Famalicão: PS propõe novo hospital, 600 casas e “criar o maior centro comercial ao ar livre” c/cinema

Eduardo Oliveira, o candidato do PS à Câmara de Famalicão, compromete-se, em caso de vitória nas autárquicas, a abrir um novo ciclo de desenvolvimento no concelho com três grandes projetos: a construção de 600 habitações, ao longo de quatro anos, a custos controlados, um novo centro comercial na cidade ao ar livre e com cinema, e a construção de um novo hospital.

As propostas foram tornadas públicas durante a sessão de apresentação dos candidatos a vereador, que decorreu este sábado, no Parque da Devesa, perante uma plateia repleta de militantes do partido.

Segundo o candidato, em declarações à Cidade Hoje, o comércio tradicional fará parte de um novo conceito que Eduardo Oliveira quer aplicar no centro urbano, de forma a transformá-lo no “maior centro comercial ao ar livre”, com a implementação de algumas marcas “ancora”, construção de espaço para cinema e estacionamento.

A habitação acessível surge como resposta à crescente dificuldade dos jovens e famílias em fixar-se no concelho, e a construção de um novo hospital representa um compromisso que o candidato assume na área da saúde e bem-estar, com o objetivo de reforçar a qualidade do serviço prestado.

Notícia atualizada às 14h02 com informações adicionais sobre as propostas do partido na área do comércio, após declarações do candidato Eduardo Oliveira à Cidade Hoje na tarde deste domingo.

205 Comments

  1. O sh Eduardo de presença está o inferno xeio ,,já gora você é o primeiro ministro para fazer essas presenças vai por dinheiro do seu bolso, só lhe vou dizer uma coisa que se passou com a minha nora teve um inteiro aligar para a saúde 24 e só às 20 horas é que tive uma resposta se uma pessoa não tem dinheiro para ir ao privado vêm que morre a ministra da saúde que pessa a sua demissão, e você ainda vêm falar na saúde, e mais outras presença tenha outro tema já foi ao parlamento e o que fez nada há já sei foi para a foto

  2. Será que se vencer, será ele o obreiro de terminar o processo de PDM que já se arrasta desde 2019?

    A política e serviços do estado estão podres.

    Só os impostos têm que ser pagos a tempo…

    Os serviços para a população são efetuados devagar, devagarinho…

    Haja paciência… 🤕

  3. Se alguém acreditasse nas diarreias mentais do PS…. É o desespero total de quem anda à deriva.

  4. Expetaculo nunca ninguém prometeu tanto para Famalicão
    Há petróleo 👏👏

  5. Alberto Silva Barreiro , fico muito contente em saber que teve o privilégio de conhecer o meu pai. E eu, precisamente à semelhança do legado do meu pai, e conforme a educação que me deu , pretendo fazer exatamente o mesmo na UF de Antas e Abade Vermoim, onde resido e constituí família há 26 anos! Só não concordo com a afirmação que fez sobre mim, pois não vivo, de todo, da política, vivo sim do meu trabalho todos os dias, graças a Deus!

  6. Silva Silvestre como se vê aquilo foi um ótimo negócio, está sempre cheio de gente até parace o Norte Shopping é sempre difícil arranjar lugar para estacionar o carro

  7. Sofia Lopes Correia você deve saber melhor do que eu, você vive da política e eu detesto política porque nestas alturas todos prometem, todos fazem obras e depois em 4 anos ninguém os vê. Para autarquia ou junta procuro ver o perfil da pessoa, eu cheguei a votar no seu Pai em Ruivaes, porque o conhecia e sabia que era pessoa muito capacitada para tomar conta de uma freguesia. Agora praticamente só conhecemos o candidato uns meses antes.

  8. Ourivesaria Mesquita isso ja esta em curso no lago discountja nao e novidade nenhuma

  9. Alberto Silva Barreiro , não podemos confundir construção com gestão de um novo hospital. Quanto à construção, sim, a câmara poderá assumir a obra , quanto à gestão, aí sim a responsabilidade seria do Ministério da saúde.
    Posso até partilhar consigo um exemplo!

  10. Emilia Silva sem margem para dúvidas, prometem e nada fazem temos um Shoping Town em Famalicão é privado mas tem história podiam e bem ajudar a reestruturar aquilo para o comércio local.

  11. Antonio Costa acho que nada só fazem coisas sem interesse gastar dinheiro a toda só políticos

  12. Ricardo Pacheco
    Quem lhe disse que eu embora tenha esse direito que o exerço?
    Parece um pouco nervoso!
    Descanse e tenha uma boa semana.

  13. Ricardo Pacheco
    É a sua interpretação. Tenho de a respeitar simplesmente.
    Mas se calhar se diz que ganha sempre a mesma merda, possivelmente está a chamar merda aos eleitores, faltará saber se eles serão mesmo a merda ou será que quem vota nos outros ainda será pior!
    Interpretações…

  14. EDUARDO OLIVEIRA CONTA COM O MEU VOTO. FARTO DA MERDA DO COSTUME. RUMO A MUDANÇA 💪💪💪

  15. Gabriela Azevedo desculpe mas no tempo do PS nem betão faziam, não gosto do atual presidente mas prefiro 1000 vezes, que quando éramos governados pelo PS, Agostinho Fernandes

  16. Fernando Seara não quer porque o que lhe dá mama é o passos neste momento 🤣🤣🤣

  17. Adelino Araújo todos dizem que não dói a barriga mas ganha sempre a mesma merda. A mama deve ser boa deve.

  18. Fazer um hospital de LEGO .
    Fazer um centro comercial de LEGO .
    Fazer um estádio de LEGO .
    Fazer um cinema de LEGO.
    Só falta fazer PORTUGUESES puros .
    Parece o MARTELO a enganar os de CELORICO DE BASTO 🤣🤣🤣

  19. Rui Lima em tempo de eleições vale, vale cada voto, valoriza tanto o comércio tradicional que se propõe a criar o maior centro comercial ao ar livre, com cinema, em vez das pipocas, vão ao comércio tradicional… 🙄🤨🧐

  20. Fernando Seara a vitória vai ser a mesma como o costume. Só não vê quem não quer. Seja autárquicas seja legislativas. É só povo a viver de mama

  21. O problema deste jornal é que está vendido a Mário Passos.
    Como o PS está fortemente apetrechado de talento, tenta sujar a imagem do candidato à câmara.

