Famalicão: PSP recupera duas bicicletas no valor de 5 500€ e apreende mais de 4kg de droga

Na sequência de vários crimes ocorridos esta terça-feira em Famalicão, a PSP levou a cabo uma operação com o objetivo de apurar os autores dos crimes e a recuperação dos bens furtados.

Desta forma, no cumprimento de um mandado de busca domiciliária, a PSP recuperou duas bicicletas avaliadas em 5 500€ e ainda apreendeu 4,5kg de liamba, o que pressupõe a prática de tráfico de droga.

Um jovem de 21 anos foi também referenciado como possível autor dos crimes.

Ainda sob ação da PSP, na madrugada desta quarta-feira, um homem de 25 anos foi detido por falta de carta de condução e notificado para comparecer no Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão.

Deixe um comentário

Famalicão: Riba d´Ave (em vantagem) entra em modo europeu no próximo sábado

Ao final da tarde do próximo sábado, o Riba d´Ave/CSJ Group retoma a sua caminhada nas competições europeias de hóquei em patins. Às 18h30, no Parque das Tílias, o conjunto de Raul Meca recebe os italianos do Sarzana na segunda mão dos quartos de final da WSE Cup.

O Riba d´Ave está em vantagem, depois da memorável vitória, 4-5, no reduto adversário.

Recorde-se que a formação famalicense esteve numa poule de apuramento para a Liga dos Campeões, que falhou ao ficar em terceiro lugar. Foi relegada para a segunda prova das competições europeias e, nos oitavos de final, eliminou o CH Caldes, de Espanha.

Famalicão: Comissão de Proteção de Crianças e Jovens registou 293 processos

A representante da Assembleia Municipal de Famalicão na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Famalicão deu conta dos dados relativos ao ano de 2024.

Recorde-se que esta Comissão, presidida por Paula Moura, é uma entidade de caráter não judicial, mas com plena autonomia funcional, com o objetivo de promover e proteger os direitos das crianças e jovens. Atua sempre que está em causa o interesse da criança. Em caso disso não acontecer, as medidas podem ir do acompanhamento familiar até à retirada da criança do contexto de risco.

Assim, em 2024 a CPSJ contabilizou 293 processos ativos (entre novos casos e outros que transitaram). Só no ano transato foram abertos 516 novos casos. A deputada Cármen Araújo revela que o aumento não foi abrupto para constante. Adiantou que 127 processos foram reabertos e 29 transitaram para outras comissões.

No decorrer de 2024, foram arquivados 314 processos, entre situações resolvidas ou encerradas, com aplicação das medidas necessárias.

Não há muita diferença entre rapazes e raparigas e a faixa etária que prevalece é entre os 11 e os 17 anos, sendo a mais acompanhada entre os 14 e os 15 anos de idade.

As causas são as habituais: violência doméstica e exposição a comportamentos que possam comprometer o bem-estar físico e mental (268), negligência por omissão ou ação (68), absentismo escolar (66) e abuso sexual (18).

As entidades que sinalizam estes casos continuam a ser as forças de segurança (270), as escolas (128), anónimos (54), os pais (32), Ministério Público (30). Além destes, também vizinhos, projetos comunitários, estabelecimentos de saúde e autarquias também contribuíram.

Nas soluções encontradas está o apoio aos pais (171), integração em casas de acolhimento (30), outros familiares (29), a confiança a pessoa idónea (9) e acolhimento familiar (6).

Entre as medidas que visam o acolhimento em meio familiar, o apoio junto dos pais foi o mais comum. Para cumprir os respetivos acordos foram atribuídos 9.518 euros, de forma a assegurar o bem-estar das crianças e jovens e favorecer a sua integração e estabilidade.

Famalicão: Miguel Roque integra Comissão Coordenadora Distrital do BE

No passado sábado, foi eleita a Comissão Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda de Braga. A votos só esteve uma lista, que obteve 87,5%, da qual faz parte o famalicense Miguel Roque que, em março passado, integrou a lista do partido, em quinto lugar, nas eleições Legislativas.

A lista vencedora, liderada por Ricardo Jorge Cerqueira, de Vila Verde, promete que nas próximas Autárquicas dará prioridade «à criação de alianças sociais em projetos locais de transformação política à esquerda, que sejam alternativas à governação autárquica de PS e PSD». Neste sentido, já iniciou conversações com com o PCP, o PAN e o Livre. Apesar desta busca de alianças, defende que o BE deve apostar na criação de estruturas concelhias (Comissões Coordenadoras e/ou Núcleos) «capazes de dinamizar o partido no maior número de concelhos do distrito e desenvolver bases para apresentar candidaturas autárquicas».

