Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” em Esposende

A XXVI edição dos Troféus Desportivos “O Minhoto” decorre no dia 11 de dezembro, com início às 21 horas, em Esposende, nomeadamente no Pavilhão Municipal de Fão.

Os troféus desportivos “O Minhoto” são promovidos pela Associação de Valorização e Divulgação Regional “A Nossa Terra”, que atribui 28 troféus, de entre 86 nomeados. Distingue praticantes, dirigentes, treinadores, árbitros e clubes, das diversas modalidades, «num reconhecimento do mérito de todos os que dão de si em prol do todo, de quem se dedica à prática desportiva e alcança resultados dignos de destaque», referiu José Ferreira, da organização.

José Ferreira destacou o facto de 98,5% dos premiados terem o estatuto de internacionais em representação de Portugal e/ou campeões nacionais, comprovando dessa forma a enorme qualidade dos praticantes nas diversas modalidades. “O Minhoto” abrange os distritos de Braga e Viana do Castelo, com um universo superior a 40 mil praticantes de diferentes modalidades. A escolha decorre da votação de um júri, composto por elementos de órgãos da comunicação social regional e nacional, além de personalidades e representantes de entidades ligadas ao desporto.
A Gala irá ainda distinguir e homenagear 17 atletas que se sagraram Campeões da Europa ou do Mundo no ano de 2023.

Na gala do dia 11 de dezembro, que contará com a presença de cerca de 500 convidados, será também distribuída a revista oficial do evento, que serve como anuário do desporto minhoto, retratando a realidade desportiva de cada concelho, desde atletas de referência, dirigentes e os clubes mais relevantes do fenómeno desportivo da região.

«Será um momento de exaltação dos atletas do Minho, complementando a Gala de Mérito Desportivo que o Município de Esposende promove dois dias antes (9 de dezembro) e antecedendo a homenagem que temos agendada para 5 de fevereiro, ao grande campeão Paulo Gonçalves», destacou o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira.

Deixe um comentário

F.C.Porto vence… mas o grande momento do jogo é do Famalicão (2-1)

O Famalicão saiu derrotado esta sexta-feira à tarde na visita ao Estádio do Dragão, frente ao FC Porto, por 2-1, em jogo da 30.ª jornada da Liga Betclic.

A equipa da casa adiantou-se no marcador com dois golos de Rodrigo Mora, um em cada parte. No entanto, o grande momento da tarde pertenceu a Pedro Bondo, que já perto do final (aos 82 minutos), reduziu para o Famalicão com um verdadeiro golaço.

Apesar do esforço final, o Famalicão não conseguiu evitar a derrota. Ainda assim, o golo de Bondo deixa uma nota positiva num jogo difícil fora de portas.

Famalicão: Riba d’ Ave acerta calendário com vitória

Na noite desta quinta-feira o Riba d’ Ave CSJ Group recebeu e venceu, 5-4, a AD Sanjoanense, em partida da jornada 21 que tinha sido adiada.

No Parque das Tílias viveu-se uma partida muito intensa entre formações que tentam afastar-se da zona de despromoção. Levou a melhor o conjunto de Raul Meca que teve em Franco Pósito o homem do jogo, autor de quatro dos cinco golos. A Anderson Nery coube o outro tento da equipa.

Com esta vitória, o Riba d’ Ave CSJ Group sobe ao décimo lugar, com 25 pontos, cumpridas 23 jornadas do principal campeonato nacional de hóquei em patins.

Faltam três jornadas para o final e o Riba d’ Ave já está com quatro pontos a mais da linha de despromoção e a apenas um do play-off de campeão.

Famalicão: O engenheiro de automóveis vai experimentar as sensações do piloto

O famalicense Miguel Freitas é um engenheiro ligado aos automóveis, mas vai realizar o sonho de conduzir um carro enquanto piloto. Vai acontecer na Ronda #2 do Portugal Rally Series, em Castelo Branco, esta sexta-feira e sábado, ao volante de um Skoda Fabia R5, com a equipa Racing 4 You.

O objetivo de Miguel Freitas passa por «ganhar ainda mais know-how para a carreira profissional. Conhecemos muito bem a dinâmica e funcionamento do carro, mas, por vezes, temos dificuldade em transmitir aos pilotos a melhor forma de abordarem curvas ou travagens porque nos falta a experiência de condução e reação em competição», reage.

Miguel Freitas, da Miguel Freitas Motorsport Engineering, trabalha com alguns dos mais renomados pilotos nacionais e internacionais, como Pedro Meireles, Diego Ruiloba, Ole Christian Veiby, Yeray Lemes, ou João Barros, mas sonhava conduzir um modelo com o qual colaborou nos últimos anos.

O famalicense, natural de Antas, vai ter como navegador Ricardo Teixeira, amigo de longa data.

Sobre a prova de Castelo Branco, com poucos quilómetros e dois troços, o engenheiro/piloto afirma que o objetivo é apenas desfrutar «do carro e das emoções que pode proporcionar. O primeiro contacto com o Skoda Fabia R5 será no shakedown oficial do evento e depois vamos encarar troço a troço. O maior prémio que podemos ter no final é a diversão máxima desta oportunidade».