  22. Sou imigrante, se visem o hospital daqui, voçes diziam que o hospital de Famalicão era um luxo.

  23. Rui Lima e para além disso sabem à quantos anos Barcelos anda a reivindicar um Hospital???? Nada mais nada menos do que à 20 anos. Eduardo Oliveira propôs a criação de um movimento cívico para a construção de um Hospital mas alguém assobiou para o lado, como quem diz que não quer saber do povo que não tem dinheiro para ir para o privado.

  24. E tem mais ontem quem esteve no parque da devesa foi de livre vontade e não coagido para lá estar!!!!

  25. O cidade hoje só está a fazer para aquilo que lhe pagam. Muita contra informação para beneficiar uma coligação velha e desgastada que rejeita as propostas do Partido Socialista para mais à frente as apresentarem como sendo ideias deles. Pobres de ideias. Quanto ao comércio local a câmara tirou os lugares de estacionamento grátis fazendo com que ninguém vá ao comércio local. Só se preocupa em ajudar as grandes superfies pois isso enche os bolsos. Em relação à construção de um hospital novo… Se o puder local não fizer pressão ao puder central é claro que não haverá hospital novo. Já viram bem as urgências do hospital de Famalicão????? Não há macas para todos os doentes, não há caldeirões para dos doentes, não há consultórios. Atendem se os doentes de pé pois nem cadeiras normais há. Mas ele anda tudo cego???? Habitação faz muita falta ou os filhos vão morar com os pais até aos 50 anos??? Que mal tem um cinema no centro para atrair pessoas para evitar que as lojas fechem… Deixem de mentir… E assumam que num Concelho de 133 mil habitantes só encheram os bolsos a meia dúzia que, por sinal já são ricos!!! E gastar 500 mil numa feira de artesanato quando não há creches nem lares que chegue para dar dignidade às pessoas??? E gastar um milhão de euros nas Antonina??? Ora ora… Já ninguém acredita em histórias de embalar. Por acaso baixou os impostos municipais??????? Chegou a hora da mudança com Eduardo Oliveira

  26. Serafim Azevedo vou mudar para novais so para votar em si amigo ta ganho um abraco

  27. Paulo Peixoto na madeira fizeram pilares e parte ficou sobre o mar, aqui meto pilares e faço-o sobre as freguesias vizinhas 😃😃😃

  28. António Ribeiro são todos iguais quando há poder….
    Basta ver por exemplo o cinema
    Havia no Shopping no centro da cidade
    Fui muitas vezes lá durante a semana, quase sempre às moscas, por isso fechou
    Junto ao McDonald’s também houve nunca lá fui mas no início tinha gente pouco depois fechou

  29. António Ribeiro 9
    Se for como o daqui onde moro na Prelada Porto é bom para as pessoas irem almoçar a partir de 6 euros o menu, aqui está cheio de trabalhadores das obras e reformados a almoçar e ainda não pagão o estacionamento durante uma hora

  30. Sónia Oliveira pudera ,se era o governo PS que queria fechar a maternidade de Famalicão , ao menos isso,. ele sabe aquilo que quer se não estava tramado.

  31. Adelino Araújo vou explicar: Ricardo Rio, concorreu duas vezes á Câmara de Braga contra Mesquita Machado. Só ganhou na terceira vez que se propôs a eleições. Por isso, esse argumento de alguém abandonar a corrida porque não ganha á primeira, não me faz grande sentido. Mas fico contente por sabê-lo desapegado de preferências partidárias, uma vez que ajuda a ter visão mais clara do que está á nossa frente.

  32. Em relação a Agostinho Fernandes, na minha perspectiva, foi um dos piores presidentes da Câmara que tivemos. Não sigo em “carneiradas” partidárias, mas tenho olhos na cara. Ourivesaria Mesquita e o projeto para o novo hipermercado na zona do hospital? O que me diz?

  33. Sergio Ferreira só envolvendo-te podes contribuir para a mudança que pretendes.

  34. Somos um dos concelhos mais exportadores e criadores de riqueza do país.
    Exigir menos que isto é resignar-nos e colocar-nos abaixo da importância que temos.
    É normal que num concelho estagnado á 1/4 de seculo que apenas cresce na implantação de Hipermercados e abate árvores, para colocar painéis fotovoltaicos e lageados que escondem defeitos de infraestruturas básicas, as pessoas estranhem quando alguém exige e ambiciona mais.

  35. Filipe Silva olha que não, olha que não meu querido amigo. Sabes bem do que falo….

  36. Soraia Aparecida nervosa deve estar a senhora, caso contrário não vinha para aqui dizer asneiras….

  37. Filipe Silva já começa a ficar nervoso??? Vai-se acabar a panelinha? Pois… depois acabam-se os vicios … rallys, avionetas… pode ser que assim tenhas mais tempo para voltarmos a ser felizes… 😉

  38. Se prometer fazer um circuito para a prática de motocross e quad cross e dar apoio a todos os pilotos famalicenses tenho a certeza que tem MTS votos . Pk andar só por eventos a fazer cara bonita e acenar com a cabeça e sorrisinhos não leva a lado nenhum. Mas cada um puxa a brasa a sua sardinha e a meu ver poderia ser uma mais valia pro conselho e comércio local e não só , e visto k uma das organizações de um dos campeonatos de motocross e quad cross e já com bastantes anos de trabalho como o Trofeu Norte é de origem famalicense . Lembrem se k o futebol não é o único desporto praticado por famalicenses, existem outros desportos onde tem bastantes famalicenses a levar Famalicão ao peito pelo país todo. Fica a dita !!!😉😉

  39. David Costa hospital estamos bem?,por amor de Deus, só quem por lá passa e também tem que ficar internado, vê e sente,a falta de condições quer para os utentes quer para os médicos, enfermeiros,e auxiliares……
    Tinha muito para dizer mas fica na consciência de cada um

  40. Sónia Oliveira Estive lá e ouvi, “debaixo” de 36•.Mas as vitórias fazem-se com sacrifício.

  41. Filipe Silva eu não, até porque não faço obras públicas. Todos sabem como funciona

  42. Única verdade que o PS faz se ganhar é trazer meio milhão de imigrantes para Famalicão depois não tem onde os meter, quem acredita nos xuxalistas 🫣

  43. António Ribeiro pois os hipermercados começaram com Dr Agostinho Fernandes
    Havia um projeto de fazer um estacionamento subterrâneo no centro da cidade para depois se fecharem as ruas e dinamizar o comércio tradicional
    Mas acha que esse projeto vai lançar o comércio tradicional ou as grandes marcas +

  44. Ourivesaria Mesquita leu a notícia? Ouviu a real proposta? O que foi proposto foi um centro urbano dinâmico onde TAMBÉM existiria um cinema; significa que lá iria ser incluído o comércio tradicional para o dinamizar. Mas não me chegou a responder á questão dos hipermercados que foram construídos e mataram o comércio tradicional; ou só se fala do que está mal quando o candidato não é o nosso?

