Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” em Esposende

A XXVI edição dos Troféus Desportivos “O Minhoto” decorre no dia 11 de dezembro, com início às 21 horas, em Esposende, nomeadamente no Pavilhão Municipal de Fão.

Os troféus desportivos “O Minhoto” são promovidos pela Associação de Valorização e Divulgação Regional “A Nossa Terra”, que atribui 28 troféus, de entre 86 nomeados. Distingue praticantes, dirigentes, treinadores, árbitros e clubes, das diversas modalidades, «num reconhecimento do mérito de todos os que dão de si em prol do todo, de quem se dedica à prática desportiva e alcança resultados dignos de destaque», referiu José Ferreira, da organização.

José Ferreira destacou o facto de 98,5% dos premiados terem o estatuto de internacionais em representação de Portugal e/ou campeões nacionais, comprovando dessa forma a enorme qualidade dos praticantes nas diversas modalidades. “O Minhoto” abrange os distritos de Braga e Viana do Castelo, com um universo superior a 40 mil praticantes de diferentes modalidades. A escolha decorre da votação de um júri, composto por elementos de órgãos da comunicação social regional e nacional, além de personalidades e representantes de entidades ligadas ao desporto.
A Gala irá ainda distinguir e homenagear 17 atletas que se sagraram Campeões da Europa ou do Mundo no ano de 2023.

Na gala do dia 11 de dezembro, que contará com a presença de cerca de 500 convidados, será também distribuída a revista oficial do evento, que serve como anuário do desporto minhoto, retratando a realidade desportiva de cada concelho, desde atletas de referência, dirigentes e os clubes mais relevantes do fenómeno desportivo da região.

«Será um momento de exaltação dos atletas do Minho, complementando a Gala de Mérito Desportivo que o Município de Esposende promove dois dias antes (9 de dezembro) e antecedendo a homenagem que temos agendada para 5 de fevereiro, ao grande campeão Paulo Gonçalves», destacou o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira.

Deixe um comentário

Famalicão: Também os patudos seniores devem ser amados e adotados

O CROA – Centro de Recolha Animal de Famalicão assinalou, esta quarta-feira, o Dia Internacional do Idoso, juntando sete pessoas e sete animais – o Litos, a Nina, o Charlie, a Tita, a Malu, a Badina e o Nico.

A iniciativa visa lembrar que também os patudos seniores merecem ser celebrados, amados, lembrados… e adotados, porque capazes de um amor incondicional inesgotável.

Esta atividade contou com a participação da Rede de Academias Seniores de Famalicão que ajudou a mostrar que a idade é apenas um número, também para os animais de quatro patas, quando se trata de viver com amor.

«Que este dia nos inspire a dar uma nova oportunidade a quem já deu tanto: os nossos cães seniores», escreve o CROA numa publicação nas redes sociais.

Famalicão: CHEGA visita Ribeirão FC e elogia a ação das associações

Esta terça-feira, a comissão política do CHEGA visitou o Ribeirão FC, onde conheceu os projetos em curso e as ambições futuras da coletividade.

A comitiva, liderada por Pedro Alves, foi recebida pelo presidente do clube. Pedro Rúben Gomes deu conta da dedicação e do trabalho desenvolvido em prol do desporto, da formação dos jovens e do fortalecimento do espírito comunitário ribeirense.

O partido destaca «o contributo fundamental do Ribeirão FC para a promoção do desporto local, para a integração e formação das novas gerações e para a preservação do associativismo como motor da coesão social». Também dá nota do «orgulho» em ver instituições como o Ribeirão «de manter viva a paixão pelo futebol e pelo associativismo». Promete, por isso, atenção e disponibilidade, «para apoiar quem trabalha pelo bem da nossa terra».

Com esta visita, o partido liderado por Pedro Alves reafirma o seu compromisso de estar próximo das coletividades e instituições «que dão vida ao concelho e que contribuem, diariamente, para o bem-estar da comunidade famalicense».

