Município da Trofa convida a população a participar na criação de uma zona desportiva e de lazer

camara trofa municipio

A Câmara Municipal da Trofa desenvolveu um Plano Estratégico para a criação do Parque Urbano de Real que inclui a dinamização de três sessões públicas para auscultação e participação da comunidade, para recolher contributos para o desenho do plano final.

Com uma área de 25 hectares, o futuro Parque Urbano de Real será implementado nas margens do Ribeiro de Real, no troço compreendido entre a EN 104 (limite sul) e o Rio Ave (limite Norte), na freguesia de Bougado (São Martinho e Santiago).

Através do Plano Estratégico para o Parque Urbano de Real, o Município pretende definir «um espaço verde público destinado ao lazer, ao desporto ativo e à valorização ambiental, atividades e ações que potenciem a criação de uma proposta de programa preliminar, com conteúdos programáticos que permitam servir de base ao desenvolvimento do projeto de execução».

Um dos pontos onde a autarquia pretende inovar no futuro Parque Urbano de Real é a criação de uma Smart Active Space, um espaço inteligente e inovador, «que faz da tecnologia um aliado do desporto, exercício e atividade física, formal ou informal».

Os Smart Active Space são um novo conceito de instalações desportivas que consiste num espaço – outdoor ou indoor – inteligente, inovador e sustentável que promove o desporto e a atividade física de forma inclusiva.

«Para potenciar o sentimento de pertença, para envolver a comunidade nas decisões e no planeamento do território e para ajustar as soluções às necessidades e expectativas apresentadas pela população», a Câmara Municipal da Trofa está a organizar diferentes momentos de recolha de contributos «para inclusão na versão final do projeto do Parque Urbano de Real».

Foto arquivo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: Inscrições abertas para o XIII Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado

Estão abertas as inscrições para a 13ª edição do Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado, uma prova organizada pelo Município de Vila Nova de Famalicão em colaboração com a Associação de Atletismo de Braga.

A prova que integra o programa desportivo das Festas Antoninas está agendada para o dia 9 de junho, às 10h00, com partida e chegada no Parque da Juventude de Famalicão. Inclui uma corrida de 10 kms e uma caminhada de 6 km.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até ao dia 6 de junho, presencialmente nos Complexos de Piscinas Municipais, no Famalicão em Forma e na Casa da Cultura ou online através do site www.famalicaodesportivo.pt e www.aabraga.pt .

O regulamento da prova encontra-se disponível para consulta nos locais de inscrição.

Famalicão: Joaquim Figueiredo eleito Melhor Atleta Master 2023

Esta quinta-feira, o atleta famalicense Joaquim Figueiredo foi reconhecido pela EMA (European Masters Athletics) como o melhor Atleta Master de 2023, numa cerimónia realizada em Porto Santo, na Região Autónoma da Madeira.

A distinção reflete o seu notável percurso ao longo do último ano, no qual conquistou os títulos de recordista mundial de meia maratona e campeão do mundo de montanha, no escalão master 55.

Os mais de 60 títulos conquistados ao longo da carreira fazem de Joaquim Figueiredo um atleta de referência a nível nacional e internacional.

Recorde a entrevista do recordista mundial à Cidade Hoje.

 

DAMA, Nuno Ribeiro e Richie Campbell no Festival BeLive Trofa 2024

A 9ª edição do Festival BeLive Trofa 2024 regressa ao formato original, com quatro dias de concertos, de 25 a 28 de julho, no Mercado/Feira da Trofa, com entrada gratuita.

As noites vão arrancar sempre com concertos de artistas locais terminando com DJ´s a animar pela noite dentro e alguns dos principais nomes da música portuguesa vão subir a palco ao longo dos quatro dias de evento.

O BeLive Trofa arranca na quinta-feira, dia 25 de julho, com Nuno Ribeiro e Los Bravos como DJ´s. Na sexta-feira, dia 26 de julho, os DAMA são a atração principal, seguidos pelo DJ Overule.

No sábado, atua Richie Campbell e a noite termina com o DJ Diego Miranda. E no domingo, último dia do festival, Mastiksoul é o responsável pela animação musical.

Imagens: Facebook

Danc´In Trofa 2024 acontece a 25 de maio

camara trofa municipio

A Câmara Municipal da Trofa organiza, a 25 de maio, o Danc´In Trofa, um dia dedicado à Dança dinamizado pela Alva – Escola de Artes de Palco, Coretos D´Alameda, Escola Passos de Dança e MTV 4 Dance.

O evento vai realizar-se nos parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro e está aberto a todas as idades, para a comunidade Trofense e não Trofense, onde todos podem usufruir de aulas abertas, workshops, exibições e espetáculos.

No final do dia, as escolas do concelho apresentam a gala de Encerramento sob o tema “Danças do Mundo”.

A edição deste ano do Danc´In Trofa vai ter 18 workshops distribuídos pelo Auditório XXI e pela Concha Acústica que se pronlongam até às 18h30.

Rui Massena dá concerto gratuito na Trofa

O pianista Rui Massena regressa aos parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro, na Trofa, para um concerto, inserido na digressão Ensemble Tour. O espetáculo, ao ar livre, acontece no dia 19 de maio, a partir das 19 horas.

Uma oportunidade para ver e ouvir o compositor, maestro e pianista, num espetáculo que reúne todas as suas influências artísticas e que constrói novas fronteiras musicais.

Rui Massena visita as suas composições ao piano, acompanhado por 13 músicos, com espaço para a improvisação, música de orquestra, teclados e percussões, e interação com o público, num espetáculo vibrante, com a duração de 75 minutos.

Foto: Reprodução da página Facebook de Rui Massena Artista

EXPOTROFA com Ana Malhoa, Emanuel, Némanus e Santamaria

A 23.ª EXPOTROFA decorre de 3 a 7 de julho, na Alameda da Estação, com um certame que junta associativismo, empresas, artesanato, tasquinhas e muita animação, com destaque para Ana Malhoa, Emanuel, Némanus e Santamaria.

Assumindo-se como um dos maiores certames do género da região, a EXPOTROFA dá a conhecer o melhor que o concelho da Trofa tem para oferecer num misto de promoção do associativismo, empresas, artesãos e comércio tradicional e local.

Para além da gastronomia, a edição deste ano contará com mais de 80 expositores, sendo que 20 pertencem ao Movimento Associativo Trofense e outras 20 são de artesãos locais, que apresentam as suas variedades.

Aliado ao artesanato e ao movimento associativo, o tecido empresarial trofense, dividido entre a vertente empresarial e comercial, ocupa os restantes espaços.

Além das tasquinhas com os petiscos mais saborosos, aos artesãos, às associações do concelho e empresas da região, a EXPOTROFA tem em todas as edições um programa de animação diversificado. Nesta 23ª edição, traz como cabeças de cartaz Némanus, Santamaria, Ana Malhoa e Emanuel. Como sempre, o encerramento fica marcado pelo desfile de moda com o comércio local como protagonista.

Mas a animação tem mais: estão reservadas atuações das Escolas de Dança da Trofa: Alvadance, Passos de Dança e MTV4Dance; e música com grupos locais e regionais.