  45. Para promessas
    O PS é um espetáculo
    A banha da cobra
    Como famalicense estamos mal??????

  46. António Ribeiro
    Seja Rio seja Mário Passos, os políticos têm de entender quando são desejados e quando não são.
    Não me dói a barriga por ninguém.

  47. Adelino Araújo o nome Ricardo Rio, diz-lhe alguma coisa? Quantas vezes é que ele se candidatou e, tempo passado, não acabou por ganhar a Câmara? Além disso, o apresentar-se a votos chama-se democracia.

  48. Seara Manuel verdade….
    Para não falar que o dito pavimento está todo alagado. Já vi várias pessoas a tropessar nas pedras fora do sítio e a irem parar ao hospital. Resumindo…
    … pavimento que está uma vergonha

  49. Mónica Maia betão foi o que foi feito até agora e quanto à desvalorização do comércio tradicional também o devemos à atual autarquia

  50. Força Eduardo Oliveira
    Transformar o Comércio Tradicional no maior Centro Comercial ao ar livre é uma excelente ideia. Assim como mais estacionamento.
    Habitação com preços controlados é tudo o que o poder instalado, nomeadamente médios e grandes construtores civis e a especulação imobiliária não querem.
    E o povo precisa de habitação que consiga pagar, com o esforço do seu trabalho.
    Para a dimensão desta cidade e de todo o concelho, o actual Hospital, não consegue dar resposta. É preciso negociar com o governo um novo Hospital, mais moderno e funcional para uma melhor saúde para TODOS, não apenas para quem pode ter seguro de saúde!
    Famalicão e Ribeirão precisam de MUDANÇA!!!

  51. Com todo o respeito a todos , Vila Nova de Famalicão cidade com algumas zonas pedonais,comércio tradicional, cafés históricos, mas com uma má tipologia de acessos a zonas históricas da cidade, zonas super estreitas muitas floreiras. Já não falando em construírem um “Shoping de rua” temos um emblemático Shoping Town no coração da cidade e ninguém quer saber de fazer algo para reablitar aquela zona que alguma historia tem com o antigo cinena.

  52. Ruth Chaves Viana pois não foi o socialismo que deu cabo da classe média
    A crise sempre começa com o PS

  53. António Ribeiro o comércio tradicional está de rastos com o que já existe à volta e ainda querem criar mais um Shopping…
    Não sei se é por ser enfermeiro que não percebe nada disto ou é mesmos por….

  54. Sofia Lopes Correia vocês prometem coisas que não sabem se vão conseguir, como é que vão construir um centro comercial, isso não seria do domínio privado? O desespero por um lugar ( tacho) leva a prometer tudo e mais alguma coisa. É quase como o atual, até inaugura obras inacabadas. É por isso que a maioria das pessoas está a perder a confiança dos políticos.

  55. este não me engana mais!!! Hospitais para dar prioridade aos estrangeiros creches com prioridade aos filhos dos estrangeiros, escolas com prioridade aos filhos dos estrangeiros… estrangeiros que veem para cá, atrás dos subcidios que não respeita o a nossa cultura… amigo eu sou imigrante , imigrei atrás de mais dinheiro , não de subcidios… minha mãe tem 40 e poucos anos de descontos dão lhe 500 euros de reforma , essa gente que está a entrar nunca contribuirão com 1 euros para Portugal ,ganhão 700 900 1000 e ainda isolem mais… que isto a república das bananas… os últimos 50 anos andamos todos a ser roubados pelo regime imposto… eu tou pelo CHEGA… e agradeço a quem está tbm..

  56. Sónia Oliveira até ficava mal, ele como enfermeiro parteiro não lutar pelo posto de trabalho !!

  57. Hélder Miguel Silva Santos vai ver a lista que o meu nome não consta de certeza… se quiseres eu digo onde podes encontrar a lista…

  58. Sérgio António Machado Soares não consta o meu nome na lista de quem devias pagar? Fiquei confuso… 🤔

  59. Já sabe que não vence, prometem o impossível. Mais um jlc a seguir os exemplos do Sócrates. A ver vamos

  60. Fica mal… Tempo de promessas políticas em véspera de eleições . De igual modo , obras e buracos na estrada à pressa, retundinhas com chafarizes, etc., etc. Tudo farinha do mesmo saco. Vão enganar o RAIO QUE VOS PARTA !!!

  61. Sérgio António Machado Soares quem são esses? Devem ser aqueles que levam a sucata e alguém não paga…

  62. Não seria mais sensato um candidato que já se apresentou várias vezes aos Famalicences, ter a honestidade de deixar de se candidatar a um cargo que o povo já mais que uma vez lhe disse que não?
    A comunicação social pode ter outras simpatias, mas o voto é do povo e não da cs!
    A sede do poder é tanta e não importa esperar eternamente!
    Um concelho com a dimensão se Vila Nova de Famalicão com todas as valências que tem, virem dizer que está estagnado deve ser bem pior criticar a comunicação social.

  63. Pois o conhecimento ficou todo consigo, só que a realidade histórica é outra. Felizmente hoje temos ferramentas que desmontam a narrativa esquerdalha dos socialistas que enchem a boca com o SNS e quase que foram os seus coveiros. Fica aqui o registo histórico de um ignorante:
    O governo da Aliança Democrática (AD), liderado pelo PSD (com Sá Carneiro), que assumiu funções pouco tempo depois da criação do SNS, não extinguiu o sistema e prosseguiu com a sua implementação prática, embora com algumas críticas e ajustes.

    Mais tarde, governos do PSD como o de Cavaco Silva nos anos 90 promoveram reformas no SNS, com foco na contenção de custos, gestão hospitalar, e parcerias público-privadas.

