Semana da Leitura da Trofa arranca no dia 6 de março

A Semana de Leitura da Trofa decorre de 6 a 11 de março com diversas iniciativas que procuram estimular o gosto por hábitos de leitura.

A cerimónia de abertura está marcada para as 10 horas, no auditório do Fórum Trofa XXI, com a participação do escritor Ivo Arantes.

Uma das atividades é “Trofa a Ler 2023”, direcionada a alunos, professores, pais e encarregados de educação, auxiliares e direções de todos os agrupamentos e escolas públicas do concelho, além do envolvimento de toda a comunidade trofense.

No dia 7 de março, a Câmara Municipal da Trofa lança o desafio “10 minutos a ler”, aberto a toda a população, onde o objetivo é a partilha de fotografias do momento nas redes sociais, com o hashtag #10minutostrofaler2023.

De 6 a 11 de março, integrado na Semana da Leitura, acontece a 10ª edição do “Ler não custa nada, mesmo nada!”, com mercado de livros gratuito. Uma iniciativa que decorre na Casa da Cultura e que promove a partilha e troca de livros. A Câmara Municipal da Trofa apela a toda a comunidade para integrar esta iniciativa; para o efeito, basta entregar até dia 28 de fevereiro, na Casa da Cultura, Bibliotecas Escolares do Concelho e na Antiga Estação da Trofa, livros e/ou revistas.

 

Deixe um comentário

Famalicão: Festival Teatro Construção começa este sábado

Na noite deste sábado, às 21h30, começa a edição 38 do Festival Teatro Construção. No Centro Cultural da instituição de Joane pode ver a peça “Ser Português de Norte a Sul”, da Krisalida (Caminha).

O festival, que se estende ao longo de todos os fins de semana deste mês, prossegue no dia 11 de outubro, com a companhia ASTA (Covilhã) a apresentar “Sede”, enquanto no dia 18 sobe ao palco a Companhia do Chapitô, de Lisboa, com a adaptação de “Rei Lear”. A 25 de outubro, também de Lisboa, a Companhia da Esquina encerra os espetáculos de sábado com “A Pérola”.

Os domingos são dedicados ao público infantil e às famílias, sempre às 17h00. Este domingo, o grupo Krisalida apresenta “O Velho Ermita”, seguido, no dia 12 por “Um Submarino em Marte”, da companhia Imaginar do Gigante, de Ovar. No dia 19 de outubro, o escritor e contador de histórias Tiago Sami Pereira, da Guarda, traz “Histórias Sem Corantes”, terminando este ciclo a 26 de outubro com “Rei e as Moscas”, do Histórioscopio, do Porto.

As sextas-feiras são dedicadas às escolas, com duas sessões, às 10h45 e às 15h00. No dia 10 de outubro são apresentadas as “Cartas d’abril”, pela companhia CARB – Raia Beira; no dia 17 é a vez de “BUM! A História Mais Rápida do Universo”, pelo Teatro Quadrilha, de Santa Maria da Feira; e no dia 24 sobe ao palco a companhia Filandorra – Teatro do Noroeste, de Vila Real, com “Contos d’OIRO, ContaDOUROs”.

O festival encerra a 31 de outubro, às 21h30, com a “Província”, espetáculo criado por artistas independentes, numa celebração coletiva das artes performativas.

Os bilhetes para o Festival Teatro Construção têm um custo de 6€ para o público em geral e 4€ para sócios e estudantes; entrada gratuita para crianças até aos 10 anos, desde que acompanhadas por um adulto com bilhete.

Mais informações e reservas podem ser feitas pelo email cultura@atc.pt ou pelo telefone 252 922 175.

Famalicão: Este sábado visite a “A Taberna da Esperança” em Vermoim

Na noite deste sábado, a partir das 21h30, nova peça de teatro será exibida no salão paroquial de Vermoim. Trata-se d´”A Taberna da Esperança”, do Grupo de Teatro Aldeia Verde de Lazarim.

Este espetáculo, como todos os outros no âmbito do festival de teatro amador promovido pelo Núcleo de Teatro da Associação Cultural de Vermoim, é de entrada livre.

O festival, que começou a 20 de setembro, prossegue no dia 11 de outubro, com a peça do GTN – Trupe Fernando Leal, “Quem não chora, não mama”, e termina uma semana depois com “Três em Lua de Mel”, pelo Teatro Popular de Carapeços.

