Presidente da República vem ao aniversário da AEMinho

A Associação Empresarial do Minho (AEMinho) foi recebida, esta quinta-feira, no Palácio de Belém, pelo Presidente da República.

O momento foi aproveitado pelos dirigentes para convidarem Marcelo Rebelo de Sousa a marcar presença na comemoração do 2.º aniversário da Associação Empresarial, que acontecerá em maio. A data será assinalada com várias atividades, como a realização da primeira edição do evento “O Estado da Arte”, subordinado ao tema “O Reforço da relevância política e administrativa da região do Minho”. O convite foi aceite por Marcelo Rebelo de Sousa.

No encontro, a associação apresentou as linhas mestras do seu plano de ação para 2023. Fazendo-se representar pela Comissão Executiva e presidente do Conselho Geral, a AEMinho foi ouvida pelo Presidente da República, estimulando o debate sobre temas relevantes que afetam os empresários, «como a intensa carga fiscal sobre o rendimento dos trabalhadores», questão que tem abordado ao longo dos últimos meses.
«A conjuntura política do país e o fator da competitividade das empresas, nas suas mais diversas vertentes» foram, também, temas de realce nesta reunião com Marcelo Rebelo de Sousa.

 

Deixe um comentário

Famalicão: Gabriel Couto junta-se à ACIP por causa da Casa do Pinheiral

Com o mote “Fortes razões, fazem fortes ações”, a ACIP e a empresa Gabriel Couto assinaram um protocolo de colaboração tendo em vista a Casa do Pinheiro, um C.A.C.I. – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão que está em construção, em Antas.

O presidente da ACIP, Francisco Lima, deixou o agradecimento e reconhecimento ao administrador António Gabriel Couto, com o “Mérito de Benemerência”, frisou que esta parceria é «para a vida» e que a Construções Gabriel Couto S.A. «seja uma inspiração para outras empresas se juntarem a esta causa com impacto social».

Enquanto que António Gabriel Couto disse ser «uma grande honra assinar este protocolo que vai ajudar a construção deste edifício que vai ter impacto nas vidas das pessoas com deficiência, relevando também a memória do meu pai que nos passou os valores da solidariedade e altruísmo. Este é um protocolo de responsabilidade social que representa a sua memória».

A Casa do Pinheiral é um C.A.C.I. – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, que terá 30 novos lugares para jovens e adultos com deficiência e incapacidade. «Comprometidos com a promoção da inclusão e da igualdade de oportunidades, desenvolvemos este projeto como resposta às necessidades mais urgentes da população com deficiência», refere a ACIP.

Trofa: Grupo invade garagem para roubar carros mas acabam filmados

Durante a madrugada de sexta-feira, várias viaturas foram assaltadas no interior de uma garagem situada no Edifício Ópera, na Rua Dom Pedro V, na Trofa.

Segundo avançou a Trofa TV, dois homens entraram no espaço e causaram estragos em diversos carros. As câmaras de videovigilância registaram o momento do crime, permitindo ver um dos suspeitos a forçar um Mercedes com recurso a uma chave de fendas.

Apesar de estarem de cara descoberta, os indivíduos mostraram sinais de alguma preparação, utilizando luvas e uma lanterna — esta última segurada com a boca por um deles. Após se aperceberem de que estavam a ser filmados, colocaram-se em fuga.

Ainda assim, antes de abandonarem o local, já tinham furtado objetos de outros veículos. Os prejuízos ainda estão a ser contabilizados.

Empresa famalicense Couto & Brandão vendida à Panike

A Couto & Brandão, empresa de Vila Nova de Famalicão especializada em salgados ultracongelados, foi comprada pela Panike, líder nacional na padaria e pastelaria congelada. A notícia é avançada pelo Jornal de Negócios desta sexta-feira.

Fundada nos anos 80, a Couto & Brandão emprega cerca de 40 pessoas e tem uma faturação anual de cinco milhões de euros, exportando para países como França, Suíça e Brasil.

Com esta aquisição, a Panike — que já conta com fábricas na Maia, Santo Tirso e Tondela — pretende reforçar a sua gama de produtos e investir na expansão da unidade famalicense.