  64. O cidade hoje procura transmitir a ideia de que as propostas PS não passam de promessas irrealistas, numa tentativa evidente de descredibilizar e desvalorizar a seriedade da campanha.

    Contudo, o que ontem foi apresentado foi uma proposta estruturada e viável, orientada para o fortalecimento do comércio tradicional através a transformação do centro urbano no maior centro comercial ao ar livre da Europa, integrando um cinema, duas lojas âncora e uma zona de estacionamento. Esta medida visa dinamizar a economia local, atrair visitantes e devolver vitalidade ao centro histórico da cidade.

    Não se tratam de promessas vazias, mas de uma visão ambiciosa e sustentada, pensada para servir o interesse da comunidade e promover o desenvolvimento económico de vila nova de Famalicão .

    O foco do Eduardo Oliveira sempre foi e será fortalecer o comércio local.

  65. António Carvalho investigue antes de dizer asneiras. Quem criou a legislação foi efectivamente António Arnaut e quem o começou a implementar foi um governo do PSD e outros posteriores do PS.Mas não há duvida nenhuma que quem quase o destruiu por deriva ideologica foi Marta Temido e a geringonça do PS e acólitos. Agora tentam culpar a actual ministra da saúde como que ela fosse fazer milagres. O povo acordou e estão fartos de socialismo, de ideologias retrógradas e de miséria e sobretudo de corrupção.

  66. Até eu apesar de não me identificar politicamente com o partido em questão tenho de dizer que a forma como o jornal Cidade Hoje apresenta as notícias de todos os partidos da oposição é vergonhosa. São sempre publicadas com adulteração do que é realmente dito pelos intervenientes. Há uns dias foi o PAN e também a IL agora calhou ao PS. Tudo sempre escrito de forma a denegrir os adversários do executivo em funções. Isto é tudo menos jornalismo meus senhores. Tenham insenção nos vossos artigos!

  67. Agora falaram na saúde acho bem k isto está uma miséria como nas escolas todo e melhor gastar milhões em festas e luzinhas

  68. Guilherme Sousa amigo e melhor fazer bairros e trazer todo para a sua porta falam muitas as vezes de barriga cheia ganhem.o.ordenado mínimo paguem rendas luz água todo e com uma pessoa idosa em casa e vejam se chega para todo não estou a defender ninguém só acho k está na hora de mudar compram terrenos k foram comprados por outros do mesmo por metade ao fim dão le milhões fazem obras sem licenças acham pouco a mais

  69. Sofia Lopes Correia e o ps não pode criar esse movimento cívico junto com a população?

  70. Realmente o enfermeiro (Eduardo Oliveira) que juntamente com Antonio Costa que garantiram um novo hospital para Vila Nova de Famalicão. Porque é que agora seria diferente?

  71. Fernando Ferrão Quem criou o SNS e lhe deu vida, foi o ministro da saúde do governo do PS, ANTÓNIO ARNAUT…..não foi ninguém da ad….

  72. Todos prometem e não fazem nada Famalicão a noite e deserto só á pessoal nas festas

  73. As carraças que estão penduradas nesta vaca cheia de sangue, chamada Câmara Municipal de Famalicão, chiam para caralho quando ouvem falar em mudança😲😂🤣 É medo de quê🤔🤔

  74. André Ribeiro , tem que aguardar o manifesto e entender realmente tudo o que envolve esta medida e os seus objetivos!

  75. Alberto Silva Barreiro , todo este projeto antecede muito a altura das eleições! E quanto ao movimento cívico , foi já proposto ao Municipio e a outras forças vivas há algum tempo atrás mas infelizmente não aceitaram!

  76. Isso era o que tínhamos nos anos noventa e agora nada está tudo destruído, estamos a ficar para trás o ponto das cidades mais próximas 😡😡

  77. 600 casas para quem ? Para aqueles que todos sabemos, deviam era dar melhores condições para aqueles que querem construir casa própria, porque esses sim pagam do próprio bolso. São promessas à procura do eleitorado, tipico de regimes socialistas, criar dependência.

  78. Sofia Lopes Correia há muito tempo defendem criar um movimento cívico, e porque não criaram, vir agora dizer que defendem. Se são oposição já deveriam ter criado o tal movimento, mas nem isso fizeram e vem agora dizer que se ganharem até fazem um hospital novo. Um hospital não é da competência camarária e sim do ministério da saúde, não façam promessas que sabem bem que não as podem cumprir. Sofia eu não defendo partido nenhum, até por causa dessas promessas e mentiras na altura de eleições e depois das eleições ninguém mais vê o pessoal da câmara que foi eleito.

  79. O queres dizer isso país para a miséria paga os contribuintes a onde se vai buscar o dinheiro PS já nos obrigou a muitos sacrifícios já chega!!!

  80. A melhor proposta que o PS poderia fazer era que ia cortar com a teta aos parasitas de impostos

  81. André Ribeiro
    Com o devido respeito e apontando alguns exemplos em Portugal que revitalizaram o Comércio tradicional

    1. Baixa-Chiado, Lisboa
    A requalificação da Baixa lisboeta transformou esta zona num verdadeiro centro comercial ao ar livre.
    Pequenas lojas, cafés históricos, livrarias e comércio tradicional convivem com marcas internacionais e serviços culturais.
    Ruas pedonais, animação urbana e transportes reforçam o fluxo de visitantes.

    2. Rua de Santa Catarina, Porto
    Uma das ruas comerciais mais movimentadas do país, totalmente pedonal, com uma combinação de lojas tradicionais e grandes marcas.
    A zona beneficia de grande atratividade turística e cultural.
    O centro comercial
    Via Catarina (integrado no quarteirão) funciona como âncora, mas o comércio de rua predomina.

    Bem perto de Famalicão

    Braga – Avenida da Liberdade e centro histórico
    Requalificação do espaço urbano com foco no comércio local, esplanadas, cultura e espaços verdes.
    Incentivos à reabilitação de lojas e instalação de novos negócios no centro.
    Atividades culturais regulares reforçam o apelo da zona como espaço comercial aberto.

    4. Loulé – Centro Histórico e Mercado Municipal
    Local em Famalicão já revitalizado
    Forte aposta na valorização do comércio tradicional e espaços ao ar livre.
    O mercado e as ruas envolventes funcionam como um polo comercial, com eventos e dinamização turística.

