Distrital do PSD de Braga exige ao Governo mais apoios para combate aos incêndios

A Distrital do PSD de Braga, liderada por Paulo Cunha, vai, através dos deputados eleitos pelo círculo de Braga, questionar o Governo, nomeadamente o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, sobre o flagelo dos incêndios no distrito. Reportando-se aos números do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), o distrito foi o mais afetado do país pelos incêndios no que concerne à área ardida. No primeiro semestre deste ano arderam 2383 hectares, «ou seja cerca de 27% do total da área ardida em todo o país. Braga rejeita ser a capital dos incêndios», diz a Distrital do PSD.

A estrutura social-democrata garante que os organismos da Proteção Civil, nomeadamente as corporações de bombeiros, «tudo têm feito para combater os incêndios e minimizar as suas consequências, mas falta apoio, e muito, tanto a nível material como humano, por parte do Governo. Os nossos bombeiros, por si só, não fazem milagres», avisa a Distrital. Decorrente desta posição, defende um novo modelo de Proteção Civil, «cujos pilares fundamentais sejam as corporações de bombeiros e as entidades locais, nomeadamente os Municípios, com quem se exige concertação estratégica essencial à defesa da nossa floresta».

Em comunicado, o famalicense Paulo Cunha observa que «repetem-se os mesmos erros dos últimos anos e, se assim continuarmos, os resultados também não mudarão», criticando que, «além da quase inexistência de apoio do Governo na capacidade de reação aos incêndios», a tutela «persiste numa atitude de desconsideração com as forças instaladas no território, nomeadamente as corporações de bombeiros, com quem teima em não dialogar».

 

Deixe um comentário

Drible cria identidade para o Shoyu, o novo noodle bar que traz a energia da Ásia a Braga

A Drible, agência criativa de Vila Nova de Famalicão, foi a responsável pelo branding do Shoyu, o novo noodle bar que abriu portas a 8 de julho de 2025 em Braga. O espaço, com capacidade para cerca de 110 lugares, rapidamente se tornou um dos restaurantes mais procurados da cidade, destacando-se pela fusão entre autenticidade asiática e uma estética contemporânea.

Na carta, pratos como o ramen Tonkotsu, o frango karaage e o curry katsu têm conquistado os clientes, num ambiente inspirado nos icónicos noodle bars asiáticos.

O Shoyu é o oitavo restaurante do grupo 5Y, liderado por Yang Qi, que detém também conceitos como o Hoko, Mikado, Miyuki Sushi, Mikadinho e o Koda Japanese Kitchen, igualmente com branding desenvolvido pela Drible.

O trabalho da agência incluiu o desenvolvimento de uma identidade visual completa, com logótipo, tote bags, sacos de papel, t-shirts, cartões de visita, box e bases de copos, pensada para refletir a energia e modernidade do conceito.

“Foi um desafio dar vida a um projeto que é, ao mesmo tempo, contemporâneo e inspirado na tradição da street food asiática. O resultado é uma marca com personalidade forte, feita para se destacar no panorama gastronómico bracarense”, refere a equipa da Drible.

Com este projeto, a Drible reforça a sua posição como agência parceira de marcas que procuram identidades sólidas, capazes de conquistar públicos e criar experiências memoráveis.

Famalicão: Multiusos e Centro de Criação Artística são propostas de Mário Passos

O candidato da coligação Mais Ação, Mais Famalicão (PSD/CDS) aposta «em equipamentos estruturantes, novos polos artísticos e proteção do património» para que no concelho «todos tenham acesso à cultura e onde os agentes culturais encontrem espaço para criar e crescer». Mário Passos fala de «um compromisso para afirmar Famalicão como território de referência cultural» pela edificação de grandes equipamentos e pela descentralização e valorização do património.

Das propostas realce para a construção de um Multiusos para servir «uma cidade que cresceu» e cujo «desenvolvimento reclama um novo e maior espaço para acolher as várias dinâmicas promovidas pelo tecido cultural, associativo e económico». Mário Passos promete um equipamento «versátil e moderno, capaz de responder às exigências do presente e às ambições do futuro».

A construção de um Centro de Criação Artística, garante o candidato, é outra prioridade pensada para ser um «verdadeiro laboratório das artes de apoio, incentivo e promoção da produção cultural e do processo criativo». Mário Passos acredita que neste equipamento «será escrito o futuro das artes famalicenses».

O candidato do PSD/CDS acrescenta que a cultura «vai além da cidade», defendendo a contínua descentralização «e a criação de novos espaços nas freguesias» para aproximar «a cultura das populações». No património, garante intervenções na Casa Senador Sousa Fernandes – reconvertida num espaço de coworking -, e a reconversão da antiga fábrica Sampaio Ferreira, em Riba de Ave, para receber o futuro Museu da Indústria Têxtil. Propostas, garante, para «consolidar a memória e a identidade do concelho».

O reforço da programação da Casa das Artes e do Teatro Narciso Ferreira e o fortalecimento da rede de ensino artístico, são outras propostas de Mário Passos para a cultura.

Famalicão: Mário Passos compromete-se a melhorar estruturas na área desportiva

Na campanha para um segundo mandato, o candidato da coligação PSD/CDS-PP, Mário Passos, compromete-se a dar prioridade à modernização e à ampliação da rede de infraestruturas desportivas. Surge no topo o novo Centro de Atletismo (obra iniciada no primeiro mandato), as novas piscinas de 50 metros e o novo Estádio Municipal (este último sem investimento municipal associado).

Mário Passos inscreve, também, a requalificação das piscinas e pavilhões municipais; a ampliação da rede de equipamentos municipais desportivos; a aquisição do pavilhão gimnodesportivo do Externato Delfim Ferreira, que será colocado à disposição da comunidade de Riba de Ave e de outras freguesias vizinhas.

Entre os compromissos está também a abertura de novos trilhos pedestres, o reforço do apoio às associações desportivas para a reabilitação dos seus equipamentos e a disponibilização de novos espaços multidesportivos de acesso livre no espaço público.

Segundo o candidato da coligação Mais Ação, Mais Famalicão, «o desporto tem uma dimensão essencial para o bem-estar, saúde e coesão social dos territórios e, por isso, merece da nossa parte uma aposta clara em infraestruturas e programas de apoio».

Mário Passos compromete-se também a estimular a prática do exercício físico junto da população ativa, alargando os programas “Famalicão em Forma” e “Move-te” a outros pontos do concelho e o programa “Mais e Melhores Anos” a cidadãos desempregados em situação de pré-reforma.

«Teremos também que continuar a fortalecer o nosso tecido associativo desportivo local e a promover a formação de qualidade, nomeadamente com o aumento do investimento nos contratos-programa de formação desportiva, entre outras medidas», acrescenta.

Armindo Araújo dos Bombeiros Famalicenses alcança o 1º lugar nos “Escadórios da Humanidade”

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses voltaram a marcar presença na exigente prova “Escadórios da Humanidade”, que decorreu este sábado, em Braga, no emblemático Bom Jesus.

O grande destaque vai para o chefe Armindo Araújo, que, com o dorsal 1537, alcançou a primeira posição no seu escalão (I – Veteranos 6 Masculino), completando a subida dos 566 degraus em 07:53 minutos.

Na classificação geral, o bombeiro famalicense garantiu o 111.º lugar, sendo 110.º no setor masculino.

De sublinhar que os Bombeiros Voluntários Famalicenses foram a única corporação do concelho de Vila Nova de Famalicão a alcançar um pódio.

IPMA sobe o aviso para a região: Vai chover mais do que inicialmente previsto

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) agravou o alerta para o distrito Braga, que passa de amarelo a laranja devido à previsão de chuva mais forte do que o inicialmente esperado.

O aviso laranja vai vigorar entre a meia-noite e as 06:00 de domingo. Até lá, mantém-se o aviso amarelo até às 23:59 deste sábado e novamente entre as 06:00 e as 09:00 de domingo.

O vento também será uma preocupação: o aviso amarelo foi prolongado até às 18:00 de domingo, com rajadas que podem atingir os 90 km/h, sobretudo no litoral e em zonas de maior altitude.

Bombeiro famalicense com Parkinson vai subir os 566 degraus do Bom Jesus

Na manhã deste sábado, o Santuário do Bom Jesus, em Braga, volta a ser palco de mais uma edição dos Escadórios da Humanidade, com a prova mais participada de sempre.

A edição de 2025 conta com 1 900 bombeiros, de vários países do mundo, que vão colocar-se à prova nos 566 degraus do santuário, com 30 quilos de equipamento.

O último a enfrentar a prova será o famalicense Luís Filipe da Silva, que repete o desafio do último ano, e apesar da doença de Parkinson e fibromialgia, vai superar-se e inspirar os colegas de profissão.