho das equipas de emergência permitiu que, a esta hora, o fogo esteja dado como controlado.