    5. Torres Vedras – Centro Urbano Vivo
    Projeto de revitalização urbana com foco na pedonalização, estacionamento acessível e promoção do comércio local.
    Criação de “lojas âncora” e dinamização com atividades culturais, feiras e mercados sazonais.

    Em síntese ilustre André Ribeiro

    O conceito de centro comercial ao ar livre, quando bem executado, potencia o comércio tradicional ao:
    Criar zonas pedonais atrativas;
    Melhorar acessibilidade e estacionamento;
    Atrair pessoas através da cultura e lazer;
    Promover sinergias entre pequenas lojas e marcas-âncora.

    Isto sim é uma visão da realidade da notícia
    E não o distorcer da mesma

    Cordiais cumprimentos

  82. Os políticos só enganam as pessoas y comercio da cidade só pro continentes etc tristeza são fracos

  83. Alvaro Costa reformulação,, menos dinheiro público e prioridade aos comerciantes locais!!
    Só assim se atrai novos investidores!! Espero que seja esse o propósito e que as pessoas pensem nisso ao tomar a decisão dia 12 de outubro!!!

  84. É isso… Famalicão precisa disso tudo… menos de um presidente PS… 😜😉

  85. André Ribeiro em momento algum disse não tiveram adesão!!!

    Mas como são eventos com grande apoio financeiro municipal é preciso apurar qual o retorno para os restantes comerciantes nomeadamente comércio de restauração!!
    É que a câmara andar a pagar com o dinheiro dos nossos impostos para virem os de fora e “lucrar” a maior fatia não faz sentido!!
    Vejamos os cervejeiros não são de Famalicão, a organização do arrebita também não, ( a câmara pagou cerca de 50.000€),,, sabe o que a câmara da a um restaurante da cidade para ter portas abertas e dinamizar a cidade durante o inverno, verão e afins??? 0000 zero

    Quando não há turismo não quer dizer que esses eventos não tenham adesão,, não é sobre isso,, mas este é um tema como muitos outros que a sociedade normalmente não está preparada para debater,, porque na verdade o Zé povo gosta é de festa!!!

  86. Ana Maria Costa nesse aspecto tem toda a razão e eu como mandatário para a restauração é turismo tenho na minha missiva de aconselhamento do projeto, uma reformulação dos eventos e a forma como se constroem os seus conteúdos. Os eventos custam dinheiro, muito até, e tem de ser revistos, melhorados e dar uma amplitude mais efeciente do ponto de vista turístico. Até lá temos de recuperar a economia da nossa restauração, dar lhe marca e elevação. Isso também é importante e atrai público
    É urgente renovar a nossa feira de artesanato, trazer os restaurantes do nosso concelho de novo à ribalta, fomentar a sua promoção nos eventos. Mais do que receber gente de fora é necessário cuidar da temas cá dentro.

  87. Antonio Pereira Pereira diz que do PS é só promessas mas do PSD/CDS é só asneiras olhem o que fizeram a cidade cortaram as árvores e colocaram pedra

  88. Juliana Oliveira o comércio só não funciona porque lhes tiraram as condições de funcionamento

  89. Sandrinha Azevedo o seu comentário diz tudo,o comércio tradicional está muito mal mas não foi o Eduardo que esteve na presidência da câmara nestes últimos anos e também não anunciou abertura de hipermercados. Agora também tenho direito a momento irónico “muito menos deve querer negocio de malas em Famalicão ‘mas não quero deixar de salientar que não sou contra quem as comercializa, mas sou contra quem as rouba ….com tudo desejo um bom resto de domingo!

  90. Hospital novo!!!…Muita gente não está elucidada e não sabe que a construção de hospitais públicos é da responsabilidade do Governo e do Ministério da Saúde, e não da Câmara Municipal.
    Valorizar o comércio tradicional é preservar a identidade da nossa comunidade. Em vez de construir mais um centro comercial, devemos apoiar os pequenos comerciantes locais que lutam todos os dias para manter vivo o coração das nossas ruas. O comércio tradicional gera empregos, cria laços entre vizinhos e dá vida à cidade. É ele que precisa da nossa ajuda, não de mais betão!

  91. O que e isso do custo controlado
    E entregar os terrenos ilegais aos
    Mafiosos especuladores imobiliarios que costroem com dinheiro de origem mafiosa. E qhe depois vendem apartamentos e casos por balurdios.
    Ide ser aldraboes ao diabo que vos carregue.

  92. Começa a ficar difícil escolher em quem votar. Este apresenta isto o outro deixa fazer plantações de paineis solares. Venha o diabo e escolha.

  93. Luís Monteiro com que dinheiro estão sempre a dizer não há dinheiro vem agora as eleições já a milhões pra eles andarem a ladrar mentiras nas ruas

  94. Almeida Victor e tudo bonito falado até chegar ao poleiro depois fica se por palavras no paleio são todos iguais políticos sinceros e honestos só para os bolsos deles e para quem eles querem andam a prometer mundos e fundos até aos estrangeiros que andam por aí a passear nas cidades a custa dos nos sós impostos os portugueses que perderam seus empregos quem os ajuda idem procurar carimbos pra arranjar trabalhos isto e incrédulo Portugal ao que chegou a vida caríssima não se pode comprar nada mas os políticos têm tudo

  95. Urge mudar mentalidades e formas de estar. A câmara Famalicão tornou-se nos últimos anos uma incubadora de vícios e rotinas, muito se deve ao fato de não haver renovação de quadros, não se aceitarem novas ideias, novos projetos. Famalicão precisa de mudar urgentemente. Quanto aos autores desta notícia, sejam corretos, isentos e profissionais. O jornalismo não deve ser feito por encomenda. Em outubro podemos ser agentes da MUDANÇA.

  96. Armandina Azevedo Verdade esta uma Miseria mas com Eduardo Oliveira vai ficar maravilhosa

  97. Raúl Araújo não falando das pedras em toda a cidade, cheia de armadilhas, não descurando o aquecimento em que a nossa cidade mergulhou😢.