Famalicão: Colisão entre carro e mota deixa homem em estado crítico

Ao início da tarde desta quarta-feira, uma colisão entre um carro e uma mota fizeram um ferido grave, na Avenida Jorge Reis, freguesia de Outiz, em plena N206.

A vítima é o motociclista, com cerca de 70 anos, que segundo fonte de socorro estará com um traumatismo cranioencefálico, lesões cerebrais e perdas de memória. O homem está a ser assistido no local pela VMER de Famalicão e pelos Bombeiros Voluntários Famalicenses.

O alerta foi dado por volta das 13h00 e a N206 está cortada ao trânsito nos dois sentidos.

Famalicão: Unidade de Hospitalização Domiciliária quer duplicar capacidade de resposta

A Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) da ULS do Médio Ave celebrou cinco anos de atividade. Desde 2019 em atividade contínua, contabiliza 500 utentes nestas condições.

Segundo os responsáveis, a UHD revela-se uma alternativa segura e eficaz ao internamento hospitalar convencional, melhora a articulação entre cuidados hospitalares e primários, reduz custos e otimiza a gestão de camas hospitalares. O objetivo é duplicar a capacidade de resposta.

Inês Ribeiro, enfermeira gestora da UHD, destaca que este modelo «permite que os utentes beneficiem de cuidados diferenciados, mantendo-se num ambiente familiar e confortável, o que contribui para uma recuperação mais rápida e eficaz».

O coordenador Manuel Rodrigues explicou que a UHD percorre mensalmente cerca de dois mil km para garantir a prestação de cuidados aos doentes internados no domicílio. Quer isto dizer que desde a sua criação já percorreram 110 mil km.

Famalicão: Autocarros gratuitos e comboio a 3 euros para os foliões

Para assegurar a mobilidade de milhares de foliões na noite de Carnaval, o município de Famalicão vai, mais uma vez, disponibilizar transporte rodoviário gratuito dentro do concelho.

No total serão disponibilizadas 12 linhas de autocarros, de acesso gratuito, que sairão das diversas freguesias do concelho – Mogege, Pedome, Riba de Ave, Bairro, Ribeirão, Fradelos, Gondifelos, Nine (via Arnoso), Portela, Nine (via Lemenhe), Jesufrei e Lousado – às 21h45, 22h30 e 23h15, em direção ao centro da cidade. No regresso há autocarros às 03h00, 4h00 e 05h00, com saída do Parque 1.º de Maio, em frente à Escola Secundária D. Sancho I.

À semelhança dos anos anteriores, a autarquia mantém também a parceria com a CP – Comboios de Portugal, com pré-venda de bilhetes ao preço especial de 3 euros, de ida e volta, em todas as linhas dos Comboios Urbanos do Porto.

A festa acontece de forma espontânea, mas é normal começarem a aparecer a partir das 20h30. O centro da cidade é o ponto de encontro, com animação nas ruas e nos bares, espaços de restauração e em torno dos quatro palcos onde a animação está a cargo da autarquia: Rua Luís Barroso, Praça 9 de Abril, Praça D. Maria II e na Praça – Mercado Municipal. Destaque para o habitual desfile e concurso de mascarados, com prémios para os três primeiros, que se realizam no palco da Rua Luís Barroso.

Como ingrediente extra, estão instaladas praças da alimentação na Praceta Cupertino de Miranda e na Rua Padre Benjamim Salgado.

Esta festa tem muito de espontâneo, mas na promoção e organização conta com o Município em parceria com a ACIF – Associação Comercial e Industrial de Famalicão, estabelecimentos de restauração e bares da cidade, associações de cultura, recreio, desporto, solidariedade social, escolas do concelho.

Os pequenos foliões são os primeiros a entrar em ação. Já esta sexta-feira, 28 de fevereiro, com o desfile infantil a percorrer as ruas da cidade. O início do cortejo será às 14h00, saindo da Rua Adriano Pinto Basto, em direção ao Parque 1º de Maio.

No dia 1 de março, em S. Miguel de Seide, é inaugurada a exposição de Máscaras e Caretos e no domingo, a partir das 10h00, decorre o desfile de caretos em bicicleta pelo centro urbano, com saída dos Paços do Concelho.

Os seniores vão encher o pavilhão municipal de alegria na tarde de segunda-feira, com desfile e muita festa.

Na terça-feira de Carnaval há desfiles em várias freguesias do concelho. Os festejos encerram com a tradicional “Queima do Galheiro”, em Fradelos, a partir das 20h30, a assinalar o final das festividades carnavalescas e o início da época quaresmal.

Todo o programa do Carnaval de Famalicão está disponível para consulta em famalicao.pt.