Estudantes vão ficar a saber em agosto se são elegíveis para bolsa de estudo

No dia 27 de agosto, quando saírem as colocações para o ensino superior, os estudantes que tenham feito candidatura a bolsa de estudo já vão ficar a saber se são elegíveis ao apoio e qual o valor provisório a receber. E, segundo o secretário de Estado do Ensino Superior, os pagamentos deverão ser realizados em setembro e outubro.

Para este ano letivo, o Governo alargou os critérios de elegibilidade no acesso às bolsas: estão abrangidos estudantes cujas famílias tenham um rendimento anual per capita de 11.049, 89 euros (em vez de 9.484,27 euros). São cerca de mais 5 mil estudantes abrangidos.

O valor máximo da bolsa também vai subir, para 5.981, 73 euros anuais, pago em 10 prestações, um aumento de 7% face ao ano letivo anterior. O complemento de alojamento também cresce, de 20 para 26 euros, consoante o concelho de residência do estudante.

 

Deixe um comentário

Famalicão: Colégio Machado Ruivo celebra 45 anos de história

O Colégio Machado Ruivo celebra, esta quarta-feira, 45 anos de existência. A instituição, que começou como a Escolinha de Famalicão, fruto da visão das fundadoras Isabel e Paula Machado Ruivo, é hoje um colégio com todos os ciclos de ensino — do Jardim de Infância ao Ensino Secundário.

A comemoração arrancou de forma simbólica, mas emocionante, com mais de 400 vozes em uníssono a cantar os parabéns ao colégio, «numa demonstração do espírito de família que caracteriza esta comunidade educativa», assinala a direção do CMR.

Desde os primeiros passos, «dados com coragem e determinação, até ao presente», o Colégio Machado Ruivo consolidou-se como uma referência na região, «distinguindo-se por uma filosofia profundamente humanista. Aqui, cada aluno, família, professor e colaborador ocupa o centro da missão educativa».

A direção fala de 45 anos «de valores, dedicação e sucesso, sempre com o propósito de formar não apenas alunos competentes, mas pessoas íntegras, felizes e preparadas para o futuro».

A história do colégio escreve-se, assim, «todos os dias, não apenas com conquistas académicas, mas também com memórias, afetos e ligações que marcam gerações». Por isso, a celebração desta quarta-feira «é de todos os que fizeram e continuam a fazer parte deste percurso» focado no futuro e sempre com o compromisso «de continuar a inspirar e a formar cidadãos capazes de transformar o mundo», garante a direção do CMR.

Famalicão: AE D. Maria II participou na Noite Europeia dos Investigadores 2025

Os alunos dos Clubes Ciência Viva do Agrupamento de Escolas D. Maria II participaram na Noite Europeia dos Investigadores que aconteceu na passada sexta-feira. Trata-se de uma iniciativa organizada pela Escola de Ciências da Universidade do Minho, com apoio dos Municípios de Famalicão, Braga e Guimarães.

Os alunos do Agrupamento de Escolas D. Maria II tiveram a oportunidade de divulgar o que aprenderam durante a execução dos projetos de investigação dinamizados nos Clubes Ciência Viva, na presença do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre.

Este ano foram apresentados os projetos “Chás, saquetas e microplásticos: uma infusão indesejada”; “Onde o carbono dorme: segredos nas medidas das árvores” e “Programação e Pensamento Computacional no 1º CEB”.

Famalicão: CIOR proporciona aos seus alunos palestra motivacional

Os alunos do curso de Técnico de Auxiliar de Farmácia participaram numa palestra motivacional sobre a “importância da farmácia e do farmacêutico na saúde pública e no apoio e bem-estar da população”.

Esta palestra, que se realizou na manhã desta segunda-feira, serviu também como um meio de acolhimento e de integração dos novos alunos, aproximação da escola aos seus parceiros, motivação dos alunos para a conclusão do curso e inserção no mercado de trabalho ou prosseguimento de estudos, referiu o diretor de curso, Arcélio Sampaio.

Participaram representantes de várias farmácias e instituições parceiras-âncora da escola, antigos alunos integrados no mercado de trabalho ou em prosseguimento de estudos. A todos foram dadas orientações, testemunhos, experiências e vivências em torno do perfil de técnico do curso de Auxiliar de Farmácia; falaram também das competências e capacidades que as farmácias acolhedoras valorizam nos alunos estagiários e futuros profissionais.

Famalicão volta a ser o município do país com mais Eco-Escolas

Pelo segundo ano consecutivo, Famalicão volta a ser distinguido como o Município com mais Eco-Escolas do país, com oitenta instituições educativas galardoadas.

A distinção chega através da ABAAE – Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, que se dedica à gestão e reconhecimento de boas práticas ambientais e abrange não só as escolas públicas do concelho, mas também várias IPSS, escolas profissionais, estabelecimentos de ensino privado e uma instituição de ensino superior.

Todos os agrupamentos de escolas de Famalicão conquistaram ainda o galardão Eco-Agrupamento, que valoriza o trabalho desenvolvido no território a nível ambiental, sustentabilidade e cidadania ativa.

A sessão de entrega do galardão às escolas está agendada para o dia 23 de outubro, no evento nacional “Dia das Bandeiras Verdes – Galardão Eco-Escolas”, que terá lugar no Pavilhão Multiusos de Paredes.

Recorde-se que o Eco-Escolas é um Programa de Educação para o Desenvolvimento Sustentável que tem como objetivo principal encontrar soluções que permitam melhorar a qualidade de vida na escola e na comunidade.

Famalicão: A relação entre a escola e a família no Ciclo de Conferências em Educação

Na noite do dia 25 de setembro, a partir das 21 horas, decorre mais um debate no âmbito das Conferências em Educação. O encontro decorre no auditório da Biblioteca Municipal, tendo como oradora Manuela Cunha, professora especializada em educação especial, mentora de escolas de pais e de acompanhamento parental.

Discutir o sucesso educativo, além da sala de aula e a importância da ligação próxima entre escola e família, é o mote para esta reflexão cujo tema é “Preparar o sucesso: a relação entre a escola e a família”.

O encontro é promovido pelo Município de Vila Nova de Famalicão, em parceria com a FECAPAF e o Centro de Formação de Escolas de Vila Nova de Famalicão.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em www.famalicaoeducativo.pt

Famalicão: Junta de Esmeriz e Cabeçudos oferece kits escolares aos alunos do ensino básico

No arranque do ano letivo, a Junta de Freguesia de Esmeriz e Cabeçudos mostrou-se presente, oferecendo kits escolares aos alunos da EB1 de Esmeriz e da EB1 de Cabeçudos.

Para além dos kits, cada aluno recebeu ainda um vale de 10€, que deverá ser usado no E.Leclerc, de forma a ajudar as famílias a custear as despesas associadas ao regresso às aulas.

A Associação de Pais da EB1 de Cabeçudos afirma que graças ao trabalho conjunto com a autarquia local “a escola inicia o ano letivo com todas as condições reunidas para o sucesso”. Recentemente, foi instalado ar condicionado em todas as salas e requalificados os espaços exteriores que modernizam o ambiente escolar.