Trofa En’canto regressa a 10 de junho

No dia 10 de junho, a partir das 16h00, o Fórum Trofa XXI será palco do evento “Trofa En’canto”, um encontro de coros que promete encantar o público com atuações repletas de harmonia e talento.

Tal como na edição do ano passado, o Orfeão de Santhyago repete a participação. Fundado em 1976, surge como promoção cultural da freguesia de Santiago de Bougado. Com mais de 300 concertos e dirigido pela Maestrina Sofia Machado desde 2022, o grupo interpreta música litúrgica, tendo participado em várias cerimónias religiosas.

O Coro Honra e Dever de Vilar é um dos convidados. A associação nasceu em 1942, por iniciativa de um grupo de dezassete jovens da freguesia de Vilar que decidiram ocupar o tempo livre a trabalhar no teatro amador. Atualmente desenvolvem várias atividades tendo um grupo coral, grupo de dança, aulas de karaté, campo de férias, entre outras.

O Coro da Ponte de Guimarães também vai participar no Trofa En’Encanto. Foi criado em 1977 com o objetivo inicial de solenizar as eucaristias dominicais da vila de Ponte. Mais tarde alargou o seu reportório e começou também a dedicar-se à música clássica polifónica, religiosa e profana e daí surgiu a participação em encontros corais.

Promovido pelo Município, o Trofa En’canto visa fortalecer a cultura musical local, proporcionando um momento de convívio e partilha.

O evento é de entrada gratuita.

Deixe um comentário

Armindo Araújo dos Bombeiros Famalicenses alcança o 1º lugar nos “Escadórios da Humanidade”

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses voltaram a marcar presença na exigente prova “Escadórios da Humanidade”, que decorreu este sábado, em Braga, no emblemático Bom Jesus.

O grande destaque vai para o chefe Armindo Araújo, que, com o dorsal 1537, alcançou a primeira posição no seu escalão (I – Veteranos 6 Masculino), completando a subida dos 566 degraus em 07:53 minutos.

Na classificação geral, o bombeiro famalicense garantiu o 111.º lugar, sendo 110.º no setor masculino.

De sublinhar que os Bombeiros Voluntários Famalicenses foram a única corporação do concelho de Vila Nova de Famalicão a alcançar um pódio.

IPMA sobe o aviso para a região: Vai chover mais do que inicialmente previsto

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) agravou o alerta para o distrito Braga, que passa de amarelo a laranja devido à previsão de chuva mais forte do que o inicialmente esperado.

O aviso laranja vai vigorar entre a meia-noite e as 06:00 de domingo. Até lá, mantém-se o aviso amarelo até às 23:59 deste sábado e novamente entre as 06:00 e as 09:00 de domingo.

O vento também será uma preocupação: o aviso amarelo foi prolongado até às 18:00 de domingo, com rajadas que podem atingir os 90 km/h, sobretudo no litoral e em zonas de maior altitude.

Famalicão: Associação de Integração Multicultural reuniu mulheres que partilharam histórias de vida

A AIM – Associação de Integração Multicultural promoveu, no dia 20 de setembro, um encontro com mulheres de diferentes áreas de atividade. Nos Serviços Educativos do Parque da Devesa, as participantes refletiram sobre a participação feminina nas empresas, os desafios da imigração e a importância da criação de redes de apoio.

A iniciativa – Um Encontro de Mulheres: Conectando Histórias e Experiências – destacou-se pela partilha de histórias de vida, pelo diálogo intercultural e pelo reforço da integração como valor fundamental para uma sociedade mais inclusiva.

A sessão começou com uma atividade orientada por Maísa Oliveira, professora de Educação Física, seguindo-se o debate sobre “Mulheres em Portugal – Desafios e Oportunidades”, com Sofia Fernandes, deputada do PSD na Assembleia da República, que deu conta do papel das mulheres em espaços de decisão.

Maria Orminda Marques, coordenadora de comunicação da Continental Mabor, falou da integração no mundo empresarial; e Catarina Zuccaro, advogada e presidente da BPW- Portugal dos obstáculos que as mulheres imigrantes ainda enfrentam no acesso aos seus direitos e a relevância das redes de apoio.

No encerramento, a presidente da AIM, Taciana Flores, considerou o encontro um espaço de inspiração e cooperação, que provou «como a diversidade cultural e a união entre mulheres são fundamentais para o futuro coletivo».

GNR confirma: É no Distrito de Braga onde acontecem mais furtos e roubos a habitações

A GNR deteve, entre janeiro e agosto, 111 suspeitos por furtos em residências e cinco por roubo. Braga está entre os distritos com mais casos, a par de Aveiro, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém e Setúbal.

No total, foram registados mais de 5.400 crimes em casas, sobretudo com arrombamentos e escalamentos. A GNR alerta ainda para burlas a idosos durante o dia e para assaltos noturnos, muitas vezes violentos e com vítimas sequestradas.

No verão, o programa “Chave Direta 2025” reforçou patrulhamentos e sensibilizações, com quase três mil visitas a residências em todo o país.

Famalicão: Ecovalor da RESINORTE volta a envolver a comunidade escolar

Já está a decorrer o programa Ecovalor, da RESINORTE, referente ao ano letivo 2025/26. Trata-se de uma iniciativa concebida para sensibilizar e envolver toda a comunidade escolar na missão da reciclagem e da preservação ambiental.

O Ecovalor envolve um conjunto de ações adaptadas a diferentes públicos e faixas etárias, reforçando o compromisso da RESINORTE com a educação para a sustentabilidade. Ao longo do ano, serão dinamizados concursos mensais, concebidos para despertar a criatividade e o espírito participativo dos mais jovens.

Um dos grandes destaques é, mais uma vez, o Concurso Recicla e Ganha, competição desafia as escolas a angariar materiais recicláveis – papel/cartão (ecoponto azul) e embalagens (ecoponto amarelo). No final do ano letivo, as escolas receberão prémios monetários, de acordo com as quantidades recolhidas.

Toda a informação sobre o Programa Ecovalor 2025/26 está disponível no site da RESINORTE, no menu “Educação Ambiental” → “Ecovalor”. Na página, selecionando a opção Resinorte, no menu “anexos”, os interessados podem consultar os regulamentos, aceder ao formulário de inscrição e conhecer todos os detalhes sobre esta iniciativa.

Para qualquer esclarecimento adicional, está ainda disponível a Linha da Reciclagem, através do número 800 911 400.

A RESINORTE é responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos de 35 municípios do norte central, entre os quais Vila Nova de Famalicão, servindo uma população de aproximadamente 1 milhão de habitantes e recebe para tratamento aproximadamente 350 mil toneladas de resíduos urbanos por ano.

 

Astronauta por um dia: Guilherme de Famalicão viveu este domingo uma experiência única

O famalicense Guilherme Gartner Guimarães, viveu este domingo uma experiência única: foi um dos 30 finalistas do concurso nacional “Astronauta por um Dia”, promovido pela Agência Espacial Portuguesa, e participou no tão aguardado voo parabólico.

A bordo do Airbus A310 da empresa francesa Novespace, a partir da ilha de Santa Maria, nos Açores, Guilherme experimentou a sensação de gravidade zero, momento que descreveu como inesquecível e que ficará marcado para sempre na sua memória.

O concurso contou com 545 candidatos, tendo Guilherme superado várias etapas exigentes, desde testes de raciocínio e memória até provas físicas e entrevistas.

Agora, como “Embaixador do Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia”, o jovem famalicense vai assumir a missão de promover esta iniciativa nas escolas do distrito de Braga, incentivando outros estudantes a explorarem a ciência, a tecnologia e o espaço.