Portagens devem voltar a subir no arranque do próximo ano

As portagens das autoestradas podem subir 2,3% no próximo ano, de acordo com a estimativa provisória da inflação sem habitação divulgada hoje pelo INE. A este valor soma-se 0,1% de compensação às concessionárias, resultante de um acordo firmado em 2022, quando o Governo limitou a subida das portagens em 2023.

O aumento segue uma regra definida por lei, que usa como referência a inflação do último mês disponível antes de 15 de novembro. Até essa data, os concessionários têm de apresentar ao Governo as suas propostas de preços.

Em 2024 e 2025, as portagens já tinham sido atualizadas em mais de 2%, mantendo a tendência de aumentos graduais nos próximos anos.

Deixe um comentário

Famalicão: Homem gravemente ferido depois de ser atropelado por carro que se destravou

Um homem ficou gravemente ferido, na tarde desta terça-feira, depois de ser colhido por uma viatura que se destravou.

O incidente aconteceu cerca das 13h20, na Rua do Castanhal, na freguesia de Brufe, em Famalicão. A vítima é morador da zona e foi empurrado contra um muro.

Para o local foram acionados os Bombeiros Voluntários de Famalicão, Famalicenses e a VMER local.

A vítima foi transportada para o hospital de Famalicão.

A GNR tomou conta da ocorrência.

Vem aí a Cláudia: Depressão vai trazer chuva, trovoada e vento forte

A depressão Claudia chega ao Minho esta terça-feira, trazendo chuva forte, trovoada e vento intenso, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Braga e Viana do Castelo serão os primeiros a sentir os efeitos desta depressão, nome atribuída pelo serviço meteorológico espanhol AEMET. O IPMA colocou já a região sob aviso amarelo por causa da chuva persistente e intensa, entre as 18h e a meia-noite de terça-feira, e novamente entre as 06h e as 17h de quarta-feira.

Em Famalicão e em vários concelhos do distrito de Braga, espera-se precipitação contínua, acompanhada por trovoada, sobretudo nos dias 12 e 13 de novembro. O vento deverá soprar com força, podendo atingir 70 km/h no Minho, 90 km/h no litoral e até 120 km/h nas terras altas durante quinta-feira.

A instabilidade atmosférica deverá prolongar-se até ao fim de semana, com aguaceiros frequentes e vento forte. O mar também estará alterado, prevendo-se ondas de quatro a cinco metros na quinta-feira.

O IPMA avisa que novos alertas poderão ser emitidos nos próximos dias, devido à evolução da depressão Claudia.

Famalicão: Jovem de 15 anos atropelada na passadeira em Joane (N206)

Uma jovem com 15 anos foi atropelada, ao final da tarde desta segunda-feira, na Avenida Dr. Mário Soares, em Joane, Vila Nova de Famalicão.

O acidente aconteceu cerca das 18h20, enquanto a vítima fazia o atravessamento da avenida através de uma das passadeiras.

Para o socorro foram acionados os B.V.Famalicenses e B.V.Famalicão.

A vítima, com ferimentos ligeiros, foi encaminhada para o Hospital de Famalicão.

A GNR de Joane tomou conta da ocorrência.

Aldeia Natal de Famalicão inaugurada a 22 de novembro

A Aldeia Natal de Famalicão abre as portas no próximo dia 22 de novembro, às 18h00. A informação foi confirmada pela autarquia, que promete muitas novidades na edição deste ano.

Segundo apurou a Cidade Hoje, haverá novos divertimentos e uma nova localização para algumas das atrações. Mantém-se o show multimédia, que tem sido um dos pontos altos da quadra, e surge uma nova área de divertimentos na Praça Mouzinho de Albuquerque.

Todas as novidades deverão ser apresentadas pela Câmara Municipal nos próximos dias.

Praça / Mercado de Famalicão celebra o S. Martinho com oferta de castanhas

A Praça / Mercado de Famalicão vai celebrar o São Martinho com todos os visitantes, numa iniciativa cheia de sabor e tradição. Na próxima terça-feira, dia 11 de novembro, o mercado vai oferecer castanhas assadas, num claro apelo para que a população venha viver o espírito desta data típica de outono.

Entre o aroma das castanhas e o ambiente animado, o convite é simples: fazer compras na Praça, saborear uma castanha e celebrar o São Martinho.

Wine Fest estreia-se em Famalicão com muitos visitantes no primeiro dia do evento

Famalicão brindou ontem à abertura da primeira edição do Dona Maria Famalicão Wine Fest, que decorre até domingo na Praça D. Maria II. O evento, organizado pelo Círculo de Cultura Famalicense, atraiu milhares de visitantes logo no primeiro dia, confirmando o entusiasmo à volta desta nova festa dedicada ao vinho.

O festival reúne 22 produtores nacionais, com destaque para os de Famalicão e da Região dos Vinhos Verdes, distribuídos por 18 stands. O espaço inclui também food trucks, produtos regionais e zonas de convívio.

A entrada é gratuita, bastando adquirir o copo oficial para participar nas provas.

Este sábado o programa inclui uma mesa-redonda na Fundação Cupertino de Miranda, às 16h30, dedicada ao setor vitivinícola, um showcooking às 19h00 no recinto do evento e a Noite Quinta das Pirâmides com DJ, que promete animar o público até mais tarde.