Famalicão: Abertas as inscrições para o rali

Estão oficialmente abertas as inscrições para a edição deste ano do Rali de Famalicão. As equipas devem aceder à sua conta no portal da FPAK e fazer a inscrição

A prova está marcada para os dias 30 e 31 de maio e começa com uma PEC noturna, às 21 horas, na freguesia de Fradelos.

Para este ano, o Team Baia promete uma edição especial, “com um traçado desafiador, inovação e uma dose extra de adrenalina”.

Depois da PEC de Fradelos, o rali prossegue no dia 31 de maio, a partir das 9 horas e, até ao final do dia, com duplas passagens nas PEC Vale d’ Este, Rio Pelhe, Rota dos Moinhos e Rota das Minas.

O Rali de Famalicão é uma das provas mais emblemáticas do desporto motorizado da região. Para além do elevado número de equipas presentes – nas últimas edições perto da centena -, os aficionados são aos milhares.

Famalicão: Seis IPSS recebem 300 mil euros do Município

Seis Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho vão receber do município 300 mil euros. A aprovação decorreu na última reunião de Câmara, dia 10 de abril.

As verbas destinam-se a apoiar as intervenções em curso de construção, remodelação e ampliação dos espaços destas instituições.

Concretamente, os apoios destinam-se à ACIP, para a construção do Centro de Atividades de Capacitação para a Inclusão (30 lugares); ao Centro Social e Cultural de São Pedro de Bairro, para a ampliação e requalificação do Centro de Atividades de Capacitação para a Inclusão (30 lugares remodelados e 30 novos lugares); ao Centro Social da Paróquia de Landim, para a ampliação e alargamento do Lar Residencial (30 novos lugares), para a criação de Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (32 lugares) e de um Centro de Atividades de Capacitação para a Inclusão (30 lugares); ao Centro Social Paroquial de Ribeirão, para a ampliação do Serviço de Apoio Domiciliário (70 novos lugares), do Lar Residencial Casa Santa Maria (6 novos lugares) e da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (12 novos lugares); à SOCIALELLOS – Associação Social de Fradelos para a construção da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (39 lugares), do Centro de Dia (30 lugares), do Serviço de Apoio Domiciliário (35 lugares) e da Creche (84 lugares) e para o Centro Social Paroquial de São Martinho de Brufe, para a substituição do sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado, das bombas de calor de aquecimento de águas sanitárias e climatização do edifício sede.

Famalicão: Fátima Campos Ferreira e Jorge Reis-Sá no Mercado do Livro

A jornalista Fátima Campos Ferreira, o escritor Jorge Reis-Sá, vencedor do Prémio Literário Fundação Inês de Castro 2024, e o camilianista João Paulo Braga são alguns dos convidados do Mercado do Livro de Famalicão. A iniciativa está de regresso de 23 a 27 de abril.

De quarta a domingo, a Praça D. Maria II transforma-se numa biblioteca e livraria ao ar livre com inúmeras obras disponíveis para exposição e venda.

O evento terá um programa de animação cultural e literária com apresentações e lançamentos de livros, encontros com escritores, sessões de contos, espetáculos de teatro e concertos poéticos para todas as faixas etárias.

No ano em que se celebra o bicentenário de Camilo Castelo Branco, o Mercado do Livro recebe a apresentação da obra “Camilo Castelo Branco, Viagens na Minha Terra”, do famalicense João Paulo Braga, no feriado de 25 de abril, às 21h00.

No dia seguinte, dia 26, pelas 15h00, realce para o lançamento do livro “Famalicão – Coleção Portugal”, de Jorge Reis-Sá. A obra, dedicada ao concelho de Vila Nova de Famalicão, é o 10.º volume da Coleção Portugal que, concelho a concelho, ilha a ilha e escritor a escritor, coloca o país inteiro dentro de um livro.

A jornalista da RTP Fátima Campos Ferreira, autora do livro “Ramalho Eanes – Palavra Que Conta”, vai conversar com os famalicenses no dia 27 de abril, pelas 15h00

No decurso desta “feira do livro” também há sessões de contos para os mais novos, com a mediadora de leitura Marta Ribeiro. “Recordar Os Contos Tradicionais” e “Em Português Nos [Des]entendemos” são as obras escolhidos para os dias 23 e 24 de abril, respetivamente, ambos às 14h30.

Também há um espetáculo de teatro infantil “As Conquistas de Abril – Uma História Para Pequenos e Graúdos”, por Ana Rita Janeiro, artista plástica, escritora e compositora. A peça está marcada para o dia 25 de abril, às 10h30.

Os expositores participantes representam o mercado livreiro e editorial famalicense com as participações da Livraria Municipal, Casa de Camilo – Centro de Estudos, Livraria Fontenova, Livreiro Arlindo Moreira, Edições Húmus, Editora Centro Atlântico, Editorial Novembro e Fundação Cupertino de Miranda.

O Mercado do Livro, que pode ser visitado das 10h00 às 19h00 nos dias 23, 24 e 27 de abril, e das 10h às 22h nos dias 25 e 26, está inserido no “Vai à Vila”. É promovido pela autarquia, através da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco.