Famalicão: Faleceu o Padre Domingos Carneiro

Faleceu, vítima de doença prolongada, na noite desta quinta-feira o Padre Domingo Carneiro, pároco de Ruivães.

O funeral realiza-se este sábado pelas 10h30, estando as cerimónias apenas reservadas a familiares.

Domingo Carneiro, nasceu 8 de Dezembro de 1939, em S. Paio de Seide, tendo sido ordenado padre a 15 de Agosto de 1962. Nesse mês foi nomeado vigário cooperador na paróquia de Ribeirão (São Mamede), no arciprestado de Vila Nova de Famalicão, funções que desempenhou até ao fim de Junho de 1967, quando passou a ser pároco em Rio Frio, Arcos de Valdevez, na Diocese de Viana do Castelo.

Em Agosto de 1969, foi nomeado capelão nas Forças Armadas, onde se manteve até Julho de 1978 – nomeadamente no Regimento de Cavalaria n.º6, em Braga. Entretanto, em Junho de 1973, foi nomeado para vigário ecónomo das paróquias de Semelhe (São João Baptista) e Parada de Tibães (São Paio), no arciprestado de Braga.

Em Julho de 1978 regressa, então, ao arciprestado famalicense e às funções de pároco, agora em Ruivães (Divino Salvador), onde esteve 42 anos, até Dezembro de 2020.

A 27 de Janeiro de 2011 passou a ser, também, pároco in solidum em Mogege (Santa Marinha). Em Setembro do mesmo ano foi nomeado pároco de Mogege, onde esteve até 17 de Outubro de 2019.

 

 

Famalicense denuncia falhas na Saúde 24: “Chamadas caem depois de 40 minutos de espera”

Um famalicense denunciou à Cidade Hoje a dificuldade que enfrentou para conseguir contacto com o SNS24, na noite deste sábado, em que necessitava de se deslocar às urgências por motivos de doença.

O cidadão contou que, como é obrigatório passar por uma pré-triagem telefónica antes de se dirigir a um hospital, tentou ligar para a linha por três vezes, a partir das 21h. Em todas as tentativas, após cerca de 40 minutos de espera, as chamadas caíram sem que tivesse qualquer contacto com o serviço de saúde.

Só à quarta tentativa, já depois da meia-noite, conseguiu finalmente falar com uma enfermeira, que lhe orientou sobre os passos seguintes.

Este caso não é isolado. Diversas denúncias e relatos de cidadãos têm apontado dificuldades no acesso ao SNS24, especialmente durante horários de maior procura.

Famalicão: Um ferido em colisão entre carros na Ponte da Minhoteira

Uma pessoa ficou ferida, na tarde deste domingo, na sequência de uma colisão entre duas viaturas, na Ponte da Minhoteira, na freguesia de Arnoso Sta Eulália, em Famalicão.

O acidente aconteceu cerca das 12h50, sendo que para o local foram acionados os B.V.Famalicenses.

A vítima foi encaminhada para o hospital de Famalicão com ferimentos considerados ligeiros.

A GNR foi acionada para o local.

Famalicão: Bombeiros acionados para incêndio em cozinha de apartamento

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses foram, na tarde deste domingo, acionados para uma situação de incêndio, numa cozinha de um edifício localizado na Rua Ana Plácido, em Vila Nova de Famalicão.

O alerta foi dado às 12h15 e, chegados ao local, os soldados da paz verificaram que a situação já estava ultrapassada, tendo apenas que proceder aos trabalhos de ventilação do espaço.

Não há registo de feridos.

Petição defende habitação e segurança para vítimas de violência doméstica

Foi lançada uma petição pública que apela a medidas mais eficazes para proteger mães e crianças vítimas de violência doméstica em Portugal. A iniciativa, apoiada pelo movimento Humanamente e por Carla Sofia Marques Teixeira, sobrevivente de violência, defende a criação de urbanizações seguras com habitação, apoio psicológico e integração laboral.

A petição propõe também uma aplicação móvel de alerta discreto para contacto rápido com as autoridades.

Já disponível online, será entregue à Assembleia da República após reunir o número necessário de assinaturas.

Famalicão: 28 animais encontraram uma nova família este sábado

O Dia Mundial do Animal foi celebrado este sábado, em Famalicão, com um balanço muito positivo: 28 animais encontraram uma nova família. O Centro de Recolha do concelho esteve aberto durante todo o dia, recebendo dezenas de visitantes que quiseram conhecer e adotar os patudos à espera de um novo lar.

A iniciativa foi marcada por momentos de grande emoção e contou com o apoio essencial dos voluntários, cuja dedicação diária torna possível mudar o destino de tantos animais.

Famalicão: Aparatosa colisão entre veículos na N204/5 em Landim

A tarde deste sábado fica marcada por uma aparatosa colisão entre viaturas, na freguesia de Landim, em Famalicão.

O sinistro aconteceu cerca das 14h00, na estrada nacional 204/5, sendo que para o socorro foram acionados os Bombeiros Voluntários de Famalicão.

Há registo de, pelo menos, um ferido ligeiro.