  98. A distorção só pode vir do lambebotismo instalado nas forças k deviam ser isentas no Concelho, um órgão de CS devia ser isento e profissional, informar a população e não ser um braço armado do poder instituído. Será que as avenças já chegaram a quem devia ser isento? Mais um capítulo do pensar pequenino, apanágio de quem não tem ideias e acima de tudo são o expoente máximo da incompetência.
    Que tristeza meus senhores, fazemos uma campanha séria, à vista de todos, sem truques e sem distorções, e, se não são capazes de nos acompanhar pelo menos aprendam…

  99. Alvaro Costa e também não é com as festas de cerveja e de comida de chefes e sempre a instalar street food em todo lado que vão atrair novos investidores na área da restauração,, e por sua vez no comércio em geral!!
    É preciso olhar para essas “modernices” com sabedoria pois nao temos turismo,, e as cidades que apostam nesse tipo d eventos tém turismo! Aqui fazem eventos desses com grandes verbas do município e que na verdade só vêm retirar pessoas aos restaurantes da cidade e não acrescentar!! E na verdade uma vez que é mandatário da restauração era importante as pessoas saberem a sua posição!!!

  100. Rui Lima sim defende o comércio tradicional e ontem dia 26 quem foi ao parque da cidade ouviu ele a dizer que nao quer k se perca o comércio tradicional k fara de tudo para k nao aconteca

  101. Serafim Azevedo serafim se o diz eu acredito ainda existem poucos socilistas credíveis em 50 anos de tachos e tachinhos voce é um homem de palavra ja agora em que terreno ira ser nos campos de perrelos ?

  102. Propostas sem nexo…
    Vai fazer o shopping onde?
    O cinema onde?
    Pois é gente…
    Falta estacionamento na cidade, a cidade fica deserta porque não se tem onde estacionar, a não ser fora da cidade…
    Ahhhhhhhh
    Já sei, vai recuperar a ideia do metro em Famalicão…essa ideia já tem mais de 20 anos…
    Gostou-se milhões para fazer aquilo, sim aquilo, no parque D. Maria ll, e para quê?
    Entendi, vão tirar a meia dúzia de lugares de estacionamento, se antigamente existia e já era pequeno, agora vão retirar o resto…
    Os dois últimos presentes da câmara não têm ideias, têm muitos amigos, isso sim!!
    E só lá estão por vaidade e visibilidade, para outros cargos…
    Enfim…

  103. Paulo Vieira pois mas foi ele que fez de tudo para que a nossa maternidade nao fechasse pelo menos lutou ja outros nem se preocuparam

  104. Paulo Peixoto o aeroporto não vai ser em Famalicão , mas sim em Novais é esse o meu principal compromisso 😃😃😃

  105. Cidade hoje a fazer o trabalho para o qual é paga!!
    Pelo que me parece distorce aqui o tema “centro comercial” porque sabe que é um tema sensível!!
    Uma coisa as pessoas do centro sabem,, “já chega de obras”,,,
    Mas está na altura sim de revitalizar o comércio no centro, não d afundar ainda mais com o retirar as festas dali e levar para os parques da feira por exemplo! Criar estacionamento acessível e preço justo!
    Dinamizar as praças com o mesmo propósito e a mesma afinca como dinamizam o mercado por exemplo!!!

  106. Vai ser um hospital com cinema e centro comercial, algo nunca visto, mas vamos ter no Município de Famalicão 😜

  107. Fechar o único hospital que funciona minimamente bem à anos mostra muito bem o carácter deste indivíduo. Isso não será esquecido enquanto “governante”.

    Mas tudo o que for para melhorar o concelho, é bem vindo, seja do A ou do B

  108. Portugal só começará a crescer quando os seus cidadãos, eleitores, empresas e partidos políticos começarem a crescer internamente e intelectualmente.

    Enquanto assim for, o fanatismo prevalecerá, o ilusionismo continuará, a manipulação da comunicação social e dos partidos políticos aumentará e a construção de diálogo entre todos será impossivel.

    A falta de conhecimento sobre os poderes de um Município, de uma Junta de Freguesia e do Estado em si, engana tanto mas tanto os eleitores.
    Os partidos políticos são pró nisso e a comunicação social manipula,ilude e engana com aquilo que lhe dá jeito.
    Infelizmente assim é.

    Culturalmente precisamos de evoluir imenso e entender quais são realmente as prioridades para crescer em todos os sentidos e não apenas num.

    Vivemos num mundo em que a maior parte está adormecida e necessita de despertar.

    Boa sorte para estas autárquicas porque essa mesmo dá-me vontade de rir com tanta mas tanta mentira no ar.

    Quando digo mentira refiro-me aos esquemas e a forma como se deturpa projectos e a veracidade de ideias apresentadas em público e que podem desmentir um jornal muito rapidamente.

    Seria bom que as pessoas entendessem que a própria comunicação social mantem-se de verbas e que muitas vezes essa é dirigida por direcções que tem uma certa vertente política.

    Hoje em dia é muito difícil dizer que um jornal concelhio é imparcial.
    Isso acontece a nivel nacional e muito mais rapidamente em termos concelhios.

    Usem a vossa inteligência.

  109. 🔍 Quando a Verdade é Deturpada, a Democracia Enfraquece

    Na apresentação do nosso núcleo de vereação, defendemos com clareza uma medida estruturante: transformar o centro urbano de Famalicão no maior centro comercial ao ar livre da Europa, com salas de cinema, duas lojas âncora e estacionamento, ao serviço do comércio tradicional e da revitalização urbana.

    Infelizmente, o que foi noticiado por um órgão de comunicação local não corresponde à verdade. Fala-se de um “novo centro comercial”, como se estivéssemos a propor um modelo fechado e concorrencial. Nada mais falso. Essa leitura distorcida desrespeita a inteligência dos famalicenses e mina o debate político saudável.

    É preocupante assistir à forma como alguns meios locais atuam com visão única, distorcendo propostas, omitindo contextos e alimentando narrativas que não servem o interesse público, mas sim agendas obscuras.

    A imprensa tem um papel fundamental numa democracia: informar com verdade, isenção e responsabilidade. Quando falha nisso, não está apenas a falhar connosco — está a falhar com toda a comunidade.

    Continuaremos a defender propostas concretas, honestas e corajosas para Famalicão, com total transparência. E continuaremos, também, a exigir rigor e ética na forma como são comunicadas.

    📢 Aos famalicenses: contem connosco para transformar. Mas também para denunciar quando a verdade é manipulada.

  110. Com o Eduardo Oliveira nunca haverão ameaças todos os Famalicenses irão ser tratados da mesma forma..ele sempre defendeu e defenderá Vila Nova de Famalicão e os Famalicenses….