De sexta a domingo visite a Mostra de Vinhos de Famalicão

De sexta-feira a domingo, dias 3 a 5 de outubro, o Município promove a Mostra de Vinhos de Famalicão, dinamizada pelo Made IN, como forma de promoção dos vinhos verdes produzidos no concelho e aproximação dos produtores locais aos consumidores. A iniciativa vai decorrer no Auchan.

O evento reúne seis produtores de Famalicão vistos como uma referência na vitivinicultura, são eles a Casa Agrícola de Compostela, Castro – Sociedade Agropecuária de Cavalões, Frutivinhos – Cooperativa Agrícola de Famalicão, Morgado de Outiz, Quinta das Pirâmides e VINEVINU. Produtores que vão também marcar presença na 1ª edição do Famalicão Wine Fest agendado para os dias 7, 8 e 9 de novembro, na Praça D. Maria II.

Iniciativas como esta, para além de promover a venda direta ao público, valorizam a identidade agrícola e cultural do concelho, dando visibilidade aos vinhos locais e criando oportunidades de mercado quer a nível regional, quer a nível nacional.

Famalicão: Dérbi Lousado x Ribeirão com casa cheia

A partida entre os vizinhos Lousado e Ribeirão, da primeira jornada da 1.ª divisão divisão da AF Braga, teve casa cheia, na ordem dos mil espetadores.

Na tarde de domingo viveram-se muitas emoções, até pelo resultado, que terminou com uma igualdade a quatro golos. Um jogo muito emotivo, para gáudio dos espetadores, com a equipa da casa a conseguir chegar à igualdade quando esteve a perder por 1-4.

Este belo momento vivido no campo do Lousado não está dissociado do fato de se tratar do renascimento do Ribeirão, que teve voltar à casa de partida – 1.ª divisão – depois de épocas em que a equipa sénior esteve sob a alçada da SAD que acabou por desistir do futebol, com nefastos problemas para o clube.

Foto: Reprodução Facebook Ribeirão FC

Famalicão: CDU abre fase oficial da campanha junto dos trabalhadores

No primeiro dia da fase oficial da campanha, a passada terça-feira, a CDU esteve junto dos trabalhadores da Leica e da Hess, reafirmando «que é no diálogo com quem diariamente constrói a riqueza do concelho que se encontra a força e o sentido da intervenção da CDU».

Sílvio Sousa, candidato à Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, reafirma que é possível construir um projeto alternativo de Poder Local, «que assente na valorização do trabalho e das pessoas que o asseguram; na melhoria das condições de vida e defesa de um concelho mais justo, solidário e democrático». Sílvio Sousa acrescenta que esta candidatura apresenta-se «como a voz consequente, que procura servir os interesses dos trabalhadores e do povo famalicense, de forma a garantir que as políticas municipais sirvam a maioria e não os empanturrados interesses».

O candidato revela que nas conversas tidas com os trabalhadores, «ficou em evidência que estes enfrentam dificuldades crescentes, desde a precariedade laboral, baixos salários, transportes insuficientes, acesso a habitação irrealizável e serviços públicos degradados».

Famalicão: IL diz que comerciantes não sentem na faturação o impacto dos grandes eventos

Em reunião com a Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF), candidatos da Iniciativa Liberal ouviram algumas reivindicações dos representantes do comércio e indústria, nomeadamente necessidade de estacionamento que fomente a permanência no centro, a digitalização do comércio local e as estratégias da ACIF para aumentar a sua representação setorial.

A IL também deixou as suas propostas, tais como a isenção da derrama até 500 mil euros de faturação e descida gradual para quem paga. Esta força partidária quer, ainda, fazer um estudo junto dos famalicenses para identificar fatores-chave que possam atrair pessoas à cidade.

Segundo o candidato à Câmara, Paulo Ricardo Lopes «na dinamização do centro urbano, é de registar que os comerciantes não estão a sentir o impacto dos grandes eventos que têm sido desenvolvidos, ficando assim claro que o aumento do orçamento das grandes festas não tem impacto relevante na economia local, argumento que costuma ser a justificação do atual executivo para o contínuo aumento dos gastos em festas».