
Mais de uma centena de mulheres famalicenses já participaram no programa municipal “Mamãs saudáveis”, criado em 2023 com o objetivo de proporcionar atividade física regular e gratuita para todas as grávidas residentes no concelho.
O programa divide-se em duas vertentes, o período pré-parto, para todas as mulheres a partir do segundo trimestre de gravidez, e período pós-parto, para mulheres em período de recuperação até aos 12 meses após o parto.
Foi o caso de Ana Luísa Silva, atualmente a frequentar as aulas de pós-parto. Iniciou o programa às 20 semanas de gestação e admite que “ter-me mantido ativa durante a gravidez permitiu que o meu corpo não perdesse capacidades que vejo, muitas das vezes, outras grávidas a perderem”. A participante garante ainda que “graças a isso, tive um parto natural e uma recuperação fáceis. Sei que fez toda a diferença”.
A participação no projeto durante o período gestacional traz benefícios como a melhoria da função cardiovascular e a redução de efeitos indesejáveis durante a gravidez como cãibras, edemas e fadiga. Já no período pós-parto permite controlar o ganho de peso obtido durante a gravidez, reduzir o risco de depressão, aumentar a autoestima e a manutenção de um estilo de vida saudável.
O “Mamãs Saudáveis” é desenvolvido nos complexos municipais das piscinas de Oliveira São Mateus, Ribeirão e Joane e ainda nos núcleos do projeto municipal “Famalicão em Forma”.
As inscrições devem ser realizadas presencialmente, sendo que todas as participantes estão isentas do pagamento de mensalidade, tendo apenas que pagar a taxa de inscrição e o seguro. O programa abrange também residentes de outros concelhos, mediante o pagamento de um valor mensal.
Então que faça parte também de um projeto municipal, uma clínica ou centro clínico de radiologia onde as grávidas possam realizar as ecografias. Sim, porque em Famalicão está a ser uma missão quase impossível. Com isto não estou a desvalorizar este projeto já existente desde 2023.