  111. Simplesmente promessas do ps que nao passam de promessas um hospital ja agora promete um aeroporto em famalicao tambm 🤣

  112. Acho que nem o sr enfermeiro Eduardo Oliveira acredita no que prometeu mas está tudo bem o homem tinha que prometer alguma coisa

  113. David Costa O hospital esta pessimo e nao corresponde as necessidades do nosso Concelho

  114. Sem dúvida que o Shopping é necessário.
    O comércio já está de bradar aos céus com um shopping é só fechar tudo o que existe na cidade.
    Parece-me muito bem.
    😭😭😭

  115. FAMALICENSES… O que está em causa não é construir um centro comercial Colombo na praça Dona Maria. Nem um Norte Shoping em frente à Igreja Matriz… O que está em causa é a recuperação do comércio tradicional com lojas que sirvam os famalicenses que habitam no centro urbano, o os famalicenses do concelho que vejam a cidade como a razão para as suas compras. A Cidade está morta porque a mataram, está suja, está deserta, e não é com barraquinhas de madeira a vender bolachas que se vai recuperar o que quer que seja. É com mais facilidade de estacionar na cidade condignamente, melhores acessos, melhores marcas, e melhor comércio. Com atrações diversas que tragam as pessoas ao centro e faça o centro crescer.
    O que se está aqui a minorizar é má fé dos que nós sabemos quem são

  116. Temos um grande parque que é o da Devesa, dá para fazer caminhadas,mas também podiam fazer um circuito de manutenção,para quem quer fazer um pouco de exercícios, também proibir as trotinetes no parque,porque se é para caminhar, não é para andar de trotinetes,as bicicletas já estão a fazer exercícios,agora trotinetes,por favor tenham dó….

  117. Forca Eduardo Famalicao precisa disso tudo ,E uma miseria Famalicao nao tem nada so betao e mau. Forte abraco

  118. 600 casas é muito bom, até podiam ser mais,agora mais choping, não seria melhor dar cinema por exemplo casa da cultura e muitos mais sítios culturais de Famalicão, é que já há centros comerciais e shoppings a mais,deve haver formas de trazer cultura e diversão para Famalicão..

  119. RuthChavesViana, mas é mais agradável ir às compras passeando pelas ruas do que num espaço fechado. Comercial só cria confusão nos acessos.

  120. Não devo meter “meter foice na seara alheia!”… Mas Famalicão cidade é concelho precisa mesmo novos Bernardinos Machados, camilos, Banjamins Salgados, Cupertinos, Manueis Gonçalves e tantos outros que bem conhecemos e estou dispensado de identificar. São referências da cidade e do Concelho. Com eles Famalicão cresceu, desenvolveu para um patamar por muitos respeitado e, quiçá, motivo de inveja . Sabem que mais : deixem de tretas… Porque o Eduardo apresenta propostas sérias e exequíveis para o bem de TODOS. Caso para dizer : deixem o Eduardo trabalhar. Disse

  121. Em Famalicão nao ha shoppping para as pessoas que têm lojas lá nao irem à falência

  122. Ourivesaria Mesquita o comércio que há muito alguém o matou e não foi o PS.

  123. Os cinemas estão a encerrar pela pouca procura….. Com duas zonas comerciais ao ar livre com com metade das lojas vazias, criar mais um espaço destes é sem dúvida o que nós precisamos …. 🫣🫣🫣🫣

  124. Isabel Marques diga-me o que existe ou sobreviveu do comercio tradicional? Tiffosi, Zara, Benetton, Parfois, Perfumes e companhia, Modalfa, Intimissimi até Wells nós temos no centro da cidade. Há muito que o comércio tradicional acabou na nossa cidade.

  125. Na minha opinião, acho que hospital estamos bem, 600 casas para quem ?e depois um shopping, para quê?para ficar às moscas ,dinheiro dos contribuintes sempre.

  126. Ontem apresentámos uma proposta concreta e ambiciosa: transformar o centro urbano de Vila Nova de Famalicão no maior centro comercial ao ar livre . Esta medida visa revitalizar o comércio tradicional, atrair visitantes, criar emprego e devolver vida ao coração da cidade. Inclui cinema, lojas âncora e estacionamento, sempre com o foco em apoiar o pequeno comércio.

    A nossa luta por um novo hospital não é de agora. Há muito tempo defendemos a criação de um movimento cívico com todas as forças vivas do concelho para exigir, com responsabilidade, a construção de um novo hospital público em Famalicão, com o envolvimento do Município tanto no processo como no financiamento.

    Chega de mentiras. As nossas propostas são claras, sérias e pensadas para o bem de todos os famalicenses. Não nos calarão com distorções ou tentativas de desacreditar um movimento que cresce porque fala verdade.

    Contamos com todos os que acreditam numa Famalicão mais justa, moderna e transparente.

  127. Sandrinha Azevedo o comércio tradicional já está acabado há muito e não foi o PS que o destruiu.

  128. Habitação 🙏não se esqueça do (Coitadinhos) porque que ganha o salário mínimo pode pagar alugueres de 500€ 600€ ou até 700€ !!!!💪

  129. Por vezes desenvolver uma cidade que está estagnada requer medidas k possam não ser bem vistas mas k farão a diferença na cidade e na população, k por vezes tem uma mente muito fechada e k precisa ser desenvolvida. Desde k PSD está na câmara pouco se vê de útil o k faz o parque da cidade trouxe movimento e visibilidade no início mas depois parou não tem nada para dar e acrescentar a ninguém não tem parque para crianças não tem nada k incentive ao desporto e ate o fórum k lá está só tem utilidade uma vez por ano k e com o cinema ao ar livre, fora as piscinas e o campo de ténis não tem mais nada k atraia outras pessoas pk só tem hipermercados para fazer compras o comércio local k TT gente está a criticar de acabar pensemos bem já acabou há muito senão for as esplanadas na praça ninguém vai para mais lado nenhum Famalicão precisa de mais coisas k chamem e atraiam população e desenvolvimento quanto ao hospital só quem já precisou de passar lá dias sabe o quanto precisamos de melhorias nele muitas melhorias muitas mesmo mas e só uma opinião Famalicão precisa de desenvolver muito mais sem dúvida alguma e nao me parece k o PSD tenha mais para dar do k o k está visto

  130. Algo se passa aqui, porque o Eduardo Oliveira, que eu saiba sempre defendeu com unhas e dentes o comércio tradicional.
    Tudo o que ele disser será sem duvida em prol do comércio tradicional e nunca o contrário porque ele conhece a realidade do concelho.

    Vamos ser corretos, no assunto do hospital ele é a favor de um movimento cívico seja qual for o partido dos envolvidos para formular o melhor projeto possível.
    Já viram alguém a fazer isto?
    Claro que não.

    Na minha opinião, não é correto estarem a tentar desviar as intenções do candidato do PS porque a ideia dele é muito correta é transparente.

    Não vale tudo!

  131. Dispenso shoppings em Famalicão. Criaria o caos no trânsito e a crise no comércio tradicional.

  132. Mais uma vez a tentar denegrir a campanha do PS !

    Eduardo Oliveira defendeu criar o centro urbano no maior centro comercial ao ar livre.
    Objetivo promover e fortalecer o comércio tradicional.

    Já acerca do hospital defende um movimento cívico, unir forças para a construção de um novo hospital para garantir mais saúde de qualidade próximo das pessoas.

    O que vocês estão a fazer é uma vergonha

  133. Excelente notícia para acabar de vez com o comércio tradicional. E já agora, CHEGA DE HIPERMERCADOS!

  134. Ourivesaria Mesquita e o comércio tradicional está o quê? Vivo? O que lhe parece que fez esta quantidade ridícula de hipermercados a surgir em tudo o que é sítio na cidade?

  135. Mais promessas demagógicas.
    Desde quando as câmaras constroem hospitais ou centros comerciais?
    Shopping para quê?
    O PS, em 30 anos, esteve 22 anos no poder.
    Que fez pela saúde? Deixou o SNS num caos com um desinvestimento brutal, com as famosas cativações de Centeno agora despedido por indecência e má figura.
    O socialismo é sinonimo de miséria e sub desenvolvimento, chegaram os 20 anos que o PS governou o município que o deixou estagnado. Má memória de Agostinho Fernandes e comparsas.

Deixe um comentário

Famalicão: Francisco Rodrigues vence “meia” de Ovar

O atleta famalicense, que representa o SC Braga, venceu a Meia Maratona de Ovar. Na prova disputada este domingo, Francisco Rodrigues completou a distância em 1:05:03, seguido de Bernardo Rocha, em 1:06:11. Em terceiro lugar ficou Said Ameqrane, com 1:06:38.
Com esta vitória, Francisco Rodrigues mostra que está num bom momento de forma, depois de ter vencido, no fim de semana passado, mais uma edição da Corrida REN, entre Pedome e Oliveira Santa Maria, no concelho de VN Famalicão.

Famalicão esmaga (18-0) na Taça de Portugal

O FC Famalicão goleou, 18-0, o Castêlo da Maia na primeira eliminatória da Taça de Portugal. Na tarde deste domingo, no campo n.º 2 do Estádio Municipal, o conjunto famalicense chegou ao intervalo a vencer por 10-0.

Para esta goleada contribuíram Andreia Freitas, Sara Teixeira, Rita Dias (2), Catarina Pinto (3), Diana Meriva (4), Lexy Smith (2), Filipa Manso-Predo (2) e Matilde Silva.

A diferença entre equipas – Famalicão compete na 2.ª divisão e o Castêlo na 4.ª – ficou bem patente pelo resultado expressivo que se verificou.

Famalicão empata em Arouca com golo aos 86 minutos

O Famalicão arrancou um ponto em Arouca, este domingo à tarde, ao empatar 1-1 na 8.ª jornada da I Liga.

A equipa da casa adiantou-se no marcador aos 58 minutos, com Alfonso Trezza a aproveitar uma sobra na área para bater Lazar Carević. Quando tudo indicava que os três pontos ficariam em Arouca, Justin de Haas marcou de livre direto aos 86 minutos e salvou o empate para os famalicenses.

O jogo foi equilibrado, com oportunidades para ambos os lados, Gil Dias e Mamageishvili estiveram perto do golo para o Famalicão, enquanto Barbero e Gozálbez criaram perigo para o Arouca.

Bombeiros Voluntários de Famalicão de luto pela morte de colega do Quadro de Honra

Os Bombeiros Voluntários de Famalicão estão de luto pelo falecimento de Jorge Manuel Marques Araújo, bombeiro do Quadro de Honra da corporação.

Em nota publicada nas redes sociais, a instituição expressou “profundo pesar” pela morte de quem ingressou no corpo de bombeiros a 7 de março de 1981 e que “se distinguiu pelo exemplo de dedicação, coragem e espírito de serviço à comunidade”.

Na mesma mensagem, a Direção, o Comando e todo o Corpo Ativo apresentaram “as mais sentidas condolências à família e amigos”, e destacam o “compromisso inabalável com a causa dos bombeiros” e o legado deixado às novas gerações.

O funeral realiza-se esta segunda-feira, às 9h00, na igreja matriz velha de Vila Nova de Famalicão.

Famalicão: Ana Marinho vence prova de 10km em Espanha e bate recorde pessoal

A atleta famalicense bateu, este domingo, o seu recorde pessoal nos 10km. Tinha 34:12 e agora cifra-se nos 33:41.

O feito foi conseguido na 19.º Corrida Popular da Corunha, com Ana Marinho a ser quarta da geral e vencedora em sub-23. Na prova participaram 3500 atletas.

Famalicense denuncia falhas na Saúde 24: “Chamadas caem depois de 40 minutos de espera”

Um famalicense denunciou à Cidade Hoje a dificuldade que enfrentou para conseguir contacto com o SNS24, na noite deste sábado, em que necessitava de se deslocar às urgências por motivos de doença.

O cidadão contou que, como é obrigatório passar por uma pré-triagem telefónica antes de se dirigir a um hospital, tentou ligar para a linha por três vezes, a partir das 21h. Em todas as tentativas, após cerca de 40 minutos de espera, as chamadas caíram sem que tivesse qualquer contacto com o serviço de saúde.

Só à quarta tentativa, já depois da meia-noite, conseguiu finalmente falar com uma enfermeira, que lhe orientou sobre os passos seguintes.

Este caso não é isolado. Diversas denúncias e relatos de cidadãos têm apontado dificuldades no acesso ao SNS24, especialmente durante horários de maior procura.