
A Câmara Municipal da Trofa inaugura, a 17 de junho, pelas 21h00, a nova via “Distribuidora 21”, a Ciclovia Norte e a Escultura “A Família”, doada por um benemérito local. A cerimónia inaugural será no parque de estacionamento da Escola EB2/3 Prof. Napoleão Sousa Marques.
As obras, consideradas fundamentais para a mobilidade concelhia, representam um investimento de 2,5 milhões de euros, comparticipadas pela União Europeia. Quanto à Distribuidora 21 (1,3 milhões de euros), pretende descongestionar a EN14, acrescendo à cidade um novo troço pedonal e ciclável, coordenado com a construção da Ciclovia Norte (1,2 milhão de euros) que liga a estação ferroviária ao Parque das Azenhas.
Estas duas ligações, de cerca de 3 quilómetros, unem o Hospital da Trofa, Aquaplace – Academia Municipal da Trofa, Parque das Azenhas, Estação Ferroviária, CTT, Finanças, comércio, escolas, parques etc.
Estas obras fazem parte de um plano que a Câmara Municipal da Trofa está a implementar, no período 2020-2025, sob o conceito de “Trofa do Futuro: Cidade dos 15 minutos”, que aposta numa cultura de proximidade, em que os residentes no território concelhio têm acesso até uma distância de 15 minutos a pé (ou através de modos suaves – bicicleta/trotineta) a equipamentos, comércio, serviços essenciais, espetáculos e educação.
Já a escultura “A Família”, também a inaugurar a 17 de junho de 2022, será colocada na Rotunda que dá início à Distribuidora XXI, doada ao município pelo empresário José Manuel Fernandes, passando a representar as famílias Trofenses.