Famalicão: Peça estreada na Casa das Artes pode ser vista no Teatro Narciso Ferreira

No próximo sábado, às 18 horas. a Companhia de Música Teatral exibe a peça Cartografia Sonora Imaginária (CSI) no Teatro Narciso Ferreira, em Riba de Ave.

CSI, que passou na Casa das Artes de Famalicão no dia 27 de setembro, é um espetáculo que percorre memória, histórias e viagens antigas, mas também múltiplos caminhos ao encontro de pessoas e lugares desconhecidos, transportando o espetador para um “mundo” onde a música e a imagem se fundem num discurso de memórias, reminiscências, especulações e provocações.

Entrada: 4 euros. Estudantes, Cartão Quadrilátero Cultural e Seniores (a partir de 65 anos): 2 Euros

 

Famalicão: 10ª edição do Close-Up entre os dias 11 e 18 de outubro

Arranca no dia 11 de outubro, a 10ª edição do Close-Up – Observatório de Cinema de Famalicão. Serão mais de trinta sessões, em oito dias, que integram um programa direcionado a todas as idades. Destaque ainda para os cine-concertos, debates e oficinas.

Em destaque no palco do Close-up estão os cine-concertos que aliam a música ao cinema. Na abertura, assistimos à estreia em Portugal de Dean Hurley, colaborador próximo do trabalho de David Lynch, na apresentação de Through This World; a meio da semana, no Teatro Narciso Ferreira, Bruno Pernadas revela It’s All True, um documentário de Orson Welles; a encerrar o programa, as melodias e as canções de James Bond, em Licence to Sing, The Songs from 007.

O Café Kiarostami conta com as masterclasses de Dean Hurley e de Edgar Medina, além das bandas sonoras, que estendem as noites de abertura e fecho.

As propostas para famílias juntam Elio, que celebra 30 anos de animações da Pixar, aos renovados Looney Tunes: Daffy e Porky, com espaço ainda para uma oficina de Teatro de Sombras.

A relação com a comunidade escolar ocupa um lugar de destaque nesta décima edição, em sessões divididas pelos auditórios do Teatro Municipal e por sessões nas escolas. Há ficção, animação, documentário e oficinas, com propostas pensadas desde o primeiro ciclo ao ensino superior de cinema.

Famalicão: For3everSpecial promove 3ª mesa redonda “Desafios e vitórias em diferentes realidades”

Esta sexta-feira, pelas 20h00, a Associação For3verSpecial organiza a 3ª mesa redonda do ciclo “Desafios e vitórias em diferentes realidades”, sobre a temática PHDA – Educação, Saúde e Sociedade.

O evento vai decorrer na sede da associação, localizada na rua 15 de julho, nº 93, em Jesufrei e conta com a participação de vários oradores, Otávio Moura, especialista em dislexia e PHDA; o professor Luís Baião, docente de educação especial; e Diana Costa, que partilha a experiência de conciliação entre a vida pessoal e profissional. A moderação da mesa redonda estará a cargo de André Vieira de Castro.

As inscrições já estão encerradas.

Para mais informações contacte eventos@for3verspecial.pt

De sexta a domingo visite a Mostra de Vinhos de Famalicão

De sexta-feira a domingo, dias 3 a 5 de outubro, o Município promove a Mostra de Vinhos de Famalicão, dinamizada pelo Made IN, como forma de promoção dos vinhos verdes produzidos no concelho e aproximação dos produtores locais aos consumidores. A iniciativa vai decorrer na galeria comercial do Auchan.

O evento reúne seis produtores de Famalicão vistos como uma referência na vitivinicultura, são eles a Casa Agrícola de Compostela, Castro – Sociedade Agropecuária de Cavalões, Frutivinhos – Cooperativa Agrícola de Famalicão, Morgado de Outiz, Quinta das Pirâmides e VINEVINU. Produtores que vão também marcar presença na 1ª edição do Famalicão Wine Fest agendado para os dias 7, 8 e 9 de novembro, na Praça D. Maria II.

Iniciativas como esta, para além de promover a venda direta ao público, valorizam a identidade agrícola e cultural do concelho, dando visibilidade aos vinhos locais e criando oportunidades de mercado quer a nível regional, quer a nível nacional.