Famalicão: Casa do Empresário recebe ação de formação sobre como “Receber dos clientes na Internet”

A Acelerar o Norte organiza, no dia 23 de abril, um workshop sobre o tema: “Receber dos clientes na Internet”. A sessão está marcada para o horário das 19 às 21 horas, na Casa do Empresário da Associação Comercial e Industrial de Famalicão (Avenida 25 de Abril, 634, 4760-101 Vila Nova de Famalicão).

Link inscrição: https://tinyurl.com/aceleraronorte-v-n-famalicao-7

As boas-vindas são dadas por João Pedro Araújo, Gestor de Transição Digital da Aceleradora de Comércio Digital de Vila Nova de Famalicão. A formação é dada por Tiago Macedo, consultor na área digital, que irá falar da integração de um sistema de pagamento, do planeamento de entregas e políticas de devolução, de práticas de cobrança online.

Para complementar os workshops, o projeto Acelerar o Norte criou a Academia Digital, uma plataforma online de aprendizagem (de acesso gratuito), com conteúdos na área do digital.

Recorde-se que estes workshops são dirigidos aos empresários do Norte de Portugal dos setores do comércio, serviços pessoais e da restauração e similares, sobre diversas temáticas relacionadas com ferramentas, boas práticas e estratégias de marketing digital.

Assim, o projeto Acelerar o Norte continua a percorrer as 8 sub-regiões do Norte do país com o Roadshow de Capacitação para qualificar as empresas aderentes ao projeto.

Famalicão: 124 alunos “estagiaram” em 42 empresas

A iniciativa promovida pela Rede Local de Educação e Formação, a que se associam várias empresas (42), tem ajudado muitos jovens na escolha daquela que pode ser a sua vocação académica e profissional, ajustada aos seus interesses e aptidões.

Na passada semana, este programa de Miniestágios, colocou 124 alunos do 9.º, 10.º e 11.º anos de escolaridade a vivenciarem, durante dois dias, o contacto direto com o contexto real de trabalho.

Aproveitando as férias letivas da Páscoa, os jovens tiveram a oportunidade de observar o funcionamento das organizações, as dinâmicas profissionais e desenvolveram competências que contribuirão para o seu percurso académico e profissional.

Este programa municipal de Miniestágios pretende consciencializar os alunos para as especificidades dos contextos laborais, promover as competências de empregabilidade, proporcionar a exploração dos perfis profissionais e fomentar uma atitude empreendedora.

Por seu turno, as empresas parceiras assumem um papel fundamental na formação integral dos alunos, contribuindo ativamente para a sua orientação e preparação para os desafios futuros. Trata-se de uma ligação entre escolas, autarquia e tecido empresarial local que alinha «na cooperação estratégica de valorização da educação», escreve o Município em nota de imprensa.

Famalicão: PS propõe alteração do horário de cargas e descargas no Mercado

Na reunião de Câmara desta quinta-feira, o vereador do Partido Socialista de Famalicão, Paulo Folhadela, interpelou o presidente da Câmara Municipal sobre os horários das operações de carga e descarga no Mercado Municipal, dando conta do descontentamento de alguns comerciantes.

O PS adianta que os comerciantes apontam como horários mais adequados dois períodos distintos: entre as 06h00 e as 10h00 da manhã e, posteriormente, entre as 12h30 e as 14h00.

Sobre alterações aos horários das cargas e descargas no Mercado Municipal, o PS defende estudo prévio e suporte técnico antes da Câmara proceder às mesmas. Considera, ainda, ser necessário uma visão integrada do Mercado Municipal, considerando-o um equipamento âncora na malha urbana central. Assim, entende que o horário de funcionamento e, sobretudo, o de abastecimento deve «enquadrar-se num plano mais amplo de regulação do trânsito e da logística na zona central da cidade».

Segundo o vereador Paulo Folhadela, «as decisões estão a ser tomadas sem critério, sem ouvir os principais interessados e sem estudos que sustentem as alterações implementadas. Tudo parece depender apenas da vontade de uma pessoa: Mário Passos», afirmou.

Câmara pondera alguns ajustes

O presidente da Câmara, Mário Passos, e o vereador dos Mercados e Feiras, Ricardo Mendes, sublinharam que têm que existir regras para as cargas e descargas, como acontece em todas as cidades, em respeito pelos comerciantes e pelos utentes que acedem ao Mercado. Adiantando que é impraticável estar aberto tantas horas por dia. No entanto, o presidente da Câmara promete analisar e, eventualmente, fazer ajustes.