Distrital do PSD de Braga exige ao Governo mais apoios para combate aos incêndios

A Distrital do PSD de Braga, liderada por Paulo Cunha, vai, através dos deputados eleitos pelo círculo de Braga, questionar o Governo, nomeadamente o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, sobre o flagelo dos incêndios no distrito. Reportando-se aos números do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), o distrito foi o mais afetado do país pelos incêndios no que concerne à área ardida. No primeiro semestre deste ano arderam 2383 hectares, «ou seja cerca de 27% do total da área ardida em todo o país. Braga rejeita ser a capital dos incêndios», diz a Distrital do PSD.

A estrutura social-democrata garante que os organismos da Proteção Civil, nomeadamente as corporações de bombeiros, «tudo têm feito para combater os incêndios e minimizar as suas consequências, mas falta apoio, e muito, tanto a nível material como humano, por parte do Governo. Os nossos bombeiros, por si só, não fazem milagres», avisa a Distrital. Decorrente desta posição, defende um novo modelo de Proteção Civil, «cujos pilares fundamentais sejam as corporações de bombeiros e as entidades locais, nomeadamente os Municípios, com quem se exige concertação estratégica essencial à defesa da nossa floresta».

Em comunicado, o famalicense Paulo Cunha observa que «repetem-se os mesmos erros dos últimos anos e, se assim continuarmos, os resultados também não mudarão», criticando que, «além da quase inexistência de apoio do Governo na capacidade de reação aos incêndios», a tutela «persiste numa atitude de desconsideração com as forças instaladas no território, nomeadamente as corporações de bombeiros, com quem teima em não dialogar».

 

Deixe um comentário

Famalicão: Hugo Mesquita e Fernando Costa integram Conselho Nacional do PSD

Fernando Costa e Hugo Mesquita foram eleitos, no passado fim de semana, para o Conselho Nacional do PSD. A eleição decorreu no 43.º congresso social democrata que teve lugar na Anadia.

Fernando Costa, histórico militante, dirigente e ex-presidente da Concelhia de Famalicão, fez parte da lista liderada por Maria Luísa Albuquerque, da qual faziam parte os nomes indicados por Luís Montenegro. Hugo Mesquita foi eleito pela lista C, liderada por André Pardal. O social democrata já presidiu à JSD famalicense.

Paulo Cunha mantém-se como chefe da delegação dos eurodeputados do PSD e, por inerência, continua a integrar a estrutura nacional do partido.

A Concelhia famalicense, presidida por Paulo Reis, com 23 delegados, foi a segunda maior representação nacional presente no congresso.

Famalicão: Maria Rodrigues conquista dois títulos regionais pelo Liberdade FC

A atleta Maria Rodrigues conquistou os títulos de campeã da Zona Norte e Regional nas distâncias de 1.500 e 3.000 metros.

O Liberdade participou, no passado fim de semana, no Campeonato Regional de sub-20, realizado no Estádio Municipal 1. º de Maio, em Braga, que definiu os campeões da Zona Norte e os Campeões Regionais no escalão de juniores.

A equipa de Calendário esteve ainda, no passado sábado, em Santo Tirso, na 22. ª edição da Milha Urbana, competição que reuniu atletas de vários escalões.

A nível individual, estiveram em destaque, no escalão de minis, Eduarda Carvalho, que terminou no 1. º lugar. No escalão de Benjamins B, Beatriz Monteiro venceu a prova, enquanto Martim Sousa alcançou o 2. º lugar. Já no escalão de iniciados, Gabriel Abreu terminou no 1. º lugar.

O Liberdade FC esteve ainda representado por vários atletas noutros escalões, que alcançaram prestações meritórias e contribuíram para a boa representação do clube nesta competição.

Famalicão: Paulo Oliveira despede-se do SC Braga após cinco épocas

Em comunicado publicado no site oficial, o emblema arsenalista «agradece a Paulo Oliveira o importante contributo» prestado ao longo de cinco épocas, bem como «a entrega, a liderança e o exemplo que deixou dentro e fora de campo. O Clube deseja-lhe as maiores felicidades pessoais, familiares e profissionais para o futuro».

Também António Salvador, presidente do Braga, deixou uma mensagem de despedida ao central famalicense nas redes sociais «Foi um profissional exemplar, um líder reconhecido e uma referência para todos aqueles que vestem a nossa camisola. A experiência, a exigência e os valores que trouxe foram tão importantes quanto o seu contributo dentro de campo. Serás sempre bem-vindo. Obrigado por tudo, Paulo».

Ao longo das cinco temporadas com a camisola arsenalista, Paulo Oliveira realizou 165 jogos, nos quais apontou cinco golos e registou duas assistências. Durante a sua passagem pelo clube, conquistou uma Taça da Liga, na época 2023/24. Foi ainda um dos capitães da equipa e uma peça importante na última temporada, contribuindo para a caminhada europeia do SC Braga até às meias-finais.

O defesa central fica agora livre no mercado e disponível para assinar por qualquer clube.

Paulo Oliveira começou a sua formação no FC Famalicão, prosseguiu no Vitória SC onde esteve vários anos, jogou no Sporting, nos espanhóis do Eibar e, por último, no Braga.

Tiago Torres
Foto: Reprodução Facebook SC Braga

 

 

Bebé nasce em casa com ajuda dos bombeiros após alerta durante a noite

Os Bombeiros Voluntários de Vila do Conde participaram, na madrugada deste sábado, no nascimento de um bebé numa habitação do concelho.

O alerta foi dado às 00h36 para prestar assistência a uma grávida em trabalho de parto. No local estiveram dois elementos daquela corporação, apoiados pela SIV local, que realizaram o parto com sucesso.

Mãe e a recém-nascida foram encaminhadas para a unidade hospitalar e estão bem de saúde.

 

Um ferido em grave em colisão na nova variante que liga Famalicão à Maia

Duas pessoas ficaram feridas na sequência de uma colisão entre um carro e uma carrinha, ocorrida na noite desta sexta-feira, na Variante à EN14, em Lantemil, Trofa.

O alerta foi dado pouco depois das 23h. Há registo de um ferido em estado grave, encaminhado de urgência para o Hospital S.João, no Porto.

No local estiveram os Bombeiros Voluntários da Trofa e a SIV de Santo Tirso.

A GNR tomou conta da ocorrência.

Imagem: Os Monhacas

Famalicão: Em 2025, nasceram 1.232 bebés na maternidade do hospital

Em 2025, a ULS Médio Ave realizou 8.628 cirurgias e efetuou 214 consultas hospitalares, registou 107.354 episódios de urgência, foram efetuadas 60 mil visitas domiciliárias e contaram-se 858.158 consultas nos cuidados de saúde primários.

O Hospital fez assistência a 1.232 partos e teve um crescimento da atividade obstétrica. A urgência desta especialidade esteve permanentemente aberta, todos os dias da semana, sem interrupções.

Os dados foram fornecidos pelos deputados do PSD eleitos pelo distrito de Braga, que efetuaram visitas à ULS do Médio Ave e do Alto Ave.

Segundo os eleitos políticos, as visitas permitiram «confirmar o esforço que está a ser realizado na atração de profissionais de saúde, na recuperação da atividade cirúrgica, na modernização tecnológica e na melhoria das infraestruturas. Em ambas as instituições estão em curso investimentos de muitos milhões de euros em novas unidades, blocos cirúrgicos, equipamentos, saúde mental, pediatria, cuidados de ambulatório e cuidados de proximidade». Asseguram que as visitas realizadas permitiram confirmar que existem instituições «a responder bem, profissionais altamente dedicados e indicadores que mostram uma evolução positiva. É importante repor a verdade e reconhecer o trabalho que está a ser feito», afirmam.

Os deputados reconhecem, contudo, que subsistem desafios importantes, nomeadamente «ao nível dos cuidados continuados, dos doentes sociais e da necessidade de continuar a reforçar recursos humanos». Admitem que o SNS enfrenta dificuldades que «não devem ser ignoradas, mas também não podemos ignorar os resultados alcançados», concluem.